sábado, 30 de outubro de 2010

Veja as novas tiras de Bira e Beto


Clique na Imagem para ir direto ao blog do autor e ver outras tiras!

Led Zeppelin: história da banda vira quadrinho


A lendária banda de rock, Led Zeppelin, terá a sua história contada em uma revista em quadrinhos, "Roll Rock 'N'Comics" foi uma editora em quadrinhos muito famosa nas bancas dos anos 90 e agora volta com essa edição super especial.

"A história do Led Zeppelin é uma das mais insanas do rock, e esta edição em quadrinhos não faz rodeios em passar todos os detalhes dos bastidores, e ir a fundo nessa louca saga. De seus primeiros dias como o New Yardbirds através de sua ascensão ao estrelato (as polêmicas), todas as cinco edições da série original Rock 'N' Roll Comics estarão juntas em um volume rockin ', com a arte de Scott Pentzer (Navalha), Marshall Ross (Deepest Dimension), David Neer (Sports Superstars), François Escalmel (Frank Zappa: Viva La Bizarre), e outros."

A revista estará em circulação apartir de novembro e poderá ser adquirida pelo Amazon, o preço sugerido é de $17.99.

POSTADO ORIGINALMENTE NO WHIPLASH

Cartilha do Degase orienta pais de jovens apreendidos



Pais e responsáveis de jovens que ingressam em unidades de internação e semiliberdade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), órgão vinculado à secretaria de Educação, receberão, a partir de novembro, uma cartilha criada pelo instituto Maurício de Souza.

O material, resultado de uma parceria firmada em maio entre o instituto e o sistema socioeducativo, explicará, de maneira fácil e no formato de história em quadrinhos, tudo o que acontece com o adolescente a partir do momento que ele é apreendido.

A cartilha tem o objetivo de desmistificar o trabalho realizado dentro das unidades do Degase. Através dela, os pais passam a conhecer em detalhes as unidades da instituição e tudo que é oferecido aos seus filhos enquanto eles estiverem abrigados.

Técnicos do instituto Maurício de Souza e responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e elaboração da cartilha, percorreram algumas unidades do Degase para conhecer o trabalho, além de conversar com diretores de unidade e de escolas, professores e agentes.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO R7


Exposição apresenta Luluzinha e sua Turma


A personagem Luluzinha ganhou uma retrospectiva histórica, apresentando desde imagens clássicas até os dias de hoje.

Além de painéis com desenhos de Luluzinha e toda sua turma, a exposição apresentará 25 antiguidades, como brinquedos, livros e mochila dos anos 40 a 60.

Atualmente, a personagem é publicada na revista Luluzinha Teen e sua Turma, lançada pela Ediouro em junho de 2009, sob o selo Pixel. Trata-se de uma versão jovem dos clássicos personagens infantis em quadrinhos de décadas atrás, voltada para o público adolescente.

Já a versão clássica da personagem continua sendo publicada em álbuns pela Devir.

A exposição acontece de 4 a 15 de novembro, na FNAC Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34, São Paulo/SP).

PUBLICADO ORIGINALMENE NO UNIVERSO HQ

X Encontro de Profissionais das Biblliotecas Escolares da Rede Municipal de Educação de BH: comentários

Ontem participei do X Encontro de Profissionais das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi uma experiência muito boa. Conheci finalmente a Chantal e pude trocar experiências e ideias com os participantes. É claro, também tive o prazer de rever meu grande inspirador, o professor Waldomiro Vergueiro.

Fiz alguns comentários no Blog da escola, que podem ser lidos, clicando aqui, estou disponilizando os slides que preparei pra o evento, que podem ser visto logo abaixo e estão disponíveis para download. Agradecimentos especiais às organizadoras, Carol e Leila, e ao Afonso, que indicou o projeto da Gibiteca.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ziraldo e seus personagens comemoram aniversário


No último domingo, dia 24, o cartunista Ziraldo, nascido em Caratinga (MG), em 1932, comemorou 78 anos e no mesmo dia sua criação máxima, o Menino Maluquinho fez 30 anos. Em homenagem, tanto o site quanto o blog do autor estão recheados de informações a respeito de Ziraldo, contando sua vida, trabalho, projetos e muito mais.

Como parte das comemorações, até o buscador Google colocou no logo, durante todo o domingo, a imagem do Maluquinho - rosto do personagem no lugar do segundo “o” e panela “chapéu” sobre a letra “g”. Quem não conferiu veja a imagem ao lado.

Além disso, o produtora Vila Filmes prepara um documentário, com cerca de 30 minutos, com uma série de entrevistas com Ziraldo, falando sobre os 30 anos do Menino Maluquinho. Nele são abordados temas como a origem do personagem, criatividade, sucesso e muito mais. No youtube a produtora disponibilizou um teaser que pode ser visto aqui.

O livro O Menino Maluquinho foi publicado originalmente em 1980 e é considerado um dos maiores fenômenos editoriais do país, vendendo mais de 2,5 milhões de exemplares. Atualmente o livro que está na 100ª edição e se tornou multimídia, com adaptações para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame e cinema.

Esse ano também o Pererê, outro personagem emblemático do autor, comemora 50 anos, sendo publicado pela primeira vez em 1960. Mais informações a respeito de Ziraldo e de seus personagens e universo pode ser lido no site oficial do autor aqui.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Inscrições abertas para oficinas de animação na UFRN


O premiado artista Lula Borges estará ministrando uma Oficina de Animação, de 04 a 30 de novembro, no LabCom da UFRN, das 7:30 às 10:00. A Oficina é um piloto do projeto de extensão que será oferecido pelo NEAHQ (Núcleo de Estudos sobre Animação e Histórias em Quadrinhos), que prevê ainda Oficinas sobre uso de quadrinhos em sala para professores, a ser desenvolvido no ano que vem.

O curso tem a finalidade de se ter uma animação de 1 (um) minuto, feito pelos alunos durante as aulas. Cada aluno ficará com um DVD do produto feito, assim como a escola. Também ficará disponível na Internet o trabalho dos mesmos, fazendo assim, também a inclusão digital dos alunos.

APENAS DEZ VAGAS (mais todos os inscritos ficam cadastrados para futuras oficinas)

Mais informações: DECOM 3215 3561/ decom@cchla.ufrn.br

Aula 1 – 3 horas – dia 04/11

- Apresentação

- Vídeo de Marcos Magalhães sobre animação.

- O uso do praxinoscópio, explicação dos fotogramas, quantos quadros por segundo.

- Explicação dos quadros aleatórios e dos quadros lineares.

- Uso do papel, régua de pinos, mesa de luz, ou transparência do papel, numeração de página.

- Observar os desenhos dos alunos a partir do que eles desenharem nessa primeira aula.

- O aluno desenhar algum personagem que goste em três posições (se possível), pedir para guardar os desenhos

Aula 2 – 3 horas – dia 08/11

- Primeira animação para os alunos: bolinha pulando. Uso do arco e a regra de ouro. Para os alunos mais avançados (que terminem muito rápido o desenho), fazer uma “parede” no papel e usar a bola de forma que bata na parece e quique.

- Os elementos básicos do desenho: cubo, cone, bola, cilindro.

- Animar um cubo.

- A partir dos desenhos dos personagens feitos na primeira aula, fazer intervalação entre eles e criar, assim a primeira animação de personagem.

Aula 3 – 3 horas – dia 09/11

- Mostrar 3 animações de 1 minuto ou vídeo clipe.

- Roteiro – A criação da história a partir do personagem.

- Criação da cabeça. (cânone de animação)

- Construção de personagem em 3 cabeças e explicar a proporção a partir das cabeças.

- Estudo do personagem, 8 movimentos, movimentos em espelho, ciclo.

Aula 4 – 3 horas – dia 11/11

- Desenho da bola caindo, em arco, como o primeiro desenho feito, a bola será mudada e o arco vai ter um raio, que será um tronco, fazendo assim a queda de uma árvore.

- O uso do som nessa animação da queda da arvore, para o aluno ter a noção do tempo, para se fazer uma animação.

- Movimentos da cabeça

Aula 5 – 3 horas – dia 16/11

- Stop motion

- Princípios do movimento mútuo

- prática em animação stop motion por grupos

Aula 6 – 3 horas – dia 18/11

- pixilation

- uso da animação com seres humanos.

- prática em animação stop motion em pixilation.

Aula 7 – 3 horas – dia 22/11

- Tipos de movimento, andar, correr, parar, pular, alegre, triste, confiante

- O uso do computador na produção de um desenho animado. Scanner, foto, desenhos com tablet.

Aulas práticas e exercícios – 23, 25 e 29/11

Encerramento – dia 30/11

- Entrega de certificado aos alunos

POSTADO ORIGINALMENTE NA GHQ

Pesquisa sobre Mangás


A jornalista e escritora Sandra Monte, autora do livro A Presença do Animê na TV Brasileira, colocou em seu blog uma pesquisa sobre mangás. De acordo com Sandra, o objetivo é traçar o perfil básico dos leitores brasileiros desse tipo de quadrinhos para obter mais sustentação e legitimidade para embasar sugestões de futuros lançamentos/relançamentos às editoras que venham a investir no gênero. No questionário há perguntas como: quais séries já acompanhou ou acompanha, qual gênero de mangá deveria ser publicado, quais títulos cancelados deveriam voltar a ser publicados, quais os métodos que as editoras devem adotar ao dar continuidade a um título anteriormente cancelado no país, etc. Sandra ressalta que a pesquisa não é para nenhuma editora específica, sendo de iniciativa própria.

Para contribuir com a pesquisa sobre Mangás acesse aqui.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

SEC oferta novas oficinas para o mês de novembro


Mantendo a proposta de oferecer capacitação no setor das Artes Visuais de forma gratuita, a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, através do Pavilhão das Artes, abre inscrições para as oficinas do mês de novembro de 2010.

No próximo mês serão colocadas à disposição do público as oficinas "Descontruindo o Audivisual" com Diego Baraldi, "Práticas criativas" com Luiz Marchetti, "Diálogo com o artista e intervenções" com Jonas Barros e Benedito Nunes, "Ilustração e história em quadrinhos" Augusto Figliaggi e "Mídia Interativa: Teoria e prática" com Roberto Leopoltz.


As informações como datas e horários das atividades podem ser obtidas através do blog:
www.dialogocontemporaneo.blogspot.com ou pelo telefone begin_of_the_skype_highlighting (65) 3613-0203 end_of_the_skype_highlighting
(65) 3613-0203
As inscrições poderão ser realizadas clicando aqui ou acessando o site da Secretaria de Estado de Cultura: www.cultura.mt.gov.br

POSTADO ORIGINALMENTE NO CIRCUITO MATO GROSSO

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bira e Beto contra a Dengue

A aminação foi indicada pelo criador dos personagens, Bruno Mendes. Muito legal para ser utilizada na escola, na prevenção contra a dengue. Pode ser baixada do youtube.



Para saber mais sobre os personagens, é só ir no blog do autor, clicando aqui!

X Encontro de Profissionais das Biblliotecas Escolares da Rede Municipal de Educação

O Encontro de Profissionais das Biblliotecas Escolares da Rede Municipal de Educação acontece anualmente desde 1999 e já faz parte da história dos profissionais das bibliotecas, oferecendo espaço de formação e debate, trocas de experiências e divulgação de projetos. Neste ano, contará com a participação de estudiosos da biblioteca escolar e da mediação de leitura, escritores de renome, cartunistas/quadrinistas, coordenadores do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero, contadores de histórias e alunos da RMEBH.

Nesta sexta, dia 29 de outubro, estaremos participando do encontro na mesa Quadrinhos, biblioteca e educação, que contará também com a participação de Chantal Herskovic e Waldomiro Vergueiro. Essa mesa será mediada pelo Afonso, diretor do FIQ.

Segue a programação completa abaixo.


Programação X Encontro Bibliotecas NOVO

Textos sobre quadrinhos na Revista História Imagem e Narrativas


A revista História, Imagem e Narrativas, de nº 11, trouxe em seu último número dois artigos sobre quadrinhos. Um aborda o ensino de história por meio dos quadrinhos, o outro fala sobre O Universo Feminino nas Histórias em Quadrinhos. Vale a pena conferir. Para ler a revista e seus artigos basta clicar em cima da imagem.

Palestra Quadrinhos e letras: um diálogo possível, em BH (MG)


O Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos (CPQ-UFMG) de Belo Horizonte (MG), realizará no dia 27 de outubro, quarta-feira, o primeiro Quadrinhos na Academia, tendo como convidado o jornalista e pesquisador Paulo Ramos – com o tema "Quadrinhos e letras: um diálogo possível".

O projeto, promovido pelo CPQ-UFMG com apoio das Faculdades de Letras, Belas Artes e da Fundação Municipal de Cultura, visa convidar profissionais relacionados às histórias em quadrinhos para palestras. De acordo com a organização, o evento ocorrerá mensalmente sendo cada atividade transmitida ao vivo pelo site Quadrinho.com, registrada em vídeo, em parceria com a Escola de Belas Artes da UFMG, e transcrito e impresso em livro.

A palestra deste mês será no auditório 1007, do Campus da UFMG, localizado na Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG; a partir das 14hs, com mediação da professora Adriane Sartori. A entrada é gratuita.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

UFPB e Aliança Francesa trarão o quadrinista francês Killoffer ao Brasil


Entre os dias 2 e 4 de novembro de 2010 o quadrinista francês Killoffer estará apresentando sua obra na Paraíba.

Sua presença faz parte do seminário “Quadrinhos: reflexão e paixão”, organizado anualmente pelo Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, e que conta nesta edição com a parceria da Aliança Francesa de João Pessoa.

O objetivo do seminário é mostrar a diversidade de expressão e conteúdo dos quadrinhos e servir de esteio para os estudos acadêmicos no campo da
Graduação e da Pós-Graduação.

Este ano o evento acontecerá em duas fases: a primeira, com a presença de Killoffer; e a segunda, ainda em novembro, com o enfoque acadêmico.

Leia o restante da matéria na GHQ, clicando aqui!

Palestra sobre quadrinhos em sala de aula, em Niterói


O cartunista e ilustrador Nico (pseudônimo do professor Márcio Malta) participará da Semana em Defesa dos Animais, na Universidade La Salle (Niterói/RJ).

Ele ministrará a palestra Como utilizar quadrinhos em sala de aula, no dia 27 de outubro, a partir das 20h30min.

O público-alvo são alunos do curso de História, mas a palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Filosofia em HQ


Matemático e filósofo, Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos pensadores mais relevantes do século 20. Entre as diversas atividades exercidas por esse galês, destacam-se seus estudos para estabelecer os fundamentos lógicos de todos os princípios matemáticos. Sua obstinada busca pelo saber é o mote de “Logicomix”, graphic novel lançada pela Editora WMF Martins Fontes com a biografia de Russell.

A história em quadrinhos foi publicada originalmente no exterior em 2009 e figurou como o título do gênero mais vendido na lista do jornal “The New York Times”. Fácil entender o porquê. Mas não é uma simples folheada que vai ganhar o leitor. A arte, assinada pelo casal Alecos Papadatos (desenhos) e Annie Di Donna (cores), mesmo eficiente para contar a história a que se propõe, não chama muito a atenção num primeiro momento. É o argumento criado por Christos H. Papadimitriou e Apostolos Doxiadis (que também assina o roteiro) que completa, com as ilustrações, a satisfação da leitura.

Pelos nomes dos autores é possível, pelo menos, sugerir suas nacionalidades. Todos eles ou nasceram ou moram na Grécia. Papadatos e sua esposa trabalham com quadrinhos, animação e ilustrações em Atenas. Papadimitriou nasceu na Grécia, mas hoje mora em Berkley, onde leciona ciência da computação na Universidade da Califórnia. Por seus estudos e livros sobre o assunto, ganhou prêmios internacionais. Doxiadis também tem trabalhos premiados, mas nas áreas de teatro e cinema. Ele também é conhecido pelo livro “Tio Petros” e a conjectura de “Goldbach”, romance pioneiro no estudo da interação entre a matemática e narrativa ficcional.

A equipe está nos créditos e também nas páginas de “Logicomix”, já que a metalinguagem é um dos recursos utilizados pela HQ. Aliás, logo na primeira página, Apostolos Doxiadis dirige-se ao leitor e o convida para embarcar na história. Antes de Bertrand Russell começar a ser o centro das atenções, Christos Papadimitriou e o casal de artistas também serão apresentados, assim como o projeto de contar a vida e a obra do filósofo em forma de história em quadrinhos.

Leia o restante da reportagem, clicando aqui!

IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Independentes da Fanzinoteca Santos


A Secretaria da Cultura de Santos/SP, em parceria com a Associação Amigos da Cultura, realizará a IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Independentes da Fanzinoteca Santos, que marcará as comemorações dos 18 anos da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.
-
Palestras, debates, oficinas e lançamento de publicações autorais são algumas das atrações do evento, no qual será apresentado o Catálogo 2010, com os títulos independentes participantes da mostra, que tem a finalidade de identificar e preservar a produção autoral de HQs do Brasil.
-
Para fazer parte do catálogo, os fanzineiros e editoras deverão se inscrever até o próximo dia 10 de novembro, enviando dois exemplares da publicação e informações sobre ficha técnica, ano de produção, endereço postal e e-mail para contato, além de um currículo resumido para a Avenida Costa Machado, 487, Forte, Praia Grande/SP, CEP 11700-650.
-
As obras catalogadas ficarão à disposição dos visitantes da Fanzinoteca Santos da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.
-
A mostra, que acontecerá no período de 4 a 13 de dezembro, tem o apoio do Universo HQ e do Grupo AnimeLan.
-
Para mais informações:
http://mostranacionaldefanzines.wordpress.com/
http://www.universohq.com/quadrinhos/2010/n24092010_03.cfm

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia internacional da Animação em Leopoldina


Clique na imagem para ampliar!

No Dia Internacional da Animação - 28 de outubro -, às 19 horas, vai ocorrer uma mostra de mostra de curtas de animação, na Usina Cultural.

Compareça e convide seus amigos!

Quando o talento está no sangue


Crianças fazem arte mesmo. E errados estão os adultos quando falam “parem de fazer arte”. É na infância que muitas vezes aparecem os talentos dos pequenos, que em alguns casos, acompanham para a fase adulta. Eles cantam, dançam, desenham, colorem, ou seja, dominam as artes, apesar da pouca idade. Alguns até fazem trabalhos profissionais junto com nomes consagrados. Outros ainda sonham.

Felipe Nunes Vieira (conhecido como Nunes), Thais Araújo e Lucas Fiúza Garcia já vivem fazendo arte. Cada um a seu modo, já são sucesso e conquistam fãs. Nunes, agora com 15 anos, é cartunista e ilustrador e desenha desde os 3 anos de idade. O sucesso chegou cedo, tanto que é contratado pela revista Mad e mantém um blog com seus desenhos. “Sempre desenhei. Meus cadernos eram e, ainda são, rabiscados de ponta a ponta. Desenho em tudo que encontro. Nos meus aniversários sempre pedi blocos e canetinhas de presente e gastava até a última ponta de tinta”, recorda, lembrando que o ilustrador Orlando Pedroso tem uma frase que resume o seu caminho. “Ele diz que todos desenham desde criança. Mas quem continua desenhando vira cartunista”, cita.

Leia o restante da reportagem, clicando aqui!

Mil faces


Há 60 anos, o cartunista americano Charles M. Schulz batia na porta dos jornais para oferecer uma história em quadrinhos chamada Lil’ Folks ("pequenas pessoas", em inglês "caipira"). Ninguém dava bola. Até que um jornal aceitou publicar suas tirinhas, mas com outro nome. Nascia assim, em outubro de 1950, a série Peanuts (que, no Brasil, ganhou o título de Minduim). É daí que vem um dos cachorros mais famosos do mundo: o Snoopy. Ele faz parte de uma história de adultos contada para crianças. Mas até parece que são as crianças que contam para os adultos. A série fez muito sucesso e hoje é a história mais comprida já criada por uma única pessoa (Schulz a desenhou por quase 50 anos, até 1999, um ano antes de sua morte).

Leia o restante da reportagem, clicando aqui!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FG Empreendimentos lança revista para crianças


Depois do sucesso do “Tio Bira”, personagem criado pela FG Empreendimentos para levar noções de cidadania, segurança e respeito ao meio ambiente para estudantes de Balneário Camboriú, a construtora lança mais uma iniciativa para ensinar brincando. É a revista “Turminha FG”, que traz histórias em quadrinhos, palavras cruzadas, caça-palavras, jogo da memória, figuras para pintar, entre outros passatempos. “A revista foi criada pensando nos filhos dos funcionários e nas crianças atendidas pelo Tio Bira”, explica a coordenadora de marketing da FG, Taciane Nitsche.

A concepção da revista é da designer da FG, Mayra Fontes Schramm, que criou o projeto como trabalho de conclusão do curso de Design Gráfico. A princípio, a edição será anual, com tiragem de 500 exemplares. A primeira edição tem o tema “Vamos à Praia!” e traz dicas sobre como aproveitar o verão sem se preocupar com os perigos do sol. A distribuição, gratuita, contemplará filhos de funcionários da FG e estudantes. [anapaula@presse.inf.br]

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PARANÁ SHOPING

Secretaria organiza Encontro Mirim de Educação Ambiental


A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e Comunicação Social, realiza na próxima quarta-feira (27) o IV Encontro Mirim de Educação Ambiental – EMEA. O evento acontece, a partir das 9 horas, no Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda.

Durante o Encontro Mirim será lançado oficialmente o “Gibi – Canalizar para não inundar”. A história em quadrinhos foi desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental do município das escolas Michel Pedro Sawaya, Darcy Ribeiro, Luiz Jacob, Paul Percy Harris e Roberto Jorge, com apoio dos professores do Proap – Programa de Apoio Pedagógico e Capacitação Docente.

Na IV Edição do Encontro participarão aproximadamente 300 crianças de 12 escolas da rede municipal, além de professores, coordenadores e diretores da Secretaria de Educação.

Neste ano, água e árvore serão alguns dos temas abordados. De acordo com o professor de educação ambiental da Secretaria de Educação e do Parque Ecológico, Fernando de Franco Fonseca, o encontro possibilitará aos alunos e professores apresentarem os trabalhos desenvolvidos em sala de aula ao longo do ano.

”Todos os anos cada vez mais alunos estão se envolvendo nas propostas de Educação Ambiental”, disse Fonseca.
A programação do evento inclui apresentação de projetos, exposição de painéis, dança e teatro.

POSTADO ORIGINALMENTE NO REDE BOM DIA

Entes Perpétuos - livro desvenda o universo de Neil Gaiman


A Editorial Kalaco (que recentemente publicou o álbum Flash Gordon) lançou, durante a 17ª Fest Comix, o livro Entes Perpétuos - O Universo Onírico de Neil Gaiman (formato 16 x 23 cm, 192 páginas, R$ 39,00), de Heitor Pitombo.

A obra se dedica a desvendar o universo de Neil Gaiman, que foi constituído a partir do lançamento da série Sandman.

O livro traz um compêndio de tudo do roteirista que foi lançado no Brasil, lista as obras que nunca foram publicadas em português, navega pela sua carreira literária e destaca uma entrevista inédita de Gaiman e depoimentos de seu parceiro mais frequente, o ilustrador Dave McKean.

A obra pode ser encontrada na Comix Book Shop.

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Chico e Paulo Caruso Sábados da Memória das Artes Gráficas


O Sábados da Memória das Artes Gráficas desta semana será no dia 23, tendo como homenageados Chico e Paulo Caruso. Assim como os outros antes deles, Chico e Paulo darão um depoimento sobre suas carreiras, obras e técnicas para o público presente. O bate-papo será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na própria Biblioteca, e disponível ao público em geral. Após a sessão de depoimento, eles deixarão a marca de suas mãos em lajotas de concreto, que serão aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Já tiveram a honra de deixar sua marca no Sábado da Memória das Artes Gráficas: Zélio, Zalla, Jal, Sônia Luyten, Luis Gê, Fernando Coelho, Laerte, Jô Oliveira, Elifas Andreatto, Maurício De Sousa, Spacca, Nani, Angeli, Franco de Rosa, Benício, Marcelo Campos, Xalberto, Mutarelli, Toninho Mendes, Loredano, Ziraldo, Guto Lacaz, Primaggio Mantovi, Orlando, Alcy, Douglas e Mauro.

O evento terá mediação de Marcelo Alencar e está dividido em duas etapas: das 13 as 15hs com Chico e das 15 as 17hs com Paulo Caruso. O local é o mesmo: Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP). Informações begin_of_the_skype_highlighting (11) 2089-0800 end_of_the_skype_highlighting, ou pelo site da biblioteca. pelo telefone: (11) 2089-0800

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

O mundo por trás das histórias em quadrinhos


Existe um mundo oculto por trás das histórias em quadrinhos. O que parece simples diversão, coisa para distrair a cabeça, como pensam algumas pessoas, está repleto de ideologias políticas, sociais, propostas educacionais e também valores morais. Em meio a esse turbilhão de informações, muita gente pode nem mesmo saber ao certo qual o propósito de cada história que lê. O Homem de Ferro, por exemplo, é um gênio da engenharia de automação e foi criado durante a guerra do Vietnã. Aliás, o personagem cai em uma armadilha no Vietnã e lá é que se torna um super-herói. O Incrível Hulk e o Homem Aranha são do período da Guerra Fria, momento de conflito entre o capitalismo dos Estados Unidos e o socialismo da União Soviética.

O Quarteto Fantástico, de 1961, surgiu na era da corrida espacial. Os quatro super-heróis ganharam poderes devido à exposição à radiação, com a qual teriam entrado em contato durante uma viagem de exploração do espaço. Já o Pantera Negra foi criado para combater o racismo nos Estados Unidos. Esses e outros super-heróis podem ser vistos na Biblioteca Municipal de Sorocaba até o próximo domingo. A exposição é realizada pelo desenhista Edélcio Ipanema, um apaixonado por HQs e bom conhecedor de suas histórias.

Conforme Edélcio, o primeiro super-herói (que tem superpoderes) da história, é Popeye, que tem de comer espinafre para ganhar força sobre humana. O primeiro mascarado é o Fantasma, de 1936. Já a Mulher Maravilha é a primeira heroína criada pela DC Comics, em 1941. “A Mulher Maravilha é filha da rainha das amazonas, mulheres guerreiras”, explica. O criador da história, William Moulton Marston, chegou a declarar que a Mulher-Maravilha seria uma propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo.

CONTINUE LENDO O ARTIGO, CLICANDO AQUI!

A Ilha do Tesouro e Tom Sawyer, da Salamandra


Duas adaptações literárias, publicadas pela editora Salamandra, estão à venda desde o mês passado.

Tom Sawyer (formato 22 x 29 cm, 144 páginas, R$ 39,90), obra escrita originalmente por Mark Twain, é um jovem órfão que vive com seu irmãozinho Sid na casa de sua tia Polly.

Preguiçoso de marca maior, ele se recusa a fazer qualquer esforço, salvo quando se trata de seduzir a bela Becky. Com seu companheiro Huck, Tom se entrega a todo tipo de bagunça; os dois vivem pregando peças e pintando o sete, até o dia em que testemunham um assassinato.

A adaptação é de Jean David Morvan, Frederique Voulyze (ambos no roteiro) e Séverine Lefebvre (arte).

A Ilha do Tesouro (formato 22 x 29 cm, 144 páginas, R$ 43,90), baseada na obra de Robert Louis Stevenson, tem como protagonista o adolescente Jim Hawkins, cuja vida muda totalmente no dia em que um ex-pirata colérico se instala na hospedaria de seu pai.

Eles se tornam amigos, mas o velho lobo do mar morre pouco depois. Então, Jim descobre, na arca do pirata, o mapa de um tesouro pertencente ao famoso capitão Flint. A caça ao tesouro vai começar.

A adaptação é de David Chauvel (roteiro) e Fred Simon (desenhos).

Os dois álbuns integram a coleção Ex Libris, da editora francesa Delcourt. Em 2009, a Salamandra já havia publicado os dois primeiros volumes deste selo: Frankenstein e Robinson Crusoé.

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Lançamento Penadinho: Quem é morto sempre aparece


A editora gaúcha L&PM continua a série de publicações das obras de Maurício de Sousa com o lançamento da Turma do Penadinho: Quem é morto sempre aparece (128 páginas, formato pocket, R$ 11,00). Na coletânea, são reunidas as tiras dos representantes do mundo dos mortos e dos seres da noite, pela ótica de Maurício, a qual passou a ser publicada em 1963 como tiras de jornal.

O livro Turma do Penadinho: Quem é morto sempre aparece, pode ser adquirido, nacionalmente, em livrarias e pelo site da editora.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

domingo, 17 de outubro de 2010

DELETEI E-MAIL SEM RESPONDER


O cansaço faz a gente cometer erros. Pois é, eu cometi um: um rapaz me escreveu pedindo um slide sobre quadrinhos eu eu deletei o e-mail dele. Só dei conta que fiz isso agora, quando fui responder. Pois é, peço desculpas e caso a pessoa leia esta postagem (acho que o nome do rapaz é Bruno), escreva novamente, que desta vez responderei na hora.
Minhas desculpas novamente!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feira de Troca de Livros e Gibis


A Secretaria de Cultura de São Paulo, com coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, preparou para os próximos domingos, dia 17 e 24 de outubro, A Feira de Troca de Livros e Gibis. O evento visa o intercâmbio entre os leitores para que renovem seus acervos pessoais sem custo. Para tanto, os livros levados para troca não podem ser didáticos e todo o material deve estar em bom estado. As trocas podem ser realizadas diretamente entre os frequentadores, que terão à disposição mesas separadas pelos temas: “literatura geral”, “literatura infantojuvenil”, “gibis” e “troca com a mesa”, na qual o leitor deposita um título e pega outro.

A Feira de Troca de Livros e Gibis do dia 17 ocorrerá no Parque Mário Covas, na Avenida Paulista, 1.853, Cerqueira César, Centro, das 10h às 15h. Já no dia 24, a Feira será no Parque Lydia Natalizio Diogo, na Rua João Paulo Lecor, s|nº, Vila Prudente, Zona Leste, no mesmo horário: das 10h às 15h. A entrada é gratuita para ambos os dias.

Mais informações no site da prefeitura de São Paulo.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Livro traz estudo sobre animes na TV brasileira


A Editora Laços lança na 17ª Fest Comix A Presença do Animê na TV Brasileira, livro escrito pela jornalista Sandra Monte.

O livro é fruto de um estudo jornalístico, pesquisa e fundamentação histórica da animação japonesa no Brasil. Os primeiros títulos nos anos 1960 e 70, as obras exibidas nos anos 80, a explosão dos anos 90 e a consolidação nos anos 2000, reunindo dados e informações importantes para os pesquisadores e estudiosos da televisão brasileira.


A Presença do Animê na TV Brasileira
tem 104 páginas, formato 14 x 21 cm e custa R$ 22,90.

Sandra Monte é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi aluna ouvinte da disciplina
"Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos", da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou como redatora e repórter no site Herói e fez diversos textos referentes à animação japonesa para revistas e sites. Atualmente tem seu próprio site informativo chamado Papo de Budega.

A 17ª Fest Comix acontece no Centro de Eventos do Colégio São Luís, que fica à rua Luis Coelho, 323, próximo à estação Consolação do Metrô, em São Paulo.


Veja mais sobre a Fest Comix e a Comix Book Shop


POSTADO ORIGINALMENTE NO HQ MANIACS

Workshop Quadrinhos S.A., em Santa Maria (RS)


O coletivo Quadrinhos S.A., Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria (RS), organizou para e hoje, sexta-feira, dia 15, a partir das 17:30hs, um Workshop em comemoração aos Dia das Crianças. No local, haverá a participação de artistas da região que estarão incentivando a gurizada a mostrar seu talento, além de desenhos ao vivo. O evento ocorre no 4º Andar do Santa Maria Shopping, no centro de Santa Maria. Para mais informações visite o site do grupo.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Oficinas Culturais recebem inscrições em SP


Estão abertas as inscrições para atividades gratuitas nas Oficinas Culturais de todo o estado de São Paulo. São 24 mil vagas para cursos de artes plásticas, fotografia, história em quadrinhos, dança, cinema, teatro, circo, literatura, música e audiovisual, entre outros. São cerca de 700 atividades.

O objetivo dos cursos das oficinas é capacitar pessoas que trabalhem diretamente com cultura e colaborar para a divulgação e pesquisa das diversas Elas existem desde 1986 e já formaram grandes artistas.


Hoje são 15 oficinas localizadas no interior e litoral que abrangem 312 municípios e outras seis oficinas na capital.

Os interessados podem se inscrever diretamente nas oficinas e devem observar os critérios de seleção de cada atividade, como idade e conhecimentos prévios dos temas. A programação completa está disponível no site das Oficinas Culturais.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO G1 SP

Moacir Torres faz homenagem ao dia do professor

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Revista em quadrinhos incentiva adoções em Pernambuco


Tudo o que eles precisam é de um novo lar. Crianças abandonadas ou mesmo órfãs de pai e mãe sobrevivem à mercê das condições precárias de casas de amparo ou abrigos públicos. Conhecer a legislação e conscientizar a população para o hábito da adoção é um dos objetivos da revista “Adoção em Quadrinhos”, lançada hoje pela manhã no Fórum Tomás de Aquino, no bairro de São José, no centro do Recife.

A revista conta com textos e linguagem acessíveis para todas as idades e classes sociais. As histórias em quadrinhos discutem boa parte da legislação brasileira sobre adoção. Todo esse material foi idealizado pela juíza da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) Ana Paula de Lira e conta com desenhos do ilustrador Lucas Veríssimo. A produção em quadrinhos teve uma tiragem inicial de 8 mil exemplares e será distribuída gratuitamente em hospitais públicos e particulares do estado, além de associações de moradores e escolas do estado.

Segundo a juíza da Ceja, a revista também integra as comemorações dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em Pernambuco. Para ela, com a implantação da nova legislação o perfil dos pais adotivos no Brasil mudou. “Antes da criação do cadastro nacional, os candidatos à adoção preferiam crianças com menos de dois anos de idade. Hoje, essa perspectiva é outra, pois, já é possível observar pais que adotam grupo de irmãos de uma mesma família”, frisa.

Mas, a importância desse material é esclarecer, ainda, a população para a adoção de crianças dentro da própria família. Segundo a psicóloga do Ceja Tereza Figueiredo, este é o ponto forte do Novo Estatuto. “Fazemos o máximo para que uma criança fique com um tio ou avó caso os pais não possam ficar. Mas, quando isso não é possível, cadastramos a criança no banco de dados e verificamos o perfil do candidato para adoção”, pontua.

Com a implantação da Nova Lei da Adoção, no ano de dois mil e nove, houve também a diminuição das adoções internacionais, na qual pessoas residentes no exterior adotavam crianças do Brasil na ausência de candidatos do próprio país. Segundo dados da Ceja, só no estado de Pernambuco, no ano de 1993, foram realizadas 61 adoções internacionais. Porém, atualmente com a nova lei em vigor, foram registrados em 2009 apenas 25 adoções de crianças para países estrangeiros.

Durante o lançamento da revista, outros pontos positivos da nova legislação foram lembrados. O desembargador Bartolomeu Bueno destacou a diminuição da burocracia no processo de adoção. “Ao adotar, a criança passa logo para a responsabilidade dos novos pais. Antes, havia uma espécie de estágio probatório, no qual a justiça monitorava esse processo. Também é bom mencionar que hoje a adoção é irrevogável, não podemos mais anular”, frisa.

Preconceito - Apesar de todos os avanços na esfera jurídica, a Nova Lei de Adoção ainda precisa ser atualizada para os novos anseios da sociedade brasileira, a exemplo de temas como a adoção de crianças por casais homossexuais. Segundo o desembargador Bartolomeu Bueno, só existe um registro em Pernambuco de adoção de uma criança por um casal do mesmo sexo.

“Desde que eu era juiz, até o ano de 2001, e quando eu percebia que era um casal homossexual, eu não permitia a adoção. Sempre vinha um laudo da assistente social falando das condições desse processo. Eu entendia e entendo que a criança precisa da referência masculina e feminina”, defende.

Porém, para ele, existem algumas brechas jurídicas que permitem a adoção de crianças por casais homossexuais. “Pelo Novo Estatuto, existe a possibilidade da adoção unilateral. Ou seja, uma pessoa só chega ao juizado e se inscreve no cadastro. Depois, com o processo aprovado, adota a criança normalmente e pode educa-la junto a seu parceiro ou parceira”, frisa.

Por Tércio Amaral, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Final de semana terá FanMixCon em Campinas


O FanMixCon 2010 é um evento com foco na cultura jovem, em especial nos jogos eletrônicos, desenhos animados e histórias em quadrinhos.

Entre as atrações, palestras, workshops de origami (dobraduras em papel), concursos de karaokê e de cosplay, apresentações de artes marciais, Yosakoi Soran (dança típica japonesa), Taikô (tambores japoneses) e a presença de bandas.

O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro (Rua Camargo Paes, 118, Campinas/SP).

Este ano, o FanMixCon contará com o apoio da Federação de Entidades Assistenciais de Campinas - FEAC e realizará arrecadação de alimentos para a Sobrapar. O público que colaborar com 1 kg de alimento não-perecível, ou brinquedos para as crianças da entidade, receberá desconto no valor do ingresso.

Confira a programação completa e outras informações no site do evento.

ORIGINALMENTE PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Taubaté: Semana Cultural de Histórias em Quadrinhos terá coleções antigas e modernas


Taubaté realiza a partir desta quarta-feira (13) a Semana Cultural das Histórias em Quadrinhos, com diversas atrações para os amantes do quadrinismo. A mostra tem confirmada a presença de Jorge Hata, colecionador e apaixonado por historias em quadrinhos do Vale do Paraíba.

Hata vai expor suas coleções de publicações modernas e antigas, provocando a lembrança do público leitor para edições de grande sucesso nas bancas, principalmente a personagens e heróis do quadrinhos, hoje já quase esquecidos.

O visitante terá ainda salas de jogos , sala de leitura de HQ´s, sala de vídeo – Anime Guará (16/10), Works Shop , Exposição de Cartunes e Cosplayers (Presença de Andy Trevisan - Batman, nos dias 13/10 e 14/10, Robot Gundan, Lucas como Naruto entre outros),

A Semana Cultural das Histórias em Quadrinhos vai acontecer no Centro Cultural de Taubaté, do dia 13 de Outubro ao dia 17 de outubro, onde são esperados alunos e professores das escolas municipais de Taubaté.

ORIGINALMENTE PUBLICADO NO AGORA VALE

Primeiro Salão Internacional de Humor Contra o Racismo


Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para o Primeiro Salão Internacional de Humor contra o Racismo. A categoria é cartum e a premiação para o vencedor é de três mil reais. Interessados podem conferir o regulamento, os prêmios e a ficha de inscrição clicando aqui.

ORIGINALMENTE POSTADO NO UNIVERSO HQ

Douglas e Mauro no Sábados da Memória das Artes Gráficas


Esta semana o Sábados da Memória das Artes Gráficas ocorrerá dia 16, tendo como homenageado dois artistas ao mesmo tempo: Douglas e Mauro. Assim como os outros antes ambos darão depoimento sobre suas carreiras ao público presente. O bate-papo será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na própria Biblioteca, e disponível ao público em geral. Após a sessão de depoimento, Douglas e Mauro deixarão a marca de suas mãos em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Já tiveram a honra de deixar sua marca no Sábado da Memória das Artes Gráficas: Zélio, Zalla, Jal, Sônia Luyten, Luis Gê, Fernando Coelho, Laerte, Jô Oliveira, Elifas Andreatto, Maurício De Sousa, Spacca, Nani, Angeli, Franco de Rosa, Benício, Marcelo Campos, Xalberto, Mutarelli, Toninho Mendes, Loredano, Ziraldo, Guto Lacaz, Primaggio Mantovi, Orlando e Alcy.

O evento terá mediação de Marcelo Alencar e terá início as 14hs, na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP). Informações pelo telefone: (11) 2089-0800 begin_of_the_skype_highlighting (11) 2089-0800 end_of_the_skype_highlighting, ou pelo site da biblioteca.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM QUADRINHOS


No dia das Crianças mais do que presentes é preciso reforçar a necessidade de se cuidar bem da infância. Para isso, é preciso conhecer e respeitar os direitos das nossas crianças. Assim, no dia da Crianças nosso presente é a oportunidade de adquirir este conhecimento por meio dos quadrinhos. Clique na imagem e conheça o ECA com a Turma da Mônica.

TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO


Para animar o dia das crianças! Clique em cima da imagem para ampliar!

Atividades sobre economia de energia


Eu sou fã de carteirinha do blog Alfabetizando com Mônica e Turma. Sempre há ótimas atividades com quadrinhos ou cartuns da Turma da Mônica. Chego a ter vontade de virar professora do Fundamental I para poder aplicar as atividades - embora algumas eu possa colocar em prática com alunos do fundamental II, como as sobre folclore, por exemplo. Neste feriado eu estava dando uma olhada nas últimas postagens da professora Ivana, e adorei uma, em especial, sobre economia de energia.

Quem quiser conferir as atividades sobre o tema, é só clicar aqui!

CONVITE: CONCURSO DE POESIAS E CONTOS




Clique na imgem para ampliar!

1º FLI – Feira Literária de Indaiatuba - SP

Estará acontecendo no dia 20 de Novembro das 10h00 as 18h00 no Casarão Cultural Pau Preto, a 1º Feira Literária de Indaiatuba. Na ocasião haverá palestra com escritores da cidade e região, lançamentos e feira de livros. Já estão confirmadas as presenças dos seguintes autores:

Antonio da Cunha Penna – “Só dói quando dou risada” – “Nos tempos do Bar Rex” - Benhur & Valdete – “Eu Imortal” - Carolina Munhóz – “A Fada” - Cristina Linardi – “Mistérios do meu ventre” - Dom Taborda – “Páginas para pensar” - Éber Sander –“Perguntas Indiscretas – e outros contos e crônicas” - José Oliveira – “Réu dos sonhos” – “Amargo Pecado” - Moacir Torres – “Turma do Gabi” - Otanir Vaz – “Eu” - Raphael Albuquerquer – “A descoberta de um segredo” – “O jovem caçador” - Rubens Pantano Filho – “Quem sabe ensina, quem não sabe, aprende” – “Muita pedra no caminho”.

Maiores informações: www.1fli.wordpress.com