terça-feira, 31 de maio de 2011

Bienal de quadrinhos de Cherburgo homenageia Moebius

Moebius, também conhecido com Jean Giraud, é o grande homenageado da 6e Biennale du 9e art de Cherbourg-Octeville. Enki Bilal, François Schuiten, André Juillard, Jacques de Loustal e Hugo Pratt foram os destaques anteriores. 

O artista ganhou uma exposição intitulada Moebius Multiple(s) que será exibida na cidade de 17 de junho até 31 de dezembro. Moebius, um dos fundadores da revista Métal Hurlant, é o artista de séries como Incal (cujos volumes originais estão sendo reeditados pela Humanoïdes Associés), Blueberry, Mundo de Aedena e Arzak

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Curso On Line: Aprenda Mangá com JJ Marreiro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Mangá On Line de JJ Marreiro. Co-autor da revista independente Herói Z e um dos participantes da coletânea MSP +50, o premiado autor irá ministrar seu curso de mangá diretamente de Fortaleza, Ceará. O curso é oferecido pelo NEAD - Núcleo de Ensino à Distância e irá durar de julho a agosto. As matrículas estão abertas e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-280-0550 ou direto com o autor em contato@laboratorioespacial.com.br  

Acompanhe o Laboratório Espacial de JJ Marreiro aqui.

PUBLICADO ORIGINALMENTO NO BIGORNA.

Exposição João e o Pé de Feijão

Clique na imagem para ampliar!

A Divina Comédia ganha adaptação brasileira

A Divina Comédia em Quadrinhos é a transposição para a linguagem dos quadrinhos do poema épico de temática religiosa de Dante Alighieri. Esse grande clássico renova-se nas aquarelas de Piero Bagnariol, que se esmerou na tradução em imagens da obra reconhecida como a mais rica fonte da cosmovisão medieval, retratada por mestres como Botticelli, Doré e Dalí.

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

domingo, 29 de maio de 2011

Sepé Tiaraju em álbum lançado pela Câmara dos Deputados

Em novembro de 2010 foi lançado um álbum de quadrinhos nacionais do qual a imensa maioria dos fãs nem sequer ouviu falar. Trata-se de Sepé Tiaraju - O índio, o homem, o herói(formato 18,5 x 28 cm, 64 páginas coloridas, em papel couchéde alta gramatura), publicado pela Câmara dos Deputados.
O livro, apesar de não trazer os créditos na capa, tem roteiro de Luiz Gatto, desenhos de Plínio Quartim e cores de Mateus Zanon. Os dois últimos dividiram a arte-final com Bruno Primo e Pedro Ernesto. A obra retrata a trajetória do índio missioneiro que liderou a resistência dos guaranis contra a implantação do Tratado de Madri, em 1750, e se tornou uma figura famosa da cultura do Rio Grande do Sul, mas pouco conhecida em outros estados.
Segundo o release divulgado à imprensa, o material foi desenvolvido pela Coordenação de Divulgação Institucional da Câmara - Cordi e o projeto levou um ano e dois meses para ser concluído.
A publicação é fruto do projeto de lei nº 5.516/2005, do deputado federal Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, que em 2009 incluiu Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria.
O álbum, que é o segundo volume da série Obras Comemorativas - Personalidades (o primeiro foi umlivro teórico sobre o mesmo personagem), está sendo distribuído para escolas públicas e bibliotecas de todo o Brasil.
Veja abaixo um trailer do material, numa reportagem da TV Câmara. Além disso, interessados podem fazer o download gratuito da obra clicando aqui.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Livro conta a trajetória dos super-heróis das HQs no cinema

editora Évora lançou, com seu selo Generale, um livro que conta sobre as adaptações de heróis dos quadrinhos para o cinema. Na capa, destaque para os blockbusters de 2011: Thor, Capitão América, Lanterna Verde e Conan.

Com texto de Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, o livro Quadrinhos no Cinema – O Guia Completo dos Super-Heróis  traz 164 curiosidades para os fãs e colecionadores se deliciarem. O livro tem 240 páginas e já está sendo distribuído nas grandes livrarias e sites de vendas ao preço de R$ 59,90.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Biografia revela ilustrador do século XIX


mportante personagem da história da imprensa brasileira, o italiano Ângelo Agostini é pouco conhecido e estudado. Designado amplamente como artista gráfico, Agostini (1843-1910) é o principal ilustrador da segunda metade do século XIX e um dos grandes retratistas de seu tempo. Além de ser o introdutor da história em quadrinhos no Brasil e um defensor da causa abolicionista.
Para fazer jus à história desse rico personagem, o jornalista e caricaturista Gilberto Maringoni escreveu a primeira biografia de Agostini, que será lançada hoje em São Paulo. “Angelo Agostini, a imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal (1864-1910)” é baseado na tese de doutorado de Maringoni e tem como proposta apresentar a trajetória deste personagem – ainda que pouco se saiba sobre sua vida pessoal.
O autor revela que “os poucos contemporâneos que a ele se referem o elogiam tanto que o material mais encobre do que revela a personalidade do artista”. Por isso, produziu uma biografia analítica, mesclando “o pouco que se sabe de sua vida com os registros deixados por ele”
LEIA O RESTANTE DO ARTIGO CLICANDO AQUI!

Comics brazuca

Dono de uma das maiores agências brasileiras de quadrinistas para o mercado dos EUA, o artista Klebs Júnior ministra workshop para jovens profissionais na Gibiteca de Fortaleza.


Aqueles que leem as fantásticas histórias em quadrinhos de heróis com superpoderes - sentido aranha, olhos de raio-X e cinto de utilidades - talvez não saiba, mas parte dessa pala sobre-humana nasce das mãos de desenhistas brasileiros. A grande demanda das gigantes Marvel e DC Comics - as duas maiores editoras de HQs dos Estados Unidos - fazem com que busquem talentos no mundo inteiro e, no Brasil, encontraram um celeiro desses artistas.

Pertencente a primeira leva de brasileiros a trabalhar para a Marvel e a DC, o diretor da agência Impacto Quadrinhos (que hoje funciona como escola, estúdio e agência de profissionais para o mercado estadunidense) Klebs Junior está em Fortaleza para a inauguração do Quadrinhos Estúdio de Desenho - escola e estúdio do cearense Geraldo Borges, um de seus pupilos.


LEIA MAIS CLICANDO AQUI!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Exposição de história em quadrinhos termina em uma semana


Fãs de histórias em quadrinhos têm somente mais uma semana para conferir mostra em São Simão. A exposição, que está há 27 dias na Biblioteca Municipal Miguel Nayme e é realizada pela Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, termina na próxima terça-feira (31). O público pode conhecer a trajetória dos quadrinhos nacionais e internacionais, além de personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam em evidência mesmo com o passar dos anos. 

“A História das Histórias em Quadrinhos” relaciona a produção artística das HQs ao contexto histórico que originou sua criação, caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho e aponta a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram - passando de tiras em jornais para revistas próprias e depois em muitas outras mercadorias. 
Serviço
Exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”
Data: de segunda a sexta (até 31 de maio), das 8h às 11h e 13h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Miguel Nayme (Rua Bandeira Vilela, nº 559, Centro)
Ingresso: gratuito
PUBLICADO NO EPTV.COM

UNITAU realiza semana dedicada à cultura

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, até 28 de maio, uma série de atividades culturais, com a pretensão de estimular o enriquecimento do repertório individual de cultura de toda a comunidade acadêmica. O projeto está sob organização da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) e faz parte da Semana de Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, que estende um convite a todos para experimentar uma semana diferente, ao mesmo tempo em que reforça o significado da vida universitária e a convivência. Exposições nacionais e internacionais, palestras, apresentação de filmes, oficinas e workshops são algumas das atividades programadas para a Semana.

“O evento é uma demonstração de que o aluno da UNITAU está inserido no contexto da atualidade de modo integral. Além da formação técnica, a Universidade se preocupa com que o estudante domine aspectos da cultura contemporânea e reflita sobre questões fundamentais da sociedade”, declara o Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Prof. Dr. Felício Goussain Murade.

INCAS – Discussões acerca da civilização inca e sua cultura estarão presentes nas atividades culturais. A exposição “Ohapaq-Ñan – O Caminho dos Incas”, instalada no Solar da Viscondessa, vai até o dia 27, das 8h às 12h e das 14h às 17h. São 80 quadros vindos de Cusco (Peru), que retratam a cultura dos incas.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) – O surgimento das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo será o tema da palestra realizada, no Departamento de Comunicação Social, ministrada por Jorge Hata, membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes. O evento acontece no dia 24 de maio, às 19h30. Também no Departamento de Comunicação Social, acontece uma exposição de Histórias em Quadrinhos, até o dia 28, das 8h às 12h e das 19h às 21h30.


LEIA MAIS, CLICANDO AQUI

João Tropeiro inspira alunos

O projeto Campos Gerais em Quadrinhos, lançado em abril deste ano pelo Vamos Ler em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), está inspirando a turma do 2º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Humberto Cordeiro, de Ponta Grossa, na criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Partindo das aventuras do personagem João Tropeiro pela região dos Campos Gerais, os alunos criaram HQs sobre o tema História de Nossa Terra. A professora Elaine Dias e a pedagoga Léa Tramontin conduziram o trabalho na escola.

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Desenhos do autor de Vagabond para ajudar as vítimas da tragédia no Japão

Dentre as muitas ações de artistas japoneses feitas para ajudar ou motivar seu povo depois da tragédia de 11 de março, uma particularmente tocante foi feita por Takehiko Inoue, criador dos aclamados mangás Vagabond e Slam Dunk. Ele desenhou, com traços soltos e expressivos, diversas pessoas comuns sorrindo serenamente, como uma forma de confortar e encorajar as pessoas naquele momento difícil.

Essa série de estudos, chamada “Smile” (“Sorriso” ou “Sorria”), é anterior a 11 de março e tinha originalmente 33 desenhos, mas depois do terremoto e tsunami que devastaram uma região do país, o autor começou a produzir novas imagens e a postar na internet, com o título Smile: Pray For Japan (Sorria: Reze Pelo Japão).

Agora, os sketches mais recentes de Inoue que compõem a série Smile foram reunidos em um aplicativo para as versões norte-americanas do iPhone, iPod Touch e iPad. O volume 1 contém desenhos numerados de 34 a 101 e custa U$ 9,99. O volume 2, com artes numeradas de 102 a 120 fica por U$ 1,99. Depois dessas compilações, cada novo lote de 20 desenhos poderá ser baixado por U$ 1,99. Toda a renda será revertida para a Cruz Vermelha do Japão, que está engajada em ações em prol dos sobreviventes das regiões devastadas e que ainda passam por sérias dificuldades estruturais.

As imagens podem ser adquiridas no site da Viz Comics.

PUBLICADO NO BIGORNA

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mostra de animação em São Paulo

Até 29 de maio, acontece em SP, capital, a mostra de animação“Criança entra x Criança não entra”, com diversos títulos distribuídos na Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural São Paulo. Há títulos para todos os gostos e diferentes faixas etárias, com exibições para crianças e adultos. Além de títulos franceses e canadenses, os fãs de animês poderão conferir Ponyo, Evangelion 1.11, Evangelion 2.22, Summer Wars e One Piece – O Mundo é dos Fortes, entre muitos outros títulos. 
Confira a programação completa no site da prefeitura de SP aqui.


POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

LANÇAMENTO: O ROTEIRO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Clique na imagem para ampliar!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PRECISAMOS DA SUA DOAÇÃO!

A gibiteca, em novas dependências, está fazendo um grande sucesso e atendendo a um grande número de alunos. Do dia 01 de Abril até o momento - levando em conta feriados nacionais e municipais - já tivemos mais de 700 empréstimos (e os empréstimos tem sido realizados apenas com alunos do Fundamental II), além de visitas diárias de alunos do Fundamental I e do Fundamental II. Há dias em que todos os horários estão sendo requisitados e muitos alunos não se conformam em ler apenas um gibi por semana. Há meninos e meninas que estão lendo uma média de 5 gibis (até mais).

Graças às doações que recebemos, nosso acervo é bem grande e variado. No entanto, apenas 1/3 dele é composto por revistas infantis e mangás. Estas revistas estão sendo detonadas. Não estou dizendo que nossos alunos não estão tendo cuidado. Muito pelo contrário. Eu venho controlando os empréstimos pessoalmente e - tirando um caso isolado - eles devolvem as revistas da forma que as pegaram. 

O problema é que os gibis - especialmente da Turma da Mônica e mangás como Naruto - por serem constantemente manuseados acabam ficando danificados. Temos feito muitos reparos, mas chega um momento em que não tem como remendar mais. Hoje mesmo, em um olhada rápida, tive  que recolher três volumes de Dragon Ball com capa solta, e um número maior de revistas da Turma da Mônica.

Não recebemos nenhuma verba, nunca pedimos. Já passamos o chapéu entre professores, já fizemos doces para vender e comprar revistas, e vamos lá procurando uma solução para conseguir manter nosso acervo. 

Assim, novamente, faço aqui um pedido de doação de gibis (agora preferencialmente infantis e mangás). Garantimos que ele será bem tratado, vai passar nas mãos de muitos alunos, vai ser muito remendado até ser colocado na caixa dos "gibis para recortar"... e vai ajudar muitas crianças a tomarem gosto pela leitura.

Não precisa ser  muita coisa, um exemplar faz diferença. Quem puder doar, procure nossa escola ou mande para nosso endereço

E. M. JUDITH LINTZ GUEDES MACHADO
GIBITECA ESCOLAR
AVENIDA DOS EXPEDICIONÁRIOS, S/N
JARDIM BELA VISTA - BAIRRO BELA VISTA
CEP: 36700-000    LEOPOLDINA - MG 

domingo, 22 de maio de 2011

Vem aí nova coleção para aprender a fazer mangá

Editora Criativo  está preparando uma coleção de seis volumes com dicas de desenho aplicadas ao estilo dos quadrinhos japoneses. É o  Curso Prático de Mangá, do veterano e premiado quadrinhistaArthur GarciaDesenhista oficial dos quadrinhos nacionais licenciados de Street Fighter pela Editora Escala  durante quase 3 anos, Arthur (que domina vários estilos) também publicou diversos fascículos com aulas de mangá e várias HQs, sendo um dos destaques seu álbum Nosferatus (Ed. Opera Graphica). Em breve a editora irá anunciar a data de lançamento do primeiro volume, já em fase de acabamento.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Terror na porta das escolas

Clique na imagem para ampliar!
A série sobre o terror das drogas na porta da escola, publicada pela editoria de Polícia, conta hoje com uma história em quadrinhos com relatos dos estudantes que são vítimas de assédio dos traficantes no entorno de colégios particulares e públicas. A segunda parte da série foi publicada na página 35 da edição de hoje, 18 de maio de 2011.
Confira abaixo a página com textos de Renato Gava, edição de Felipe Bortolanza, diagramação de Carlos Ismael Moreira e ilustrações de Marcelo Oliveira.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIÁRIO GAÚCHO

Gibiteca de Santo André realizará a exposição Tex 500 - Brasil

Gibiteca de Santo André/SP realizará, no segundo semestre deste ano, a exposição Tex 500 - Brasil, evento que celebrará a publicação de 500 edições do gibi do ranger da Sergio Bonelli Editoreno País, marca a ser alcançada no próximo mês de junho.
Dentre as atrações, haverá exibição de artigos colecionáveis, palestras, cosplay de faroeste e mais.
O evento, que tem o apoio da prefeitura de Santo André, acontecerá entre os meses de agosto e outubro, em dias ainda não definidos.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Site japonês disponibiliza mangás gratuitos e autorizados

Eis uma dica para conhecer alguns mangás gratuitamente sem recorrer à pirataria ou a serviços de fãs. O renomado autor Ken Akamatsu (Negima)  lançou neste ano um site para publicar gratuitamente mangás que já saíram de circulação e cujas editoras não pretendem mais reimprimir.


Com autorização de seus autores, com quem divide os lucros com publicidade, Ken Akamatsu inaugurou o projeto disponibilizando em formato PDF seu mangá Love Hina, já publicado no Brasil pela Editora JBC. Várias séries estão disponíveis. Obviamente, tudo está em japonês, mas já foi anunciado que traduções serão lançadas. Uma ótima oportunidade para conhecer trabalhos interessantes fora dos modismos, como a desconhecida (no ocidente) Boo Boo, de Masako Yoshi. Visite o site.


PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

quarta-feira, 18 de maio de 2011

4º Mercado de Pulgas - Guia dos Quadrinhos

Após três edições bem-sucedidas, o evento Mercado de Pulgas está de volta para agitar o universo dos leitores e colecionadores de quadrinhos. Uma iniciativa do site Guia dos Quadrinhos (www.guiadosquadrinhos.com), o maior banco de dados sobre revistas em quadrinhos da internet brasileira, o Mercado de Pulgas já provou-se um grande sucesso, atraindo mais e mais público a cada nova edição e atraindo a atenção da mídia.
Em anos anteriores, foram trocados ou negociados, no evento, edições raras de títulos nacionais e importados, mangás, vídeogames, cards, figurinhas, livros, RPGs, DVDs, figuras de ação e outros item colecionáveis. No passado, entre algumas raridades encontradas no evento, estavam o número um de Mickey da Editora Abril, que foi vendido por 3 mil reais; edições originais da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller; os encadernados importados da série Miracleman, de Alan Moore; edições da lendária revista O Gibi; a quadrinização de Guerra nas Estrelas lançada pela Bloch Editores em 1977; e revistas de editoras do passado como EBAL e GEP. Para esta edição, a organização promete outras preciosidades, muitas delas por preços muito abaixo da média.
O Mercado de Pulgas também é um grande espaço para que leitores e colecionadores possam se divertir e trocar ideias e informações com pessoas que têm os mesmos interesses. Durante toda a duração do evento, como atração extra, haverá sorteios de álbuns em quadrinhos para os visitantes. O último evento teve a presença de personalidades como o ator Felipe Folgosi (Os Mutantes, Acredite se Quiser); o desenhista Renato Arlem (Superman, Surfista Prateado) e o editor dos tìtulos Disney na Abril, Paulo Maffia.
A entrada é gratuita, mas para os que desejam vender ou trocar seus materiais é preciso reservar um stand para exposição no email eventohq@guiadosquadrinhos.com.
O 4º Mercado de Pulgas – Guia dos Quadrinhos tem apoio da Devir Livraria e da Terramédia e ocorrerá em 04 de junho de 2011, das 11h às 17h, no Salão Devir, localizado na Rua Teodureto Souto, 624, no bairro do Cambuci, próximo à Av. Lins de Vasconcelos, na altura do número 750. Para chegar lá usando transporte público, é fácil: basta tomar o metrô linha Norte-Sul e descer na Estação Vila Mariana. Depois, é só tomar qualquer ônibus que desça a Av. Lins de Vasconcelos.
O Organizador
Com cerca de 78 mil edições, mais de 17 mil capas, 19 mil pessoas cadastradas e 70 mil visitantes por mês, o Guia dos Quadrinhos reúne o maior acervo sobre HQ's publicadas no país. Ao acessar o site, o internauta pode pesquisar por título, editora, artista, personagem, arco de histórias, o nome original, além de incluir suas coleções e pesquisar no banco de dados raridades do mundo dos quadrinhos. Criado pelo designer e leitor de quadrinhos, Edson Diogo, o Guia dos Quadrinhos já tornou-se uma referência internacional para pesquisadores de quadrinhos e foi até mesmo indicado ao troféu HQ Mix. Atualmente, o site também conta com um blog (www.guiadosquadrinhos.com/blog) que apresenta notícias, matérias e entrevistas com profissionais dos quadrinhos no Brasil e no exterior.
Serviço:
4º Mercado de Pulgas – Guia dos Quadrinhos
Data: 04/06/2011
Horário: 11h às 17h
Local: Salão Devir
Endereço: Rua Teodureto Souto, 624, - Cambuci – São Paulo
Entrada: Gratuita
Mais informações e cadastro de vendedores através do e-mail: eventohq@guiadosquadrinhos.com

Divulgação:  
Brasil Expressa Comunicação
Tel.(11) 3871-0484/3081-3270
Dinah Sales de Oliveira dinahsol@brasilexpressa.com.br
Maurício Mellone mmellone@uol.com.br
www.brasilexpressa.com.br                         

André Diniz comenta O Morro da Favela, da editora Barba Negra

O Morro da Favela (formato 17 x 24 cm, 128 páginas, R$ 39,90) conta a história de como Maurício Hora, morador do Morro da Providência, usou a fotografia para mudar sua vida e o mundo ao seu redor. 

"Por que você não sai da favela?" - Essa era a pergunta mais frequente que os amigos, do morro e do asfalto, faziam para o fotógrafo Maurício Hora, morador do Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Para entender melhor sua origem, Mauricio começou uma pesquisa sobre a comunidade do Morro da Providência, conhecido como Morro da Favela, a primeira favela brasileira, nascida em 1897. 

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Vai um animezinho aí?

O anime é recente em terras tupiniquins, mas tem uma história longa onde foi criado, no Japão. O desenho japonês começou a surgir por volta de 1950, da junção da arte gráfica nipônica e do mangá – que é a história em quadrinhos do país do sol nascente. Os desenhos mais contemporâneos são bem diferentes, tanto nos enredos quanto no desenho dos personagens, com muito mais cor e ação. No Brasil, ficaram conhecidos “Cavaleiros do Zodíaco”, “Dragon Ball”, “Pokémon” e “Sailor Moon” – só para citar os mais famosos. Séries como “Speed Racer”, “Zillion”, “Candy Candy”, “Jaspion”, “Changeman”, “Jiraiya”, National Kid” e “Ultraman” eram verdadeiras febres para a geração de crianças dos anos 80 e são chamados de Tokusatsu, algo como animações com efeitos especiais.

Com o intuito de difundir a arte japonesa e levar ao público Otaku – termo usado para designar os fãs do anime – ou para quem quer conhecer as produções nipônicas, o Grupo Animangá, em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), realiza todas as terças-feiras o Cine Otaku Norte. As sessões acontecem no 3° andar do Centur, na sessão Audiovisual da Biblioteca Pública Arthur Vianna, das 14h às 18h, com entrada franca.

Muitos pais acompanham os filhos nas sessões do cine, interessados em saber que tipo de influência os animes podem trazem para a formação das crianças e adolescentes. Segundo João Fernandes, a importância dos animes vai além da simples diversão. O gênero é o retrato de uma cultura pop, que envolve todas as faixas etárias. “O Cine Otaku exibe animes de percepção mais arrojada, com uma realidade mais globalizada como é a do Japão”, diz.

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

terça-feira, 17 de maio de 2011

HQ nacional terá Segunda Guerra Mundial como tema

Escrita e desenhada pelo paulistano Julius Ckvalheiyro, a obra Guerra 1939-1945 (formato 21 x 27 cm, 136 páginas, R$ 29,90) retrata a Segunda Guerra Mundial com desenhos realistas. 

A obra traz seis histórias, cada uma delas introduzida por um texto de contextualização e narrada sob o ponto de vista de personagens que participaram do conflito: soldados, pilotos de avião, kamikazes e prisioneiros de campos de concentração. 

O resultado final é um panorama singular e realista da Segunda Guerra. Julius, que estreia como autor, espera que o livro não deixe que as pessoas esqueçam da guerra e suas atrocidades. 

O álbum é um lançamento da Conrad Editora e está programado para este mês de maio. 

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

20 anos da Gibiteca Henfil


A Gibiteca Henfil  está comemorando 20 anos de existência e serviços prestados aos admiradores, fãs, pesquisadores e profissionais de HQ. Uma extensa maratona de eventos está sendo organizada, para durar até dezembro. E essa festa começa no próximo dia 19 de maio (quinta), com a presença de Ivan Cosanza, filho de Henfil, que dará palestra às 20h00, seguida da abertura da mostra Henfil nos 20 Anos da Gibiteca, uma homenagem ao famoso cartunista brasileiro. A exposição vai até 17 de julho, mas muita coisa ainda vai rolar no espaço da gibiteca, que iniciou atividades dentro da Biblioteca Viriato Correia, na Vila Mariana e, desde 1999, funciona dentro do Centro Cultural São Paulo. O CCSP fica na Rua Vergueiro, 1000, ao lado da Estação Vergueiro do Metrô, em São Paulo, capital. Visite o site.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Gibiteca faz encontro dos amantes de HQ


De quadro a quadro, com falas em balões, a Gibiteca Mais Cultura (Campo Grande - MS) espera despertar a imaginação dos amantes das histórias em quadrinhos. No sábado (21), o lugar que é Ponto de Cultura abre as postas a partir das 17h para um encontro dos amantes de HQ, para troca de gibis e outras atividades. O evento visa o intercâmbio cultural e pretende fomentar discussões sobre o incentivo a leitura, além de oferecer oficinas de desenho e dar início à elaboração de um gibi sobre a história de Campo Grande. A Gibiteca fica na Rua Sacramento esquina com a Rua Francisco Barbatto, no Bairro São Francisco.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO CORREIO DO ESTADO

Site ajuda a fazer histórias em quadrinhos

Se você sempre quis fazer uma história em quadrinho, mas nunca soube desenhar, o site Pixton é uma saída para você. A página permite criar histórias, diálogos e desenhos e produzir uma HQ.
Para começar a brincar, basta fazer uma conta. Depois, é só sair desenhando. E o melhor: o site é em português.
Rosana Hermann, jornalista e blogueira do R7, conta no quadroRosana Indica que recebeu a dica de um seguidor no Twitter.
Mas, além de mandar a dica, o fã não parou por aí. Ele também fez uma história em quadrinhos inspirada no próximo livro de Rosana, Um passarinho me contou.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO R7 NOTÍCIAS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mauricio de Sousa no Centro Cultural da Juventude


A extensa obra do quadrinhista e empresário Mauricio de Sousa será tema de uma mesa redonda no CCJ, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. “Diálogos com Mauricio de Sousa” é uma atividade que faz parte das comemorações pelos cinco anos do espaço CCJ. 


A mesa redonda sobre Mauricio de Sousa terá, além da presença do próprio, os convidados Alvaro de Moya e José Alberto Lovetro, o JAL, ambos quadrinhistas e pesquisadores. O papo vai acontecer no Espaço Sarau, dentro do CCJ, no dia 21 de maio (sábado), das 11 às 13h00, com entrada franca. O CCJ fica na Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de SP, capital. 

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

A biografia não autorizada do pato mais rico do mundo


Neste mês, no gibi Tio Patinhas, um burburinho agita a cidade de Patópolis. Graças ao lançamento de um livro que conta "a verdadeira história" do pato mais rico do mundo.

Em Patinhas sem censura, HQ de abertura da edição, a imagem do velho muquirana é manchada em sua biografia não autorizada, cujo conteúdo virou motivo de chacota e humilhação contra a Família Pato, que procura a todo custo o misterioso autor do livro.

Mais quatro histórias completam a edição, incluindo Imperador autônomo, que traz um crossover com muitos personagens, incluindo alguns que andavam ausentes dos gibis Disney, como o Capitão Mobidique.

Tio Patinhas # 550, publicação da Editora Abril, tem 80 páginas e custa R$ 4,95. A distribuição é nacional.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Inscrições do concurso literário ‘Lição de Cidadania’ são prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 31 de maio as inscrições para o 1º concurso literário “Lição de Cidadania”, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Os interessados devem se encaminhar ao setor de formação da Secretaria de Educação, das 8h às 12h ou das 14h às 17h. 

O concurso é voltado para estudantes, que podem participar nas categorias poesia (alunos da 4ª série e 5° ano) e História em Quadrinhos (4° ano). O tema dos trabalhos deve ser a história dos tributos ou a importância deles. Estudantes Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1° segmento, participam na categoria campanha educativa, que deve abordar a preservação do patrimônio público. 

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados, respectivamente, com uma bicicleta, uma máquina fotográfica digital e um MP5. Na mesma ordem de classificação, os professores deles receberão um netbook, uma máquina fotográfica digital e um aparelho celular. Já as escolas onde estudam cada um dos que conquistaram a primeira colocação receberão uma máquina fotográfica digital.

PUBLICADO ORIGINALMENTO NO EDUCAÇÃ & CARREIRA

NOVO PROGRAMA DE TV SOBRE QUADRINHOS


Leia o release:

Depois de uma controversa entrevista no Jô Soares, PH está de volta à internet e parece que terá de acertar as contas com a direção, por não ter se comportado direito na famosa atração global. Vestido de Hannibal Lecter, usando focinheira e algemado, PH mal conseguirá dizer que o Top TV Web, agora se chama Crash TV. Este foi o nome escolhido pelos internautas, para a quarta edição deste clássico programa digital. Acompanhado da Mulher Maravilha, PH apresenta matérias sobre Thor e Thundercats, além de mostrar uma visita que fez a loja Forbidden Planet em Nova York. É diversão e informação na certa.
 
Para conferir, clique aqui!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mauricio de Sousa na Academia Paulista de Letras

No dia 12 de maio, em uma cerimônia especial, foi oficializada a entrada do quadrinhista e empresário Mauricio de Sousa na Academia Paulista de Letras. Escolhido pelo conjunto de sua obra, Mauricio foi o primeiro quadrinhista a ser incluído entre os imortais da academia. Mérito tanto para o criador da Turma da Mônica  quanto para sua equipe de autores que produz mensalmente centenas de páginas de HQs para as bancas, além de diversos gibis educativos para campanhas governamentais. Mauricio também assinou os livros autobiográficos “Navegando nas Letras”, com um texto direto, seguro e cheio de emoção.

Conheça melhor a Academia Paulista de Letras através do site da instituição.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Inauguração da Quadrinhoteca Alvaro de Moya

Nesta sexta, dia 13 de maio, será inaugurada a Quadrinhoteca Alvaro de Moya, dentro do espaço do Centro Cultural Eloyr Pacheco, em Curitiba (PR).

O ilustre convidado será o homenageado Alvaro de Moya, que dará palestra no dia 14, sábado às 14h00. O tema será “50 Anos dos Anos 50”, uma alusão à primeira mostra sobre Quadrinhos registrada no mundo, do qual ele foi um dos organizadores. Em seguida, às 16h, haverá sessão de autógrafos.
A realização é do Centro Cultural Eloyr Pacheco em conjunto com a AQL - Associação dos Quadrinhistas de Londrina e com o apoio da Linha Clara Escola de Artes, Revistaria Odisseia e Terceira Arte Cursos e Eventos. O Centro Cultural fica na Av. Jorge Casoni, 2242 - Centro – Londrina/ PR. Visite o site

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA