quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os cartunistas Custódio, Fernandes e Gilmar apresenta o projeto "Pintando o 5" no projeto O Autor na Praça

Imagine três cartunistas/desenhistas experientes, um imenso painel ou tela em branco, vários materiais de desenho ao som de música de DJ. Aí você acrescenta o público, que é chamado a escrever em papelotes temas de desenhos que serão sorteados para que os desenhistas improvisem e desenhem na tela. Mas há um detalhe: a cada cinco minutos, tudo muda, outro tema é sorteado e o desafio continua até a tela ser completada, em pelo menos 45 minutos de intervenção artística. Este é o evento Pintando o 5, que os cartunistas Gilmar, Luis Carlos Fernandes, e Custódio Rosa vão apresentar mais uma edição no Espaço Plínio Marcos, na feira de Artes da Praça Benedito Calixto, no próximo sábado, 3 de março. Premiado pela Secretaria de Cultura com o ProAc 2011, este projeto buscou inspiração em eventos do gênero que acontecem nos EUA, geralmente em casas noturnas e lugares fechados, com grande sucesso de público e com premiações em dinheiro. Para a implantação do projeto em São Paulo, houve uma adaptação, levando o evento a lugares públicos e abertos, e possibilitando a participação da platéia, que também terá chance de desenhar em um segundo “round” do desafio, através de inscrição na hora. E ninguém recebe premiação: profissionais e público participam pela alegria de participar. Com este desafio, os autores do projeto pretendem levar um pouco de arte para o meio da rua, e mostrar que longe das galerias e museus, as telas, canetas e pinceis devem estar ao alcance de qualquer um, sem, necessariamente, ter que usar paredes de particulares para isso. Na ocasião os cartunistas Custódio e Gilmar também vão autografar seus livros: “Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína” e “Ocre - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas”. O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011. Saiba mais sobre “Pintando o 5”: www.pintandoo5.wordpress.com e informações sobre os artistas abaixo.

O Autor na Praça recebe o projeto “Pintando o 5”.
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito CalixtoPinheiros
Dia 03 de março de 2011, sábado, a partir das 15h. (evento em espaço aberto ao público).
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 7105 0551 - oanp@uol.com.br
Realização: Edson Lima & AAPBC. Apoio: AEUSP, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.
O projeto “Pintando o 5” é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011.

Gilmar - É cartunista, tem mais de 40 anos, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros. É autor de cinco coletâneas de tiras, três delas adotadas pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas. O livro mais recente: “Ocre - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas”. Recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e em 2006 conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog com a Charge “Matou Morreu”. Saiba mais: www.gilmaronline.zip.net.

Fernandes - Cartunista, caricaturista, chargista, quadrinhista e outros “istas ”… entretanto o artista, acredita que é ilustrador, além de escultor nas horas vagas. Faz artes desde outubro de 1959, quando nasceu em Avaré, interior de São Paulo. Faz 32 anos que publicou pela primeira vez e desde esse tempo ganhou 41 prêmios nos salões de humor, entre eles os HQMixs de “Melhor ilustração infantil” da coleção Castelo RáTimBum (1997) e “Melhor caricaturista do Brasil”(2010). Saiba mais: www.caricaturasfernandes.blogspot.com.

Custódio - Paulistano, 44 anos, cartunista, faz cartuns, quadrinhos, roteiros, tiras e animações ha 22 anos. Pela Agência Estado publicou charges políticas em 55 jornais no Brasil, autor do livro “Manual do Sexo Virtual”, e de várias colaborações em revistas e álbuns de quadrinhos. Recebeu prêmios em Volta Redonda, Amazônia, Brasília e no Canadá. Venceu o Prêmio de Tiras do Jornal Estado de São Paulo em 2008. É autor do álbum de quadrinhos “Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína”, (Vencedor do ProAC 2008). Atualmente faz animações semanais sobre a cidade de São Paulo para a Tv Câmara (SP). www.custodio.net.

MAIS UM TRAILLER DOS VINGADORES!!

Novo trailler dos Vingadores. Os nossos alunos estão ansiosos para assisti o filme no cinema!


Batman é eleito melhor herói de Histórias em Quadrinhos

Não foi preciso escalar paredes, ser super forte, soltar raios laser pelos olhos ou ser mais rápido do que uma flecha para que Batman, um dos poucos herois que não tem nenhum super poder, ser eleito o melhor herói de revistas em quadrinhos pelos leitores da revista Comic Heroes.
-
Mesmo não tendo nenhuma habilidade excepcional, o Cavaleiro das Trevas conquistou seus fãs, baseado em seu cinto com diversas utilidades, um mordomo simpático e uma conduta moral rigorosa. Além disso, em suas histórias Batman enfrenta alguns dos melhores vilões de todos os tempos como o Coringa, o Charada e o Pingüim, que tornam a busca do herói por justiça muito mais interessante.
-
Em entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian, o editor Jes Bickman daComic Heroes, explicou que não foi uma surpresa Batman, criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger ter conquistado o primeiro lugar na lista. “Batman não tem nenhum super poder; tudo o que ele consegue é por sua mente, inteligência e habilidades físicas. Ele é sombrio, conflituoso e trágico e mesmo assim nada menos do que o melhor de nós.”, disse o editor ao The Guardian.
-
Em segundo lugar ficou o Homem Aranha e em terceiro o Super Homem. O mutante com garras de adamantium embaixo da pele, Wolverine, também foi lembrado, ficando com o quarto lugar. Uma das maiores surpresas dessa lista é Tintin, o jovem detetive do francês Hergé que aparece em sexto lugar. A ausência do bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro, é notável, mas tendo que escolher apenas dez, é claro que alguns personagens incríveis teriam que ficar de fora. A Mulher Maravilha, em oitavo lugar, é a única representante feminina.
-
Essa não foi a primeira lista criada para ranquear personagens dos quadrinhos.  O Super Homem, normalmente, aparece como favorito e conquistou o primeiro lugar nas listas publicadas pela revista Empire em 2008 e na IGN

Veja abaixo a lista com os dez mais votados na eleição da "Comic Heroes":
1. Batman
2. Homem-Aranha
3. Superman
4. Wolverine
5. Juiz Dredd
6. Tintim
7. Capitão América
8. Mulher Maravilha
9. Spirit
10. Coisa

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO MONET

Campanha pró-saúde usa 'mortos-vivos'

Uma pesquisa informal conduzida na internet indicou que 95% das pessoas que leram uma história em quadrinhos sobre um apocalipse zumbi se diziam preparadas para lidar com qualquer tipo de situação de emergência nos Estados Unidos. Os entrevistados afirmaram que sabiam como funcionaria a resposta do governo para uma epidemia, conseguiriam preparar um kit de emergência e saberiam como obter informações sobre prevenção e combate a qualquer ameaça. Tudo graças à HQ sobre mortos-vivos. Por mais cultuados como fenômeno pop que os zumbis tenham se tornado, o tema ganhou contorno mais sério e foi usado como metáfora de ameaças reais pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças do governo dos Estados Unidos (CDC, na sigla original), que se baseou em ficções como a série “The Walking Dead” para criar sua campanha de informação mais bem-sucedida, incluindo um portal de informações e a HQ sobre o tema (veja aqui a HQ, em inglês). “Este foi o primeiro projeto a se tornar realmente viral e atrair tanta atenção”, explicou Maggie Silver, pesquisadora do CDC e autora da campanha da agência americana que usou zumbis como metáfora, em entrevista ao G1. “No começo, estávamos nervosos sobre como as pessoas veriam a campanha, mas zumbis foram uma ótima metáfora para emergências reais”, disse. Segundo ela, a campanha mostrou que uma agência governamental pode ter senso de humor, mesmo ao abordar um assunto muito sério. “Pode ser a melhor forma de levar a informação para as pessoas e fazer com que elas se interessem pelo assunto”, disse. Com os zumbis, ela explicou, foi possível levar para as pessoas a informação de que, “seja um apocalipse zumbi, um furacão ou um terremoto, o importante é estar preparado, pois isso pode ajudar na sobrevivência a emergências em geral”, disse.


LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

II Seminário “Linguagem e Escola” - 27 e 28 de março de 2012

II Seminário “Linguagem e Escola” - 27 e 28 de março de 2012 
Evento do Grupo de Pesquisa FALE
FACED-UFJF

27/03 (terça)

13h – ENTREGA DE MATERIAL
13h30 – ABERTURA
14h – Minicurso com a Profa. Dra. Stella Maris Bortoni-Ricardo (UnB) - Da
fala para a escrita, os doze trabalhos de Hércules
17h30 – lançamento de livro “Dos dialetos populares à variedade culta”, 
de Lúcia Cyranka, e lançamento da Revista Educação em Foco temática: 
“Linguagem na Escola”, dos integrantes do Grupo de Pesquisa FALE.

28/03 (quarta)

9h – Minicurso com a Profa. Dra. Stella Maris Bortoni-Ricardo (UnB)
12h – Encerramento e entrega de certificado

Inscrições abertas (e limitadas): 40,00

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.ufjf.br/fale

Para o Alto e Avante! Uma análise do universo criativo dos super-heróis

O livro Para o Alto e Avante! Uma análise do universo criativo dos super-heróis, de Iuri Reblin foi minha leitura de férias, mas não tive oportunidade de postar aqui alguns comentários sobre a obra, justamente porque não queria me limitar no "é muito bom, recomendo". O livro não é muito bom, ele é excelente. A temática é muito abrangente, o texto bem escrito e tem passagens ótimas, sacadas geniais. 

No livro, o autor analisa o universo dos super-heróis a partir das ciências humanas (sociologia, antropologoa, teologia, filosofia) e o faz de uma forma original. Fala dos super-heróis a partir de suas características (suas motivações, dilemas, seu caráter) e analisa as a partir de uma visão crítica. Ele revela um universo mitológico repleto de símbolos e significados. É um livro que pode ser lido tanto por pessoas que simplesmente gostam de quadrinhos quanto por pesquisadores. 

Algumas passagens eu considerei marcantes. Uma delas é o capítulo Transgressão das fronteiras: o intercâmbio dos super-heróis americanos  em outras culturas e a gênese de super-heróis nacionais e o capítulo final, Perspectivas religiosas nos super-heróis.

Agora eu tenho que terminar de ler o segundo livro, Super-heróis, cultura e sociedade, cuja leitura eu tive que interromper por conta de uma pesquisa que realizei nas férias.

Iuri Reblin estará aqui em em Leopoldina, nos dias 30 e 31 de março, para o III Seminário sobre quadrinhos, leitura e ensino e para o I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. Os livros dele, possivelmente, estarão à venda. Fica a dica para quem for participar dos dois eventos.

Sobre o autor:

Iuri Andréas Reblin nasceu em Porto Alegre, na madrugada de uma segunda-feira chuvosa, no dia 22 de maio de 1978. Filho de um teólogo e de uma pedagoga, residiu no Estado do Espírito Santo e de Santa Catarina. Ingressou no curso de bacharelado em teologia no ano de 1996, na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS. Durante o ano de 2001, aprofundou seus estudos teológicos em um intercâmbio realizado com a Ludwig-Maximilians Universität, em Munique. Formou-se em dezembro de 2003. Em agosto de 2005, iniciou seu mestrado no então Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, em Sao Leopoldo. Sua pesquisa esteve direcionada ao pensamento teológico de Rubem Alves, enfocando a existência e as nuances de uma teologia do cotidiano. Paralelamente, realizou vários estudos sobre os super-heróis, tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Concluiu seu mestrado em 2007 e, desde então, vem atuando como pesquisador, sobretudo, nas seguintes áreas: teologia e indústria cultural, teologia e cotidiano. Iuri defende sua tese de doutorado agora, 09 de março de 2012.

Lançamento de livro e exposição na Casa de Leitura

O escritor e artista plástico Luiz Lopez estará lançando o seu livro "O azul da poesia", acompanhado de uma exposição das ilustrações originais, no dia 07 de março, às 20:00h na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 _ Centro), em Leopoldina-MG. Esse evento tem o Apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Patrocínio da Energisa-MG.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Livro se dedica a analisar a obra de Edgar Franco.

O pós-doutor em artes pela UNESP e professor da UFBP, Elydio Santos Neto, escreveu o trabalho que conta com textos analíticos, entrevistas com o artista e ainda 4 Histórias em Quadrinhos selecionadas por ele e uma  quinta inédita Criada por Franco exclusivamente para o livro. A obra é um lançamento da Editora Marca de Fantasia, ligada ao programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB.
 
O lançamento acontece dia 02 de março de 2012 às 19:00 na Comic House em João Pessoa na Paraíba com a presença de Edgar Franco. Também seráo lançados no mesmo dia a segunda edição do livro "História em Quadrinhos e Arquitetura" (Edgar Franco) e o sexto número da revista "Artlectos e Pós-humanos" com HQs inéditas de Edgar Franco.

O livro está sendo publicado pela Marca de Fantasia. Visite o site da editora, clicando aqui.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A série Boule & Bill será adaptada para o cinema

A editora Dargaud anunciou que a série Boule & Bill, personagens criados por Jean Roba, em 1959, será adaptada para os cinemas.
O filme terá roteiro de Franck Magnier e Alexandre Charlot, escritores de Bienvenue chez les Ch'tis, comédia que foi um enorme sucesso de bilheteria na França, em 2010. Anteriormente, o roteiro do projeto estava nas mãos de Christopher Turpin.
Estão no elenco Franck Dubosc e Marina Foïs. A película será lançada em abril de 2013.
O 33º álbum de Boule & BillÀ L'Abordage!!, foi publicado na França em setembro de 2011, com arte de Laurent Verron.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Gibiteca de Curitiba promove oficina gratuita de cosplay

A Gibiteca de Curitiba promome nos dias 25 de fevereiro e 3 de março (sábados), das 14h às 18h, uma oficina de “cosplay”,
atividade que consiste em se fantasiar de personagens de qualquer mídia – passando por heróis de histórias em quadrinhos, games, desenhos animados, filmes, seriados, figuras históricas e até personagens criados para RPG (Role Playing Game).

O “coswork”, aberto a pessoas com idade a partir de 15 anos, é gratuito e tem vagas limitadas. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3321-3250.

O “cosplay”, que conquista novos adeptos a cada dia, estimula a imaginação dos participantes. Nesta oficina, serão fornecidas informações sobre escolha de personagens, definição de versão, escolha de materiais e confecção das fantasias, além de adaptações de detalhes, entre outros itens que formam a extensa lista de elementos da brincadeira.

Serviço:
Oficina de “cosplay” (coswork)
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Data e horário: dias 25 de fevereiro e 3 de março de 2012 (sábados), das 14h às 18h.
Inscrições gratuitas
Vagas limitadas
Informações: (41) 3321-3250
PUBLICADO ORIGINALMENTE EM O NOTICIADO

Coleção de quadrinhos achada em sótão é leiloada por US$ 3,5 milhões

Uma coleção de histórias em quadrinhos que haviam sido encontradas em um porão arrecadou US$ 3,5 milhões em um leilão em Nova York na quarta-feira (23).
Os 345 gibis foram comprados nos anos 1930 por Bill Wright, do Estado americano de Virgínia, quando ele era garoto. Wright morreu sem nunca ter dito à família que possuía os gibis.

As histórias em quadrinho passaram 17 anos no porão da casa de Wright, na cidade de Martinsville, sem nunca terem saído do lugar. No ano passado, elas foram descobertas durante uma faxina no local por um dos seus parentes, que colocou tudo à venda.

Uma cópia da edição de número 27 do gibi Detective Comics, que foi comprada por Wright por dez centavos em 1939, arrecadou o maior valor no leilão de quarta-feira: US$ 523 mil, ou quase R$ 900 mil.

A edição é famosa por ser a primeira aparição do herói Batman.

Outro gibi - o número um da Action Comics, de 1938 - foi vendido por US$ 299 mil (mais de R$ 510 mil). O quadrinho é o primeiro com o Super-homem.

'Este episódio já conquistou um lugar na história das grandes coleções de quadrinhos', disse Lon Allen, que é diretor da Heritage Auctions, a empresa que leiloou os gibis.

Segundo ele, a 'incrível' coleção é uma prova de que Wright tinha um dom para comprar os gibis mais valiosos.

Especialistas afirmam que outro fator que valorizou a coleção é o fato de ela ter sido montada quando o dono ainda era garoto. A s informações são G1. PUBLICADO ORIGINALMENTE NO CORREIO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dica do Pedro Bouça: Como seria se Hergé tivesse feito o primeiro filme de Indiana Jones

Figuras célebres como Picasso e Fidel ganham biografias em HQ

Nos últimos tempos saíram na Europa biografias em quadrinhos de figuras como Virginia Woolf, Sigmund Freud, Pablo Picasso e Fidel Castro. E também de figuras importantes, mas menos pop, como os poetas Lautréamont e François Villon ou Françoise Dolto, fundadora da psicologia infantil francesa.

Apaixonados por biografias e por quadrinhos, os franceses viram crescer um filão que apelidaram de "biograficafias" (biografias+gráficas). Aos poucos, elas vão aportando no Brasil. "Freud" sai pela Companhia das Letras no segundo semestre, e "Castro" (único título não francês da leva) já está nas livrarias, publicado pela 8Inverso.

A informação é da reportagem de Chico Felliti, publicada na edição desta quinta-feira daFolha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
"Estamos negociando com editoras brasileiras, vamos assinar até 10 de março", afirma Julie Birmant à Folha.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NA FOLHA ILUSTRADA

Chegamos a 500 mil acessos!!!

Gente! Cheguei a sonhar com este dia!!!
Chegamos a 500 mil acessos!!! Meio milhão de visitas!!! 
Agradeço todos que tem nos acompanhado desde 2007. É muito bom poder comemorar o aniversário do blog da Gibiteca com um número tão elevado de visitantes.

Agora é esperar pelo UM MILHÃO!!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Área dedicada ao Egito é aposta do Parc Astérix para 2012

O Parc Astérix, a 35km de Paris, inaugura em 7 de abril deste ano uma área inteira dedicada ao Egito em suas dependências. A grande atração do espaço deve ser a montanha-russa Oziris, de mais de 40 metros de altura.

Além da Oziris, que promete muitas emoções para quem gosta desse tipo de brinquedo, com várias inversões, túneis e loopings, outras atrações que remetem ao país, além de exposições e lojinhas também estão previstas. Segundo declarações de Pascal Fliche, diretor do parque, durante a apresentação do projeto, a escolha do tema remete à HQ "Asterix e Cleópatra", que relata as aventuras do famoso personagem no Egito, e é, "de longe" a mais vendida de toda a série.

O parque já conta com áreas dedicadas aos romanos, gauleses, gregos e vikings.


Confira a publicação original e veja imagens do parque, clicando aqui!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

III SEMINÁRIO SOBRE QUADRINHOS, LEITURA E ENSINO

É com muita alegria que estamos aqui, nesta segunda-feira de carnaval, anunciando o lançamento do III Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino. O encontro entre professores e pesquisadores ocorrerá no dia 30 de março de 2012 (sexta-feira), no auditório do CEFET e está sendo patrocinado e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina.

Nas suas versões anteriores (2007 e 2008) reuniu professores e especialistas para discutirem a aplicação dos quadrinhos nos mais diversos níveis do ensino – da educação infantil ao ensino médio – assim como nas mais diversas disciplinas – das ciências humanas às exatas. A iniciativa cabe à Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, fundada em 2007 e foi um grande sucesso em suas duas versões.

Para este terceiro evento, a Escola e seus parceiros pretendem dar continuidade ao projeto com um dia todo voltado para leitura, educação e quadrinhos, onde o tema central será Teoria, experiência e prática. Além de palestras selecionadas, com mestres e doutores de várias partes do Brasil.

Um pouco da nossa história
É importante destacar que a inciativa da Gibiteca foi acolhida pela Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, no ano de 2006, sendo que nosso projeto tinha por finalidade ser autônomo, que se mantivesse com seus próprios recursos e a partir da ajuda da comunidade, por meio de doações. Cerca de 95% do nosso acervo, que atualmente beira a 6000 revistas em quadrinhos, dos mais variados títulos, foi conquistado por meio de doação.

No ano de 2007, uma semana após a inauguração da gibiteca, no dia 18 de maio, tivemos nosso I Seminário, em 2008, o segundo. Agora, estamos retornando com nossa terceira edição, trazendo novos palestrantes e recebendo antigos parceiros. Nossa gibiteca ainda mantem sua autonomia, ainda contamos com doações, com ajuda de voluntários, mas, principalmente, temos apoio da nossa direção e da Secretaria de Educação. 

De 2007 até agora, mesmo com troca de governo, mesmo com troca de diretor, nossa gibiteca sempre foi prestigiada. Se estamos fazendo nos III Seminário ele não é resultado de um trabalho isolado, mas da colaboração de todos: professores, alunos, direção, municipalidade. Começamos com uma pequena sala, hoje temos um espaço amplo.

Reaproveitamos móveis antigos e abandonados, hoje estamos recebendo mobiliário novo e podendo oferecer mais conforto aos nossos alunos e visitantes. As doações também aumentaram e, atualmente, podemos oferecer aos nossos alunos uma variedade considerável de títulos.

Enfim, se conquistamos o que temos foi por meio de um recurso muito maior do que qualquer orçamento ou verba: o recurso humano. É este recurso humano que queremos agradecer através no nosso III Seminário, que irá contribuir com a formação dos nossos professores, incentivar a leitura dos nossos alunos e, se tudo der certo, contribuir para elevar a qualidade da educação no nosso município.

Programação

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cinquenta anos de Homem Aranha



Homem-Aranha comemora 50 anos da primeira publicação

Que os super-vilões não nos ouçam. Vai que eles ficam sabendo e, malévolos, resolvem estragar esta festa.

É que, em agosto deste ano, o Homem-Aranha faz aniversário: 50 anos de publicação, desde a auspiciosa aparição no número 15 da revista "Amazing Fantasy".

"Amigão da vizinhança", "cabeça de teia" ou, para os íntimos, "Aranha". O herói colecionou, em cinco décadas de ação, epítetos vários.

Reuniu fãs, também, aos quais o aniversário traz novidades. A data motivará edições especiais, como a saga "Ends of the Earth" (fins do mundo) --em que o Aranha deve ganhar uniforme novo para enfrentar o Sexteto Sinistro, agremiação de seis de seus arqui-inimigos (Homem-Areia, Electro, Mistério, Camaleão, Rino e Dr. Octopus).

Também balangará nas telas do cinema, em "O Espetacular Homem-Aranha", novo candidato a recordista de bilheteria.

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PALESTRANTES DO I FÓRUM NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL


Waldomiro Vergueiro: Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde atua como professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Fundador e coordenador do OHQ. Membro do Conselho Consultivo e colaborador dos periódicos especializados International Journal of Comic Art e Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta, além de contribuir para as matérias dos sites Omelete ePop Corn. Organizador do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (Ed. Contexto). Lattes

Cesar Piva– Gestor cultural da Fábrica do Futuro.

Gestor cultural com experiência em políticas públicas de cultura e formação de redes sociais criativas e produtivas.
Atua na produção e gestão cultural desde 1987. Após uma longa militância política social e trajetória em produtoras culturais de Belo Horizonte, no interior mineiro e na Unesco no Rio de Janeiro, desde 2002 vem atuando diretamente no fortalecimento do Terceiro Setor.
Em Cataguases, Minas Gerais, coordena um programa amplo local de Cultura e Desenvolvimento local com foco no audiovisual, novas tecnologias e juventude. Um programa que tem como metas a implantação de politicas publicas e um pólo de economia da cultura na região.
É gestor cultural do Ponto de Cultura FÁBRICA DO FUTURO – Residência Criativa do Audiovisual, incubadora de diversos projetos. É gestor executivo do FESTIVAL DE VER E FAZER FILMES.
Em âmbito nacional participou da coordenação da TV TEIA dos Encontros Nacionais dos Pontos de Cultura, do PROGRAMA CULTURA VIVA, em 2006 e 2007; no conselho do Programa PONTO BRASIL da TV Brasil de 2007 a 2009.
Atualmente é do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura – CNPC, e atua nas redes de cooperação internacional: REDECINEPORT: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal e na RAIA – Rede Audiovisual Ibero Americana, com a Argentina, Chile, Bolívia e Espanha.

O Fórum promete ser tudo de bom! Participem e divulguem! Mais informações, clicando aqui!