domingo, 30 de setembro de 2012

Histórias em quadrinhos são usadas para educação sexual

O grupo de Educação e Saúde  da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apresenta neste fim de semana nos municípios de Palmeiras dos Índios e Penedo um projeto que enfoca a educação sexual por meio de histórias em quadrinhos. O projeto teve início em 2011 na cidade de Traipú e é coordenado pela professora Ruth França Cizino da Trindade.

Para a coordenadora, os gibis são considerados como ferramenta pedagógica “Os estudantes já estão familiarizados com os quadrinhos e para transmitir o conteúdo pensado de maneira mais lúdica e acessível tivemos a ideia dos gibis que foi inclusive muito bem aceita”, disse.

Os gibis são compostos por quatro volumes e enfoca os seguintes temas e títulos: “Puberdade: Algo acontece comigo”; “Fecundação: Meu corpo pode gerar uma vida?”; “Iniciação Sexual: Já estou pronto para iniciar minha vida sexual?”; e “Métodos Contraceptivos: Sou jovem e ainda não quero gerar uma vida!”.

Os quadrinhos já estão prontos para publicação e foram encaminhados à Edufal, para avaliação e distribuição. Eles ainda serão disponibilizados on-line para que se obtenha um alcance maior de leitores.

PUBLICADO NO PRIMEIRA EDIÇÃO

Evento de quadrinhos em Cuiabá terá participação de Lourenço Mutarelli

Durante os dias 2 a 4 de outubro, sempre às 19h, acontecerá, em Cuiabá/MT, um evento com o objetivo de promover bate-papos com mesas-redondas sobre o processo criativo das histórias em quadrinhos, nos quais os participantes também falarão de suas experiências pessoais.

Na próxima terça-feira, dia 2, o tema será A arte de fazer quadrinhos e os quadrinhos em Mato Grosso. Participam Gabriel de Mattos e Ricardo Leite (Ric Milk).

Na quarta, dia 3, é a vez de Lourenço Mutarelli e o processo criativo, com a participação do próprio autor.

Finalmente, no dia 4, será discutido Histórias em quadrinhos: história, leitura e educação, com as presenças de Gabriel de Mattos, Rosemar Coenga e Ariagda Moreira.
Nos três dias, a mediação dos debates será da Professora Dra. Yasmin Nadalf.
O evento acontecerá no Sesc Arsenal (Rua 13 de junho, s/nº, Centro Sul).
Quem comparecer poderá aproveitar e ver a exposição Quadrinhos em Revista, que acontecerá no local até o dia 28 de outubro e apresentará o que há de mais significativo na vasta coleção da escritora e doutora em Literaturas da Língua Portuguesa Yasmin Nadalf. A entrada é franca.

PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VOCÊ JÁ ASSINOU A LEI DO QUADRINHO NACIONAL?

O projeto de Lei de Cota dos Quadrinhos Nacionais (2006), é de autoria do ex-deputado Simplício Mário. 

PROJETO DE LEI N.º 6581/06 Estabelece mecanismos de incentivo para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais. 

Para ajudar a aprovar a lei basta ir em  http://www.peticaopublica.com.br/?pi=DQB

Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui e aqui

Quadrinhos em revista


É a exposição que se encontra no SEC/Arsenal, da Acadêmica Yasmin Jamil Nadaf, associada da nossa Academia Mato-grossense de Letras, onde ocupa a Cadeira 38. 

Ela já nos presenteou com a exposição “Almanaque”, no ano passado, a qual nos encheu de saudade, a começar com a história do Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. 

Na atual exposição a saudade, também, nos invade, uma vez que nos encontramos com os heróis da nossa criancice e juventude, sob o foco de estórias aliadas a elementos gráficos. 

Mas, de que estamos falando? Estamos falando de História em Quadrinhos, criadas por talentosos artistas ligados com a realidade do seu tempo e com a sociedade contemporânea. As HQ’s influenciaram na formação, na educação e na estruturação de ideias e do caráter pessoal do seu leitor. 

Representa mais do que a junção da literatura com figuras, interagem diversas áreas de arte, possibilitando formações expressivas que dizem respeito a temas e citações que envolvem a sociedade humana. Seus contos já fazem parte da história secular, assim como seus heróis representam muito das ideias da nossa era. 

Entretanto, a produção em série das histórias em quadrinhos só tornou-se possível no século XIX, com o nome de literatura em estampas ou romances com caricaturas; exerce, sobre as pessoas, poder de atração de desenhos e diálogos, independente de idade. 

A exposição da Acadêmica Yasmin - Quadrinhos em Revista -, destaca o relevante papel que as HQ’s conquistaram no contexto cultural, na sociedade e na História, com a participação de várias gerações brasileiras. 


Saiba mais, clicando aqui!

Notícia em quadrinhos

Quadrinho de ‘Palestina’, publicado originalmente entre 1993 e 1995, é o primeiro trabalho do ilustrador Joe Sacco, considerado o pioneiro do jornalismo em quadrinhos. 

Ótimo texto, publicado na revista Ciência Hoje, sobre jornalismo em quadrinhos, tanto para quem conhece quanto para tem curiosidade de saber o que é.  Vale a pena conferir clicando aqui!

O casamento da Mônica

Saiu até no telejornal, a coisa é mesmo séria! A revista chega nas bancas a partir de hoje. Aqui em Leopoldina, só segunda. Já pedimos para separar 03 exemplares para a nossa Gibiteca. Um só não vai dar conta, com certeza. Veja a chama em vídeo da revista n. 50 da Turma da Mônica Jovem.

Roteirista de John Constantine: Hellblazer vem ao Brasil para evento de quadrinhos


O inglês Jamie Delano virá ao 19º FestComix a convite da
Comix Book Shop e da Gal Editora para o lançamento de seu novo álbum

Conhecido e admirado pelos leitores da linha Vertigo, da DC Comics, o inglês Jamie Delano marcou época como o primeiro roteirista da revista Hellblazer, que trazia as aventuras macabras do bruxo e investigador sobrenatural John Constantine, um dos personagens favoritos dos leitores de quadrinhos adultos e de terror. Agora, os fãs brasileiros do roteirista terão a chance de conhecê-lo pessoalmente.

Delano vem ao Brasil a convite da Comix Book Shop e da Gal Editora para o lançamento de seu álbum em quadrinhos Nação Fora da Lei: Sangue entre Irmãos, que ocorrerá durante o evento FestComix, em 19, 20 e 21 de outubro em São Paulo. Mistura de faroeste moderno, suspense sobrenatatural e sátira social, o álbum conta a história de Story Johnson, um escritor de livros de aventura que volta aos Estados Unidos no início do século vinte e um, décadas após ter sido dado como morto nas selvas do Vietnã. Enquanto cruza o país para encontrar sua família, formada por foras da lei imortais que lutam contra o governo, Story descobre que os Estados Unidos tornaram-se um império decadente, dominado pelas grande empresas, pela televisão e por valores morais equivocados e corrompidos. Lançada originalmente pelo selo Vertigo, da DC Comics, e trazendo desenhos dos croatas Goran Sudzuka e Goran Parlov, a série Nação Fora da Lei é considerada por muitos como a obra-prima de Jamie Delano.

Nascido em Northampton, no leste da Inglaterra, em 1954, Jamie Delano lançou-se no mercado de quadrinhos britânico escrevendo títulos como Night Raven, Doctor Who e Capitão Bretanha. Mas logo se tornou um dos nomes mais importantes da chamada "Invasão Inglesa" ao mercado de quadrinhos norte-americano na década de 1980, ao lado de Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison e Peter Milligan. Para as editoras americanas, Delano escreveu histórias de personagens consagrados como John Constantine (foi roteirista regular da revista Hellblazer durante suas primeiras quarenta edições); Batman e Homem-Animal. Mas também criou séries próprias de grande sucesso entre público e crítica, como Visões de 2020, Mundo sem Fim, Hell Eternal: Inferno em Vida e Cruel and Unusual. Um de seus últimos trabalhos para o mercado de quadrinhos, a série sobre piratas, Rawbone, teve capas pintadas pelo brasileiro Felipe Massafera.

Durante os três dias do FestComix, Jamie Delano participará de conversas com a imprensa, de um bate-papo com os leitores e de sessões de autógrafos. Em conversa por e-mail com o editor da Gal, Maurício Muniz, o autor sobre sua vinda ao Brasil:

- Fico agradecido pela simpática recepção ao meu trabalho no Brasil e estou ansioso por visitar São Paulo e conhecer os leitores no FestComix. E os interessados são bem-vindos a me seguir pelo twitter @jamiedelano.

Organizado por Jorge Rodrigues, da Comix Book Shop, o Fest Comix é o maior evento de quadrinhos do Brasil, com venda de milhares de revistas e álbuns a preços promocionais, exposições, convidados nacionais e internacionais, cosplayers, palestras e debates que atraem um grande público anualmente, vindo de todas as partes do Brasil.

Com cinco anos de existência, a Gal Editora tem trazido ao Brasil alguns dos mais importantes títulos de quadrinhos independentes e adultos, como Fracasso de Público, Mundo Fantasma, Lôcas (Love and Rockets) e Três Dedos: Um Escândalo Animado.

Serviço:
Lançamento do álbum Nação Fora da Lei: Sangue entre Irmãos (Gal Editora), com presença do autor, Jamie Delano
Evento: 19º Fest Comix
Data: 19, 20 e 21 de outubro de 2012
Horário: das 10h às 21h (dias 19 e 20) e das 10h às 18h (dia 21)
Local: Centro de Eventos São Luis (Rua Luis Coelho, 323 - Próximo ao Metrô Consolação)

Concerto em homenagem ao dia das Crianças na Casa De Leitura Lya Botelho




No dia 13 de outubro, sábado, às 9:30h. A Banda Musical Princesa Leopoldina, com a regência do maestro Paulo Roberto estará apresentando temas de filmes e animações infantis na  Casa De Leitura Lya Botelho. Uma oportunidade imperdível! Vamos comparecer?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mauricio de Sousa lança personagens soropositivos da Turma da Mônica

No último dia 17 de setembro, o quadrinhista Mauricio de Sousa participou de um evento da ONG Amigos da Vida, em Brasília/DF, para lançar o projeto Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica.

Ele apresentou os personagens Igor e Vitória, duas crianças saudáveis que levam uma vida normal, mas são portadoras do vírus HIV. A publicação abordará temas importantes, como as formas de infecção da AIDS, o que é o vírus, como conviver com crianças soropositivas e o impacto social causado pela patologia.

A distribuição das revistas é gratuita e será feita nas brinquedotecas do Distrito Federal, nas pediatrias dos hospitais da rede Amil, postos de gasolina Petrobrás e em hospitais públicos da Secretaria de Saúde do governo local.

O evento contou ainda com a presença do presidente da ONG, Christiano Ramos, e Maria do Carmo Manfredini, mãe do cantor Renato Russo.

Publicado no Universo HQ

O olho do consumidor: cartilha do Ministério da Acricultura

O Olho do Consumidor é uma cartilha produzida por Ziraldo e publicada e distribuída pelo Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento infirmando o público consumidor em geral como identificar produtos orgânicos, Ela foi publicada em 2009. Temos um exemplar impresso na nossa Gibiteca, mas ela pode ser acessada na internet (em forma de documento pdf) clicando aqui!
Clique na imagem para ampliar

O objetivo da publicação é divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos. Você pode ler a cartilha aqui e, caso de interesse, pode divulgá-la na sua escola, entre amigos e familiares. Uma alimentação saudável é a base de uma vida com qualidade.

domingo, 23 de setembro de 2012

Abertas as inscrições para o Prêmio Cultura de Paz de Histórias em Quadrinhos


O projeto Rede Digital pela Paz da Polícia Judiciária Civil em parceria com a Secretaria de Estado de Educação abriu inscrições ao Prêmio ‘Cultura de Paz de História em Quadrinhos 2012’. O prêmio tem como objetivo a identificação de atos violentos vivenciados dentro da escola por alunos participantes do projeto.

As inscrições estão abertas no período de 21 de setembro a 16 de novembro de 2012 através do site www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br.

Poderão concorrer ao prêmio alunos do ensino médio das três escolas contempladas pelo projeto (Escola Estadual João Panarotto,  Escola Estadual Dione Augusta, e Escola Estadual Rodolfo Augusto.

Com o tema ‘Resolução de Conflitos na Escola’ os alunos poderão trabalhar com sete frentes encontradas na biblioteca do site para montar a história. São eles: Violência Doméstica; Drogas Lícitas e Ilícitas; Violência e Escolas; Exploração e Abuso Sexual Infantil; Crimes Cibernéticos; Cultura Digital e Violação aos Direitos Humanos.

Para compor a história em quadrinho, alunos e professores deverão identificar atos violentos que ocorrem dentro do ambiente escolar e partir de um diagnóstico estabelecer soluções pacíficas para os problemas levantados. O objetivo é solucionar conflitos utilizando diálogo, comunicação não violenta, mediação, negociação e outros meios que não utilizem violência.

Cada escola poderá formar grupos de até cinco alunos juntamente com um ou mais professores responsáveis pela orientação, produção e correção do material. A história em quadrinho deverá ser inédita e integralmente produzida por alunos e seus orientadores.

A equipe da Rede Digital realizará palestras nas escolas e fornecerá informações que auxiliarão os alunos a refletirem sobre o tema. O objetivo é fornecer subsídios para que os alunos possam colaborar com os problemas de violência apontados dentro da escola.

Os trabalhos inscritos deverão contar com um professor da escola que será responsável, não só pela correção, como pelo envio do material para a Rede Digital pela Paz. Os professores serão os orientadores do projeto e os alunos, os autores.

Os trabalhos de destaque serão publicados na categoria melhor prática para resolução de conflitos na escola. Os materiais de aprendizagem produzidos pelos alunos serão também selecionados e publicados no site do projeto.

As histórias em quadrinho escolhidas do Prêmio Cultura de Paz de História em Quadrinhos 2012 vão compor um gibi que será publicado por meio digital e impresso. O material deverá estar de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais leis brasileiras.

PUBLICADO NO ZINE BRASIL

Revista em quadrinhos do Círio de Nazaré é lançada na Feira do Livro

 
Cômicas, romanceadas ou repletas de aventuras, as Histórias em Quadrinhos (HQs) estabelecem uma relação direta e imediata com o leitor. Rica em imagens e com textos dinâmicos, expressos principalmente nos diálogos, as HQs têm legiões de fãs em todos os continentes. E foi pensando nessa facilidade de comunicação da chamada “nona arte”, que o quadrinhista paraense Luiz Pinto, após longa trajetória como chargista e cartunista, idealizou a História em Quadrinhos do Círio de Nazaré, obra que ele autografa, neste sábado (22), a partir das 16h30, no Ponto do Autor, dentro da programação da XVI Feira Pan-amazônica do Livro. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), acontece no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, até 30 de setembro, e deve receber cerca de 450 mil visitantes.

O projeto de transpor para a linguagem dos quadrinhos a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, iniciada em Portugal e que chegou ao Pará há mais de dois séculos, foi um verdadeiro desafio para Luiz Pinto. A primeira edição, publicada em 1993, ano do Círio 200, saiu encartada em uma revista da Agência Ver Editora, em preto e branco. Depois, ainda pela mesma editora, a revista foi publicada apenas com a capa colorida.

Leia mais, clicando aqui!

História em Quadrinhos desperta a criatividade de alunos

O aluno Daniel José Lino Junior, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá, sob a orientação da professora Dalva Regina Bertoleti fez a seguinte tirinha após ler a matéria “Atirador mata 12 e fere 59 em cinema dos EUA”. Daniel conta que sempre gostou de desenhar, por isso durante a produção a sua maior dificuldade foi com o texto. Escolheu essa notícia do Diário por achar bastante interessante e também porque quando o fato aconteceu todo mundo na escola estava falando sobre o assunto. 



“Produzir a história em quadrinhos me fez compreender melhor a notícia, tive a oportunidade de criar, colorir e inventar. Gostei muito da matéria “Maringaense conquista título do Sul Brasileiro de Balonismo”, porque o vencedor do campeonato foi da minha cidade. Relata Jaqueline Santos, que também é aluna da professora Dalva no Colégio Estadual Tomaz Edison.




PUBLICADO NO DIÁRIO NA ESCOLA

sábado, 22 de setembro de 2012

REVISTAS EM QUADRINHOS REFORMADAS

Recebemos revistas de todos os tipos e em todos os estados de conservação, então se você acha que a revista que tem em casa não serve para ser doada, esta engando(a)! Recebemos recentemente várias revistas sem capa e elas foram refomadas. Veja a foto abaixo.

Também reformamos as revistas da Gibiteca que já foram muito usadas e que ficaram com a capa desgastada.

Revistas que estavam sem capa e foram reaproveitas
 Se você tem revistas usadas doe para nós! Aproveitamos tudo, acredite!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Compras e doações

Esta semana nós recebemos algumas doações de revistas da Turma da Mônica (cerca de 20 revistas), da prof. Glaúcia, que sempre lembra de nós! Obrigada.

Hoje fomos às compras (com a poupança que fizemos da nossa barraca de doces da festa junina, lembram?) e adquirimos algumas revistas novas para a Gibiteca, bem ao gosto dos alunos. Veja quais são:






domingo, 16 de setembro de 2012

Fundação da cidade de São Luís é contada em quadrinhos

O escritor Iramir Araujo e o desenhista Ronilson Freire estão lançando o álbum em quadrinhos Ajurujuba - A Fundação da Cidade de São Luís (108 páginas em preto e branco, formato 21 x 28 cm, R$ 35,00). O projeto foi aprovado no Edital BNB Cultura 2011 e no Edital Universal 2010/2011 do Governo do Estado do Maranhão, além de contar com o apoio da Fundação Nagib Haickel, de São Luis.

A história trata da aventura empreendida pelos franceses com o objetivo de colonizar a região norte do Brasil e, em particular, o Maranhão, com a fundação de uma colônia chamada França Equinocial. É também a história de como o império espanhol reagiu para pôr fim às pretensões dos normandos.

A aventura se desenrola em meio a viagens pelos mares, intrigas palacianas, acordos, traições e o envolvimento de milhares de índios, os habitantes originais de Upaon-açu, em uma guerra cujos vencedores acabariam por sobrepujar sua cultura, impondo sobre ela o peso da cruz e da espada.

Para a criação da obra, houve pesquisa bibliográfica e iconográfica.

"Uma das razões principais para a escolha do tema é o fato de a cidade de São Luís completar, em 2012, 400 anos. A outra é o meu desejo, que exploro sempre que posso, de contar histórias ambientadas no Maranhão", explicou Iramir.

Esta é a segunda parceria entre Iramir Araujo e Ronilson Freire, que já trabalharam juntos em outro álbum de cunho histórico: Balaiada - a Guerra do Maranhão, lançado em 2010. Clique aqui e confira um review desse álbum.

O lançamento acontecerá no próximo dia 13 de setembro, quinta-feira, no Centro de Criatividade Edylo Costa Filho, Praia Grande, São Luís/MA. O evento começará às 19h.

Os interessados de todo o Brasil podem comprar Ajurujuba - A Fundação da Cidade de São Luís pelo e-mail iramiraraujo@ig.com.br.

PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

HQ nacional de luto: morreram Naumim Aizen e Edmundo Rodrigues

2012 não tem sido um bom ano para os fãs de quadrinhos. Depois das mortes de Jean "Moebius" Giraud, Joe Kubert, Sergio Toppi, Josep María Berenguer, Mauro Martinez dos Prazeres, Sheldon Moldoff, John Severin, Tony de Zuñiga, Al Rio e Ernie Chan, mais duas importantes figuras, desta vez do cenário nacional, faleceram: o escritor e editor Naumim Aizen e o desenhista e editor Edmundo Rodrigues.

Naumim Aizen morreu no dia 20 de julho, aos 72 anos (completaria 73 em 16 de outubro), e só recentemente a notícia foi divulgada. Ele estava numa situação econômica muito difícil, que o fez viver seus últimos dias num asilo mantido pela comunidade judaica carioca. Um final de vida que, definitivamente, não merecia.

Junto com seu pai Adolfo, seu irmão Paulo Adolfo e Fernando Albagli, Naumim foi um dos dirigentes da Editora Brasil-América, a saudosa Ebal, que, por vários anos, publicou no Brasil muitos dos melhores quadrinhos europeus, norte-americanos e brasileiros.

A Ebal reinou soberana nas bancas por muito tempo, sendo, para muitos leitores, a mais querida das editoras. Isso se deveu, em boa parte, à atenção e ao carinho que a família Aizen sempre dedicou aos fãs, em seções como Noticias em Quadrinhos, Conversa do Diretor ou mesmo pessoalmente, com os que visitavam o prédio da editora.

Continue lendo, clicando aqui!

SESC de Mato Grosso recebe Quadrinhos em Revista

Está acontecendo até o dia 28 de outubro a exposição Quadrinhos em Revista, no SESC Arsenal, em Cuiabá, Mato Grosso. 
A exposição é composta de material da coleção de Yasmin Nadaf, escritora e doutora em Literatura de Língua Portuguesa, que a mais de 30 anos pesquisa sobre a literatura em suas várias formas.

Todo o material pesquisado por Yasmin Nadaf está exposto, contando a história da evolução das HQs ao longo dos anos.
O SESC Arsenal fica na Rua 13 de junho, s/nº - Centro Sul, em Cuiabá-MT. A exposição ocorre na Galeria de Artes, que fica aberta das 14 às 21hrs de terça a sexta-feira, e das 16 às 20hrs de Sábados, Domingos e Feriados.

A entrada é gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (65) 3616-6922 ou
pelo email.
PUBLICADO NO HQMANIACS

HQ mostra o surgimento dos Beatles e o quinto membro da banda

Em novembro, a editora 8Inverso lançará o álbum Baby's in Black, o quinto Beatle - A história de Astrid Kirchherr e Stuart Sutcliffe (formato 17 x 24 cm, 208 páginas, preço não definido), de Arne Bellstorf, que mostra o início dos Beatles antes de seu estouro como fenômeno pop e o envolvimento de Astrid com Stuart, o quinto Beatle e grande amigo de John Lennon.

Tudo começa em Hamburgo, em 1960. Astrid Kirchherr terminou seu curso de arte e trabalha como assistente de seu antigo professor. Ao mesmo tempo, seu relacionamento com o jovem designer gráfico Klaus Voormann vai esfriando aos poucos. 

Numa noite de outubro, após outra discussão, Klaus sai e só retorna tarde da noite, empolgado com o que descobrira em St. Pauli, o bairro boêmio de Hamburgo: um grupo de jovens ingleses toca Rock'n'Roll num bar chamado Kaiserkeller. Quando Astrid decidiu acompanhar o namorado ao lugar, não imaginava que sua vida estava prestes a mudar.

Saiba mais, clicando aqui!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vídeo: Homossexualidade e superaventura

Apresentação do prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, pesquisador das histórias em quadrinhos, em especial, do gênero dos super-heróis, autor de "Para o alto e avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis" e co-organizador de "Super-heróis, cultura e sociedade" e de uma série de artigos abordando cultura, religião, quadrinhos, superaventura, educação.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Evento reune Mangá e Anime, em São Paulo

Clique na imagem para ampliar
No dia 23 de setembro ocorrerá o  "Shõjo Day", que  marca o início de um projeto de eventos culturais que serão realizados em parceria pela Associação Mie do Brasil e pela ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações com o apoio da Associação Brasileira de J-Fashion.

O curso de mangá vai ser ministrado pela profa. Célia Yano, vencedora do primeiro concurso de mangá do Brasil - o ABRADEMI Contest 1996. Desde então ela desenvolveu uma carreira como professora, desenhista e ilustradora especializada no estilo do mangá feminino.

Haverá também o Meeting / Sarau em comemoração aos 40 anos do surgimento de "Lady Oscar - A Rosa de Versalhes" (Berusaiyu no Bara). Trata-se do mangá feminino mais importante de toda a história do mangá, e o único mangá a ser elevado à categoria de literatura na cultura japonesa contemporânea por ter alterado valores, comportamentos, a estética e a moda no Japão. Hoje considerado o mais influente romance japonês do século 20, "A Rosa de Versalhes" tornou-se um fenômeno internacional duradouro e sem precedentes ao gerar hordas de apreciadores no ocidente que atualmente se inspiram e copiam comportamentos e estéticas desenvolvidos no Japão em função desse mangá.

No Meeting ocorrerá a palestra "O Fenômeno Rosa de Versalhes" com Cristiane A. Sato (autora do livro "Japop - O Poder da Cultura Pop Japonesa" www.japop.com.br); exibição do raro animê "Lady Oscar" dublado em português; a mostra temática "A Estética do Rococó e do Mangá Feminino no Século 21" e apresentação da canção-tema de "Berusaiyu no Bara" com Camila Sakihara, premiada cantora jovem Karaokê Taikai.

O "Shoujo Day" ocorrerá em São Paulo - SP, dia 23/09/2012 (domingo) na Associação Mie do Brasil - Av Lins de Vasconcelos, 3352 (estação Vila Mariana do metrô), a partir das 8 h da manhã.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Curso de Extensão de História em Quadrinhos

Clique na imagem para ampliar!
A linguagem das histórias em quadrinhos é cada vez mais importante para profissionais de design gráfico, publicidade, animação e cinema, pois aborda de forma objetiva e criativa todas essas áreas, em projetos que exijam criação de personagens, roteiros e storyboards.

Por isso, o Curso de extensão de história em quadrinhos, ministrado por Ricardo Manhães (profissional com diversos trabalhos publicados na Europa e participação no livro MSP + 50 - Mauricio de Sousa por mais 50 artistas), aborda as noções de roteiro, para ajudar o aluno a desenvolver o seu próprio estilo de desenho.

A ideia é mostrar que toda pessoa tem condições de desenvolver seu lado criativo, disponibilizando aos alunos ferramentas da linguagem das histórias em quadrinhos que facilitarão na criação de projetos para o mercado.

O curso começa no dia 15 de setembro e será realizado na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, em Florianópolis/SC.

Confira os valores e outras informações clicando aqui.

PUBLICACO NO UNIVERSO HQ

Oficina pedagógica agrada profissionais da educação

Confira a opinião dos participantes sobre a oficina “Histórias em quadrinhos: entre o prazer de ler e a formação do leitor crítico”, ministrada pela Profª. Ms. Maísa Cardoso:

“O curso foi muito produtivo, pois me proporcionou entender e ler as tiras de outra maneira, não enxergava com esse olhar que foi ensinado.” (Aline Carolina B. Lamim – Escola Municipal Professora Nadyr Maria Alegretti/ Maringá)

“Acho muito interessante essas oficinas, pois proporcionam uma maior reflexão sobre os gêneros textuais e sua aplicação.” (Armete Mareidelli Peron – Escola Municipal Monsenhor Pedro Ryô Tanaka/ Maringá)
“O curso proporcionou o conhecimento da diversidade das histórias em quadrinhos de forma dinâmica e informativa. Foi muito interessante, pois os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e diferenciada.” (Angela Bucher Toledo – Escola Municipal Ayrton Plaisant/ Maringá)

“Eu adoro história em quadrinhos! Este gênero é divertido em ler e ver, pois é colorido, têm formas, expressões, tipos de balões, letras e outros. Assim, além de ser muito criativo, chama mais a atenção do leitor.” (Elisana Nodar da Silva – Escola Municipal Padre Mateus Elias/ Doutor Camargo)

“A oficina de história em quadrinhos é muito importante para nós professores do ensino fundamental, pois somos formadores de leitores que estão iniciando e se for trabalhada a leitura com prazer, certamente no futuro nossos alunos serão cidadãos críticos.” (Márcia Aparecida Bulla Grigio – Escola Municipal Manoela Rosalina Mazzi da Silva/ Mandaguaçu)

“A fala da ministrante foi clara, de fácil entendimento e o material utilizado de ótima compreensão. Tudo aquilo que aprendemos através das oficinas, contribui para nosso aprendizado.” (Lercy Aparecida Cordeiro da Silva – Escola Municipal Gilson Belani/ Mandaguaçu).

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Internacional lança gibi para sócios mirins

A partir desta semana os “Sócios Coloradinhos”, sócios torcedores do Sport Club Internacional entre 0 e 12 anos, passarão a receber gratuitamente a revista em quadrinhos “Saci Escurinho e Cia.”

A publicação bimestral traz histórias que giram em torno do universo do futebol e da trajetória do Internacional. Para as crianças menores, há quadrinhos com o Saci, mascote do clube, e sua turma. Já para os pré-adolescentes foram criadas tirinhas com o super-herói Guerreiro Vermelho. Os desenhos são de autoria do cantor Thedy Corrêa, da banda gaúcha Nenhum de Nós, que é torcedor e colaborador de ações de clube.

De acordo com Jorge André Avancini, diretor executivo de marketing do time, o objetivo é estreitar o relacionamento dos pequenos com o Internacional e gerar uma nova fonte de renda para o clube. “Não queremos que esses torcedores pensem em torcer para nenhum outro time. Nossa meta com a revista em quadrinhos é fidelizar esse público e transformá-los em futuros consumidores, já que também temos planos para licenciar produtos – como materiais escolares, games e itens de alimentação – com os personagens do veículo”, revela.

Ainda segundo Avancini, a princípio, a publicação seria custeada inteiramente pelo Internacional, mas uma revenda de automóveis Fiat de Porto Alegre (cidade origem do time de futebol) se interessou pelo projeto e estreou como patrocinadora já na primeira edição da revistinha. O diretor afirma ainda que outros parceiros poderão fazer parte do projeto em futuras edições.

PUBLICADO NO SITE MEIOEMENSAGEM