sexta-feira, 15 de março de 2013

VÍDEOCHAMADA PARA O 1º ENTRE ASPAS, COM IURI REBLIN

'BBB' vira tema de revista em quadrinhos



O medo da eliminação, as provas de liderança, as intrigas e as amizades deixaram a televisão para chegar aos leitores das revista em quadrinhos. O "Big Brother Brasil", que chega a sua reta final, foi a inspiração para a próxima história que vai agitar a revista "Luluzinha teen e sua turma".
O nome do programa será "Grande Bróder Liberta" e vai acompanhar a rotina de Luluzinha, Bolinha e seus amigos. Para movimentar a turma, vai surgir um novo personagem. Parecido com o que aconteceu quando o hermano Miguel entrou na casa, Dilan será uma aposta para mexer com os ânimos da galera, e ajudar a despertar a curiosidade do público.
- Tudo isso surgiu de um concurso cultural que fizemos, o "Seu personagem na turma". O Dilan foi o escolhido e seu criador tinha colocado que ele era adorava reality shows, era superligado em TV. Daí, o editor tirou a ideia de trazer esse universo para a revista com esta história. Assim, vamos abordar esse universo com todas as suas nuances - explicou Bernadete Caldas, gerente de marketing do grupo Coquetel.
Leia mais clicando aqui!

quinta-feira, 14 de março de 2013

MAURÍCIO DE SOUSA HOMENAGEIA O PAPA FRANCISCO COM QUADRINHO DO CHICO BENTO



Até a Turma da Mônica resolveu homenagear o novo papa, que foi eleito ontem (13). Em sua conta no Twitter, o cartunista Mauricio de Sousa publicou nesta quinta-feira (14) um quadrinho em que Chico Bento comenta com um sotaque caipira: "Tô orgüioso do meu nome! Acho qui o pessoar do Vaticano lê minhas historinha!". O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito o primeiro papa latino-americano da história. Bergoglio escolheu o nome papal Francisco, o mesmo nome de Chico Bento.

PUBLICADO NO BOL NOTÍCIAS 

Curso Os Heróis da Cultura Pop em São Paulo


Nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, ocorrerá na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo, o curso Os Heróis da Cultura Pop e a Mitologia Moderna.
 
Ministrado pelo jornalista Mauricio Muniz, o curso falará sobre como os personagens da cultura popular substituíram os personagens da mitologia no imaginário da sociedade nos últimos 200 anos. Cada aula do curso se concentrará em uma área, Literatura, Cinema, Quadrinhos e Televisão, respectivamente, detalhando o momento da cultura em que foram criados e como a influência desses personagens pode ser sentida até os dias de hoje.
 
Cada aula terá duração de duas horas. Mais detalhes podem ser vistos clicando-se aqui.

PUBLICADO NO HQ MANIACS

Vida do Papa João Paulo II em quadrinhos


Editora Corvara lançou nas livrarias e comic shops A Vida de João Paulo II – O Grande Peregrino, segundo volume de uma trilogia em quadrinhos sobre a vida do Papa João Paulo II, produzida por Dominique BarLouis-Bernard Koch e Guy Lehideux.

Com introdução feita por Dom Fernando Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro em São Paulo, o livro traça o extraordinário pontificado que durou 26 anos. Durante seu pontificado, João Paulo II, foi um grande peregrino, visitando mais de cem países, sempre levando uma mensagem de Esperança, Fé e Amor. No Brasil, país que visitou três vezes, ficou conhecido como "João de Deus". 

O primeiro volume, lançado pela Editora Corvara no ano passado, traça a vida do Papa, de sua infância na Polônia até sua eleição ao Papado em 1978. O terceiro e último volume, a ser lançado em breve, tratará de sua morte, e da vida e eleição de seu sucessor, Bento XVI, que renunciou de seu cargo recentemente.

A Vida de João Paulo II – O Grande Peregrino tem 40 páginas em cores, formato 22,8 x 29 cm, capa dura e custa R$ 29,90. Para adquirir via Comix Book Shopclique aqui.


PUBLICADO NO HQ MANIACS

Paulo Ramos ministra curso sobre a história dos quadrinhos norte-americanos


Neste mês de março, o jornalista Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos) ministra o curso História dos quadrinhos norte-americanos, num evento da Companhia das Letras.
O curso acontece nos dias 26 e 27 de março, terça e quarta-feira, das 19h30min às 21h, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073, Conjunto Nacional), em São Paulo/SP.
O valor é de R$ 120,00 e dá direito a um exemplar do livro Maus - A História de um Sobrevivente.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Cartilha em quadrinhos instrui sobre prevenção de acidentes do trabalho


Promover a cultura da prevenção de acidentes do trabalho. Com este objetivo, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra lança a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, produzida pelo cartunista Marcos Vaz.
A publicação, em quadrinhos, será distribuída para trabalhadores, empregadores e estudantes que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho. O lançamento acontece hoje, a partir das 9 horas, naComissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
A cartilha oferece ao leitor noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva e esclarece sobre a responsabilidade do empregador. A relevância da atuação a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, dos órgãos de fiscalização, do Ministério Público do Trabalho, da Previdência Social e da Justiça do Trabalho também é abordada.
Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável tem uma tiragem inicial de 70 mil exemplares e integra o material didático do programa Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC, iniciativa da Anamatra lançada em 2005 com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da sociedade e de difundir o conhecimento de direitos e deveres.
Desde a sua criação, cerca de 80 mil pessoas já foram beneficiadas pela ação solidária realizada pelos juízes do Trabalho em todo o Brasil, em escolas de ensino fundamental e médio, profissionalizantes, de jovens e adultos, entidades da sociedade civil, dentre outros espaços públicos.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

André Diniz e Rafael Coutinho participam de bate-papo na Gibiteria


Rafael Coutinho (Cachalote, Beijo Adolescente) e André Diniz (Morro da Favela, Mwindo) foram `a edição deste ano do Festival International de Bande Dessinée d'Angoulême, o maior festival europeu de quadrinhos.
Por isso, os dois apresentam na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar), em São Paulo/SP, um relato do evento, do cenário atual de quadrinhos da Europa e das suas experiências por lá.
O bate-papo será nesta quinta-feira, 14 de março, a partir das 19h30min. A entrada é franca.

PUBLICADO NO UNIVERSO HQ!

Hoje é dia Nacional da Poesia!

Uma homenagem da Turma do Xaxado ao dia Nacional da Poesia.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Guia dos Quadrinhos completa seis anos


O site Guia dos Quadrinhos foi criado em 2007 por Edson Diogo, completando neste mês 6 anos de existência. Contando com a colaboração de seus mais de 30.000 usuários, o site hoje tem catalogados mais de oito mil títulos, 85.000 edições e 125.000 histórias, além de perfis de nove mil artistas e profissionais da área e fichas sobre mais de 25.000 personagens.
Todas essas informações estão organizadas em um sistema de busca detalhado, capaz de ceder quaisquer informações rapidamente, e exibem capas restauradas eletronicamente, retirando quaisquer rabiscos ou marcas e deixando apenas o que o artista original pretendia.
Edson também é o organizador do Mercado de Pulgas, evento que terá sua sexta edição este ano, e que reúne colecionadores e vendedores de quadrinhos para venderem e trocarem suas peças, além de contarem com palestras e bate-papos com profissionais. Marcado para o dia 17 de agosto, o evento este ano será patrocinado pela loja Planeta Gibi e terá apoio cultural da Gal Editora.
Mais detalhes podem ser vistos no próprio site do Guia.

PUBLICADO NO HQ MANIACS

Impacto Quadrinhos oferece atividades, workshops e cursos no Rio de Janeiro


A Impacto Quadrinhos (Rua Gen. Polidoro, 10, Rio de Janeiro/RJ, telefone 0-XX-21-2471-9547) oferecerá diversas atividades, nos meses de março e abril deste ano, para os interessados nas áreas de quadrinhos, games, ilustração, animação e escultura.
No dia 16 de março, acontecerão dois workhops com o diretor de arte de games - para X-box, PSIII, Facebook e Android - Vitor Ishimura, artista que já chegou a atuar como desenhista de editoras norte-americanas como TopCow e Marvel e também como agenciador de talentos.
Já no dia 21 acontecerá a aula inaugural e apresentação dos projetos dos alunos formados nos cursos regulares de concept art e ilustração digital, com Adelson Tavares, oportunidade para conhecer o curso e desenvolver trabalhos nesse mercado.
E no dia 23 a escola será aberta para atividades gratuitas. Aulas inaugurais dos cursos de colorização digital, com Fabricio Guerra; desenho artístico, ilustração tradicional e pintura clássica, com Rodrigo Cardoso; desenho para animação, com Luiz Ernesto; modelagem 3D, com Hugo Mattos; programação de games 3D, com Yves Alburquerque; e desenho com modelo vivo e quadrinhos, com Lipe Diaz.
Nos dias 6 e 7 de abril a escola receberá Joe Bennett, artista que atualmente desenha para aMarvel a série Os Supremos. Joe dará autógrafos, venderá originais e assinará seu sketchbook.
Ele ministrará os workshops Anatomia de Super-Heróis e Quadrinhos Dinâmicos, exclusivamente no dia 7. As vagas são limitadas.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Imaginários em Quadrinhos no Dossiê HQ


Neste dia 8 de março, ocorrerá na Gibiteria o Dossiê HQ, um bate-papo e noite de autógrafos, com alguns dos participantes deImaginários em Quadrinhos.
 
Estarão presentes o organizador da coletânea e roteirista Raphael Fernandes, o editor Erick Sama e o quadrinhista Dalton Dalts
 
O evento acontece a partir das 19:30, e será moderado pela sócia da loja Aninha Costa.
A Gibiteria fica na Praça Benedito Calixto, 158 - 1° andar, no bairro de Pinheiros, São Paulo.

PUBLICADO NO HQ MANIACS

Dica: Guia Mangá

A série Guia Mangá explica as principais matérias científicas e técnicas usando quadrinhos em estilo japonês. Cada guia é escrito por um cientista ou matemático com amplo conhecimento na área e é ilustrado por um profissional em mangá, garantindo a autenticidade e a exatidão que os leitores procuram. Os títulos que podem ser de seu interesse são:


Guia Mangá Álgebra Linear
Shin Takahashi
Ano: 2012
Páginas: 264
Kenji Ishikawa
Ano: 2012
Páginas: 256

Guia Mangá de Biologia Molecular
Masaharu Takemura e Becom Co. Ltd.
Ano: 2010
Páginas: 240

Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral
Hiroyuki Kojima e Becom Co. Ltd.
Ano: 2010
Páginas: 256
Guia Mangá de Física Mecânica Clássica
Hideo Nitta e Trend-Pro Co. Ltd.
Ano: 2010
Páginas: 248


Guia Mangá de Estatística
Shin Takahashi e Trend Pro Co. Ltd.
Ano: 2010
Páginas: 224

Guia Mangá de Eletricidade
Kazuhiro Fujitaki e Trend Pro Co. Ltd.
Ano: 2010
Páginas: 224

Guia Mangá de Bancos de Dados
Mana Takahashi Trend-Pro Co. Ltd
Ano: 2009
Páginas: 224


Masaharu Takemura
Ano: 2012
Páginas: 272
Guia Mangá Relatividade
Masafumi Yamamoto Trend-Pro Co. Ltd
Ano: 2011
Páginas: 192



DIA INTERNACIONAL DA MULHER


segunda-feira, 4 de março de 2013

Curso de pós-graduação em História em Quadrinhos em Curitiba

Clique na imagem para ampliar

As faculdades OPET, de Curitiba/PR, estão com inscrições para pós-graduação em Histórias em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema.
O foco do curso será a arte sequencial aplicada na publicidade, no cinema e no plano corporativo, envolvendo, também a ilustração comercial.
Segundo os organizadores, as histórias em quadrinhos constituem um meio de expressão específico com possibilidades próprias; e o domínio dessa técnica abre possibilidades profissionais para as áreas de design, ilustração, publicidade, cinema, educação, artes plásticas, literatura, relações públicas, dentre outras.
Os professores responsáveis pelos diversos módulos são mestres e doutores com trabalhos sobre histórias e quadrinhos e cinema, vindos de diversas áreas do conhecimento.
A duração do curso é de 18 meses, com aulas em sábados alternados, sendo que a inaugural está marcada para o dia 23 de março, a partir das 8 horas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março. Para outras informações, entre em contato pore-mail ou clique aqui.
PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Eventos comemoram os 50 anos da Mônica



Como parte das comemorações dos 50 anos da criação da Mônica por Maurício de Sousa, o ano de 2013 será repleto de eventos e exposições de sua obra.
 
Entre os eventos está uma exposição inteiramente dedicada ao coelho Sansão, no Memorial da América Latina, a mostraMônica 50 Anos, ainda sem local e data definidos e as peças de teatro Mônica Mundo, no Rio de Janeiro, e Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, em São Paulo. 
 
No MuBE, a exposição Maurício 50 anos mostrará tora a trajetória do autor desde seus tempos de repórter até os dias de hoje, história que também será contada em um livro, ainda sem nome. 
 
Também serão lançados os livros Bidu 50 anos, o CD Maurício, 50 anos de Música, a animação Mônica Toy no Cartoon Network e uma linha de bonecos retrô, incluindo a boneca Mônica da Troll e Monica Mixface, lançada originalmente pelaGrow.
 
Por fim, um documentário sobre a carreira de Mauricio será exibido no Biography Channel em 18 de junho, e a edição 75 da revista da Mônica será comemorativa, com capa metalizada e a republicação da primeira história da baixinha.

A Turma da Mônica foi criada por Mauricio de Sousa na década de 1960 e fez sua estreia pela Editora Continental, passando pela Editora Abril de 1970 a 1986, pela Editora Globo de 1987 a 2006 e a partir de 2007 sendo publicada pela Panini Comics. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, a Turma da Mônica já rendeu filmes, desenhos animados e uma grande variedade de produtos licenciados, conquistando não só o Brasil como também diversos outros países.

POSTADO NO HQ MANIACS

A série "Os nomes da vida": crônicas do cotidiano em quadrinhos



A série "Os nomes da vida" narra crônicas do cotidiano, com um enfoque especial na questão social. Cada HQ narra histórias do dia-a-dia, tendo sempre uma pessoa no centro da história - um nome representando o universo infinito da vida humana. A partir desta pessoa, buscam olhar amplamente o cotidiano: às vezes com dureza, às vezes com alegria, outras com dor, esperança, entre muitos outros adjetivos para explicar a vida diária. 

Os responsáveis pelo projeto são o professor e roteirista Tiago Pavinato Klein e Paulo Daniel.

Vale a pena conferir as HQs, clicando aqui. Elas estão disponíveis para download.