domingo, 27 de julho de 2014

DICAS DE PROGRAMAS PARA PRODUZIR QUADRINHOS DIGITAIS

Uma colega me fez uma pergunta aqui no blog: que programa que posso usar para fazer quadrinhos digitais com meus alunos? Eu fiquei sem ter uma resposta na hora. Lembro-me que, há bastante tempo, eu fiz uma postagem sobre isso, mas foi difícil encontrar. Então, fim uma pesquisa.

O programa que eu conheço, e que geralmente é mais usado na sala de aula é o Hagaquê, criado pela Unicamp e disponível para download. Tem um tutorial sobre o programa em vídeo que explica passo a passo. Ele pode ser baixado aqui.


Outra dica é o Pixton – Programa de edição de quadrinhos on-line -, que segundo as avaliações é um dos melhores do mundo.  No site há três categorias para uso do programa: para entretenimento, para trabalhos acadêmicos e para fins profissionais. O site com o programa pode ser acessado, clicando aqui!


Por fim, fica a dica e leitura do site Sapos Voadores que tem um tutorial muito legal sobre o uso e como fazer quadrinhos digitais, que pode ser acessado, clicando aqui!

Encontrei outros programas e tutoriais, mas selecionei esses. Não adianta ter muito material em mãos o legal é ter um bom material e esse eu acho que atende a quem quer trabalhar com quadrinhos digitais em sala de aula.

domingo, 20 de julho de 2014

Lançamento - Turma do Gabi e o Pé de Ameixas



Editora EMT acaba de lançar o livro infantil: "Turma do Gabi e o Pé de Ameixas". A publicação contem 16 páginas e foi escrito e ilustrado pelo cartunista Moacir Torres.

Esse é o segundo livro da "Coleção Ler e Colorir” que foi lançado este ano, o primeiro foi "As aventuras do Elefantinho Kokito". Os livros que ainda fazem parte da coleção, e que serão lançados em 2015 sãoO pintinho e a Minhoca e As Aventuras das Maluquinhas em Floresta Azul.

Serviço:

O lançamento oficial com a presença do autor Moacir Torres acontecerá no dia 26 de Julho a partir das 11 horas da manhã no “2º Sábado Cultural – Nipon / Mocai”, que acontecerá no CIAEI de Indaiatuba, SP.

Valor: 3 reais 

Outras informações no site: www.turmadogabi.com.br. (EMT)

Revista Turma do Papi Extra


Foi lançada na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo, pelo cartunista Denilson Fontanetti, a revista Turma do Papi Extra. A revista está sendo distribuída gratuitamente como parte de um projeto de incentivo à leitura. 

São 12 páginas coloridas em formatinho. Atualmente a Turma do Papi tem tirinhas publicadas semanalmente no Jornal Cidade de Rio Claro.
Para conhecer mais sobre a turminha, visite o site: http://turmadopapi.wix.com/quadrinhos e http://blogdaturmadopapi.blogspot.com.br/

HQ para crianças sobre Augusto dos Anjos é lançada em João Pessoa


Foi lançado no fim da tarde deste sábado (19) o livro “Augusto dos Anjos em Quadrinhos”, com roteiro de Jairo Cézar e ilustrações de Luyse Costa. A obra conta a história do poeta paraibano Augusto dos Anjos para o público infantil, crianças com entre seis e dez anos, por meio dos quadrinhos. O livro, com 30 páginas, conta a história dele desde a infância até a vida adulta.


O lançamento marca o ano em que são lembrados os 130 anos do nascimento de Augusto dos Anjos e também o centenário da morte dele (1884-1914).

Essa é a primeira experiência de Jairo Cézar, que foi convidado pela Patmos Editora para realizar o projeto, com a produção de histórias em quadrinhos. O escritor foi o primeiro diretor do Memorial Augusto dos Anjos, em Sapé, e estuda a vida e a obra do poeta desde 2007.

Luyse Costa, por sua vez, já estava familiarizada com a arte de fazer biografias em quadrinhos, já que o mais recente trabalho dela foi “Anayde Beiriz - Uma Biografia em Quadrinhos”, no qual é retratada, de forma delicada, a história de uma das mulheres mais marcantes para a história da Paraíba.


RETIRADO DO G1

domingo, 13 de julho de 2014

MINICURSO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS E HISTÓRIA POLÍTICA


Sobre o ministrante do minicurso: 

Pesquisador de Histórias em quadrinhos como fonte para a Pesquisa e o Ensino de História, com Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa "História e Culturas Políticas" (2011). Licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Pesquisador do Grupo de Estudo e Trabalho História e Linguagem (GETHL), coordenado pelo Prof. Luiz Arnaut (História/UFMG). Além do interesse pelo estudo das Histórias em quadrinhos, desenvolve pesquisas dentro dos campos da História Política e da História Ambiental. Nesta última área, tem dedicado sua atenção aos vínculos do Anarquismo com o ativismo em defesa dos direitos dos Animais. Ministrante do Curso de Extensão "Quadrinhos, Linguagem e História", desenvolvido em parceria com a Gerência de Pesquisa e Extensão da Fundação Clóvis Salgado, desde o mês de junho de 2013. Atualmente é Professor Substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Faculdade de Educação da UFMG, responsável pela área de Ensino de História. Vice-coordenador do Centro de Memória da Faculdade de Odontologia da UFMG desde 2014. Atua paralelamente como educador patrimonial

Curso de ‘Produção de Histórias em Quadrinhos’ será realizado gratuitamente em Manaus

Professora Liz Oliveira
Quem imagina o quadrinho como uma arte que depende prioritariamente de uma “mão boa” para desenhar, engana-se: em verdade, dentre os vários elementos necessários para compô-lo, o desenho primoroso é secundário. O pacote completo inclui as técnicas de traço, o roteiro, o perfil dos personagens, e acima de tudo, a mensagem que se quer passar - e quem quiser, terá a oportunidade para aprender tudo isto no curso “Produção de Histórias em Quadrinhos”. As inscrições estão abertas até o próximo dia 25 e são gratuitas - assim como as aulas.
Ministrado pela professora Liz Oliveira, formada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e militante há 15 anos na área, o curso terá duração de dois anos e será dividido em módulos de dois meses, em média. As primeiras aulas iniciaram esta semana, mas é perfeitamente possível adentrar as turmas disponíveis sem perder qualquer conteúdo. Segundo Liz, os alunos serão estimulados a criar seus próprios personagens e roteiros, sendo para tanto, guiados de acordo com os seus estilos.
Saiba mais, clicando aqui!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Biografia de Gabriel García Márquez em HQ esconde o homem atrás do mito


Biografia em quadrinhos muito aguardada após a morte de Gabriel García Márquez, em abril, "Gabo: Memórias de uma Vida Mágica" (Veneta) chega às prateleiras das lojas mostrando de forma idealizada a história do artista genial que vai da miséria ao sucesso e reconhecimento mundial.

E Gabriel García Márquez foi precisamente isso: de morador de rua a imortal literário e com um legado que ajudou a definir tanto a imagem da América Latina quanto os rumos da literatura do século 20. A HQ, no entanto se esquiva de abordar alguns dos aspectos mais polêmicos da trajetória de Gabo.

Um deles é o rompimento com Mario Vargas Llosa. O fato culminou com um soco de Vargas Llosa em Gabo na cidade do México em 1976, inciando um dos maiores feudos da história recente da literatura. A amizade com o ditador Fidel Castro --fato que fez Gabo ser alvo de constantes críticas de exilados cubanos-- também é abordada de forma rápida e não-crítica.
Leia mais, clicando aqui!  


segunda-feira, 7 de julho de 2014

O ciclo da água: animação para usar nas aulas de ciências

Mais uma animação, paras a volta às aulas.Aliás, um tema bem legal ainda mais para quem tem passado longos períodos sem chuva. Nada como valorizar esse recurso, e isso tem que começar bem cedo.