quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Funesc promove debate sobre a produção de quadrinhos no Nordeste

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, a segunda edição do “Espaço HQ”, projeto que tem como objetivo reunir quadrinistas, críticos, fãs e colecionadores de quadrinhos para diálogos, intercâmbio e formação na área. No sábado (29), a programação tem início com a oficina “Introdução aos Quadrinhos Digitais”, ministrada pela dupla Daslei Ribeiro e Marcelo Soares. No domingo (30), acontece a mesa redonda “A Produção de Quadrinhos no Nordeste”, com participação de João Lin (PE), Manassés Filho (PB) e Milena Azevedo (RN). Nos dois dias, as atividades ocorrem das 15h às 17h, no Auditório 5 do Espaço Cultural.

No domingo, após a mesa redonda, das 17h às 19h, acontece a Feira de Quadrinhos Independentes, um espaço para a comercialização de quadrinhos autorais, onde os quadrinistas (paraibanos ou de outros estados) podem adquirir uma mesa para vender seus trabalhos. A ideia é fornecer um ambiente de comercialização de quadrinhos da região, apresentando ao público o que tem sido produzido nos últimos tempos de forma independente e movimentar a economia criativa na Paraíba. Os interessados em participar podem solicitar uma mesa acessando o formulário http://goo.gl/Y6LngZ.

Oficina Introdução aos Quadrinhos Digitais – Consideradas artes gráficas sequenciais, e importantes formas imagéticas contemporâneas, as histórias em quadrinhos foram se construindo ao longo do século como meio de comunicação e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando-se em estética, estrutura e diálogos com as novas mídias que surgiam.

Naturalmente, as HQs migraram para o campo digital e foram ganhando novos contornos à medida em que essa nova área ia evoluindo. A oficina tem como objetivo apresentar e discutir como se deu esse processo de mutação das HQs, a partir da observação de sua inserção no meio digital. Para tanto, os ministrantes trazem exemplos de obras, vídeos, entre outros, que demonstrem bem as várias nuances desse relacionamento e as possibilidades que essa relação traz para a arte.

Joao Lin - Artista visual com atuação na produção de quadrinhos, cartum, ilustração, videoarte e intervenção urbana. Como artista gráfico recebeu vários prêmios em salões nacionais e internacionais de humor e quadrinhos, edita a revista de quadrinhos autorais Ragú e ilustra para a literatura infantil e algumas revistas de conteúdo jornalístico. Na pesquisa “Vestígios” foca sua ação na busca de intersecções possíveis entre as linguagens dos quadrinhos e do audiovisual. Atualmente é coordenador assistente do projeto social Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia - Recife.

Manassés Filho - Dono da Comic House há 11 anos, Manassés é um profundo conhecedor não só dos quadrinhos paraibanos, mas também nacionais e internacionais. Organizou, em 2012, a Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos e realiza desde 2010 sessões regulares de autógrafos na Comic House com quadrinistas nacionais e internacionais.

Milena Azevedo - Historiadora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado na mesma área, concluído na UNISINOS, no Rio Grande do Sul. Já foi professora e empresária, mas atualmente trabalha como roteirista, letrista e diagramadora de histórias em quadrinhos. É editora do PortalGHQ, revista eletrônica sobre cultura pop, e resenhista do site Universo HQ. Já publicou quadrinhos nas revistas Subversos, Maturi, Mosaico, Zona Gráfica #3 (Portugal) e Monotipia (virtual).

Em 2013, junto com o chargista Brum, fundou a MBP (selo independente de quadrinhos) e lançou O Guarda-Vidas e a coletânea Visualizando Citações (finalista por duas vezes consecutiva do Troféu HQ Mix, maior premiação do gênero no Brasil). Organiza eventos de cultura pop na cidade do Natal, como HQ Zone e Feira e Mostra de Quadrinhos do Mercado de Petrópolis, e é curadora do setor de quadrinhos da FLiQ.

Espaço HQ- Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ pretende realizar mensalmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto iniciou em outubro, com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado pela quadrinista Thaïs Gualberto. A ação teve início no mês de outubro, com a primeira mesa redonda “A Importância dos Quadrinhos na Formação do Leitor”.

RETIRADO DO PBAGORA

domingo, 23 de novembro de 2014

Plenarinho lança concurso de história em quadrinhos para estudantes


Os estudantes que gostam de desenhar tem agora uma chance de mostrar seus talentos participando do concurso de histórias em quadrinhos do Plenarinho, da Câmara federal. O concurso é denominado Um mundo sem regras e é destinado a crianças de 7 a 14 anos de todo o Brasil. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 12 de dezembro.

A temática do concurso é “Um mundo sem regras” e é destinado a crianças e jovens nascidos entre 2000 e 2007. A finalidade é levar a criança e o adolescente a pensar sobre um mundo sem regras, como seria uma cidade sem regras de trânsito, uma sociedade sem as regras de convivência e assim, por diante. 

A intenção é que os estudantes transformem suas ideias em história em quadrinhos de no máximo uma página A4. Os melhores trabalhos serão publicados na revistinha do Plenarinho e os seus autores receberão livros, cadernos e revistas. A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de dezembro.

Os trabalhos devem ser enviados para o Plenarinho, Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, Anexo I, 15º andar, sala 1503, Brasília – DF, CEP: 70160 – 900.

Retirado do SURGIU

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Gibi ensina a criançada a lidar com o dinheiro

Cada vez mais cedo, as crianças fazem parte da vida financeira das famílias influenciando no consumo, decidindo por produtos, marcas e locais de compra, além de serem fortemente atingidas pela publicidade direcionada a elas. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste lançou o Gibi Mesada para ensinar os pequenos consumidores a lidar com dinheiro. Cartilhas, revistas de histórias em quadrinhos e livros são instrumentos que podem ajudar os pais na educação dos filhos com noções básicas da vida econômica.

Voltados para o público infantil, os quadrinhos da Proteste apresentam a melhor maneira de planejar os gastos e as táticas que ajudam a “esticar” a mesada. As dicas mostram que o assunto pode ser bem divertido. A proposta da publicação, que tem 16 páginas, é mostrar a diferença entre necessidades e desejos de consumo, a fim de estabelecer limites entre as coisas de que as crianças realmente precisam e aquelas que querem comprar.

De acordo com a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, quem aprende a controlar a mesada na infância e adolescência tem mais chances de equilibrar as finanças a vida inteira. “A publicação ensina aos pequenos de maneira lúdica. O gibi oferece uma leitura bem dinâmica, com mensagens claras e situações do dia a dia próximas à realidade da criança. Por meio dos diálogos entre os personagens Laurinha e Bruno, são ensinados conceitos e ideias importantes, como consumo consciente, administração do dinheiro, aprendizado sobre o que é caro e barato e reconhecimento do valor do trabalho, mostrando para as crianças que os pais não têm acesso a quantidades ilimitadas de dinheiro.”

Leia mais, clicando aqui!

“Meu Pequeno Evangelho”: Turma da Mônica vai contar histórias de apologia ao espiritismo

A Turma da Mônica, grupo de personagens de histórias em quadrinhos criado pelo cartunista Maurício de Sousa, será usado para difundir as crenças espíritas sobre Jesus e o Evangelho.

O livro “Meu Pequeno Evangelho” traz histórias do grupo de personagens infantis escritas em parcerias com o espírita Luis Hu Rivas, um designer peruano, e Alã Michell, que desde os 15 anos de idade é adepto da religião.

De acordo com o jornalista Felipe Patury, essa não é a primeira vez que de Sousa publica histórias religiosas da Turma da Monica. “O que nunca tinha feito é um livro que juntasse Monica, Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho e Penadinho em histórias de cunho espírita”, pondera Patury.
Em pré-venda, o livro “Meu Pequeno Evangelho” é descrito na sinopse da Boa Nova Editora – especializada em publicações espíritas – como uma obra de mensagens positivas a respeito do Evangelho.

“Neste livro, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Cascão que vai apresentar para as crianças conceitos do Evangelho que todos podemos usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida com os personagens mais queridos do Brasil”, diz o resumo

O espiritismo é uma doutrina derivada do cristianismo criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo Allan Kardec, que mistura ciência, filosofia e fé na busca por uma “melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião)”, de acordo com o resumo do Wikipedia.

No Brasil, uma das principais difusoras das mensagens do espiritismo são as novelas da TV Globo que tratam sobre vida após a morte, reencarnação, almas gêmeas e outros assuntos pertinentes a essa doutrina.

RETIRADO DO GNOTÍCIAS

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

AUGUSTO DOS ANJOS, QUADRINHOS E BIOGRAFIA


Esta semana comemora-se  o centenário da morte de Augusto dos Anjos, poeta paraibano que veio a morar e falecer em Leopoldina (MG). Uma série de eventos vem sendo realizados desde o dia 17 de outubro, em Leopoldina, lugar de descanso do poeta. Dentre as atividades tivemos hoje o lançamento do álbum Augusto dos Anjos em Quadrinhos, pelo roteirista Jairo Cézar.

Amanhã teremos uma mesa redonda com a participação do autor e da professora e pesquisadora dos quadrinhos, Natania Nogueira. O tema da mesa é "Quadrinhos e Augusto" onde serão tratados assuntos como quadrinhos e educação e biografias em quadrinhos. O evento é aberto a toda a comunidade.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Gibiteca de Santos sedia encontro sobre 'Quadrinhos Institucionais'

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, em Santos, no litoral de São Paulo, sedia neste sábado (8) o encontro "Quadrinhos Institucionais". Serão discutidas histórias em quadrinhos que integram campanhas educativas de vários segmentos, como saúde, meio ambiente, segurança, cidadania e mobilidade urbana.

Participarão do debate os ilustradores André Luiz de Souza Lima, mais conhecido como AndreHQ, e Alexandre Huber, além do publicitário Halans Nicácio Ferreira.

O encontro é realizado pela Secretaria da Cultura de Santos (Secult). A Gibiteca fica localizada no Posto 5, na orla do bairro Boqueirão, em frente à Rua Oswaldo Cruz. O evento acontecerá às 17h, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3288-1300.

Retirado do G1

I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE NITERÓI


Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos no I Seminário de História em Quadrinhos da Biblioteca Pública de Niterói, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da UFF. Esse espaço é dedicado para graduandos e graduados que tem como objeto de estudo o universo dos Quadrinhos. Com o objetivo de ser um evento interdisciplinar, serão aceitos trabalhos nas áreas de História, Ciências Sociais, Comunicação, Letras, Cinema, Filosofia e áreas afins.

Os resumos devem ser enviados até o dia 16 de novembro de 2014, para o e-mail cursos.bpn@ bibliotecasparquerj.org.br, com no mínimo de 150 e no máximo 300 palavras, informando palavras-chave. Os textos deverão ser digitados em Word, 1,5 de espaçamento, fonte Times New Roman, tamanho 12 e configuração da página padrão, não esquecendo de informar o nome do autor/grupo de pesquisa e instituição de origem. O resultado dos trabalhos escolhidos se dará no dia 19 de novembro.

As apresentações serão nos dias 27 e 28 de novembro, das 10h às 11h30, com tempo de apresentação oral de 20 minutos. Todo o equipamento audiovisual necessário para a apresentação de power point e vídeos será disponibilizado pela BPN

Herói Papo Amarelo criado pelo cartunista Moacir Torres participa do Álbum DQB - Heróis Brasileiros: A Ordem

O herói Papo Amarelo criado pelo cartunista Moacir Torres participa do Álbum DQB – Heróis Brasileiros – A Ordem

No próximo dia 7 de Novembro um novo projeto de HQ será lançado oficialmente pelo Catarse, o Álbum DQB – Heróis Brasileiros: A ORDEM! O projeto une artistas e criadores de quadrinhos  para lançar uma história que visa ser épica dentro dos Quadrinhos Independentes.

São mais de 20 Super-heróis Brasileiros em uma aventura grandiosa, onde o objetivo é quebrar as dificuldades que personagens e criadores do gênero ainda sofrem no Brasil, pela falta de interesse e investimento neste setor. O álbum DQB – Heróis Brasileiros terá 100 páginas.

A ORDEM unindo os maiores heróis brasileiros Anjo Urbano (Rodrigo Dos Santos), Bruce, O Exterminador (Denilson Reis), Catalogador (Lancelott Martins), Conversor (Sandro Marcelo Farias), Inferno (Augusto Brito), Jou Ventania (Lincoln Nery), Lagarto Negro (Gabriel Rocha), Loonar (Rom Freire), Oigo (Diego Jose), Papo Amarelo (Moacir Torres), RBoy (Daniel Costa), Resistente (Juliano Rocha), Velta (Emir Ribeiro), Veredicto (Ed Oliver).

Apesar do projeto ainda esta em edição no Catarse, sua estreia já esta confirmada para o dia 07 de Novembro, e já é possível conferir as informações, imagens de artistas, e várias recompensas para os colaboradores, acesse o link para conhecer e contribuir http://www.catarse.me/pt/albumdqb e curta a página do Projeto no Facebook para acompanhar as novidades. EMT - Divulgação

Jovem de 16 anos do sertão cearense escreveu um dos livros mais vendidos da Amazon

José Gabriel Damasceno Almeida tem 16 anos e mora com os pais, no município de Banabuiú, a 225km de Fortaleza. Natural de Quixadá, o adolescente já publicou seu primeiro livro: “Nita Cairu e a Espada de Gohayó“, que conta a história do descobrimento do Brasil a partir da vida da índia Nita.
Desde criança, Gabriel lê de tudo um pouco. O garoto, que deseja ser jornalista, tentará, em 2014, ser aprovado na Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou na Universidade de Fortaleza (Unifor), pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele conta que decidiu começar a escrever quando assistiu a um vídeo do escritor Stephen King e ouviu o seguinte “conselho”: “Um bom autor pode escrever algo quando lê um livro e reflete que pode fazer melhor”.

Foi depois de uma aula de História do Brasil que Gabriel teve inspiração para criar o livro. “Eu estava na aula sobre Brasil Colônia e me interessei muito pela história do descobrimento do nosso País. Meu livro é a primeira trilogia com esse tema”, relata.

O romance conta a história da índia Nita – única sobrevivente de um massacre que acabou com toda a tribo Cairu. Durante a saga, Nita busca alguém para reproduzir, a fim de não deixar que sua etnia seja extinta. Em meio a isso, a indígena vive um triângulo amoroso com o índio Pirajá e o português Vicente.

O livro mistura romance, traições, escravidão e mistérios e está à venda pela Internet, nos sites da Amazon e da Editora Premius. A segunda parte da trilogia tem previsão de lançamento para 2015 e, de acordo com Gabriel, a repercussão está melhor do que ele esperava “As pessoas dizem que o livro é ótimo, muito instigante, e que estão loucos pelo segundo volume”, comenta.

Gabriel ocupa a 25ª cadeira da Academia Quixadaense de Letras. Seu livro já foi lançado em Banabuiú, Quixadá e Quixeramobim. Em breve, a obra chega a Fortaleza e ao Piauí. A saga de Nita Cairu entrou para os 60 livros mais vendidos da Amazon, na categoria Literatura/Fantasia.

Retirado do Tribuna do Ceará