terça-feira, 25 de agosto de 2015

NOSSA GIBITECA ESTÁ EM DOIS LIVROS SOBRE QUADRINHOS E EDUCAÇÃO

Pois é, depois de sermos citados em revistas como a Nova Escola e em TCCs sobre quadrinhos e educação, agora estamos em dois livros lançados este ano. O primeiro é "Quadrinhos & Educação: Relatos de Experiências e Análises de Publicações", publicado pela Universidade dos Guararapes. Como o próprio nome diz, a obra traz uma série de textos com relatos de experiências sobre quadrinhos e sua aplicação nas escolas. 

O segundo, que saiu há exatamente uma semana, chama-se "História em Quadrinhos e Práticas Educativas: os gibis estão na escola, e agora?" É uma publicação da editora Criativo e teve seu lançamento oficial durante as 3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos, que ocorreram na USP, entre os dias 19 e 21 de agosto. Nele trata-se do tema das gibitecas, em geral e da Gibiteca da E. M. Judith Lintz Guedes Machado em Particular. Obrigada a todos que nos deram oportunidade de mostrar nosso trabalho.


GANHAMOS DOAÇÕES DE QUADRINHOS

Doações feitas pela Gibiteca Henfil
Ganhamos semana passada três doações de quadrinhos. Uma foi feita pelo professor e pesquisador Gazy Andraus, que nos presenteou com quadrinhos da Turma da Mônica (Tina, Monica Jovem e especiais). Também recebemos doações da sra Marli Aparecida da Silva de Faria, que deu para a nossa gibigteca dois álbuns da Mafalda (não tínhamos nenhum!) e da Gibiteca Henfil, que gentilmente nos doou vários volumes de Mangas (justamente aqueles que não conseguimos ganhar e que os meninos adoram). Agradecemos a generosidade de todos. 
Doações feitas por Gazy Andraus e Marli Aparecida da Silva de Faria
Nós também estamos doando algumas revistas para as gibitecas que estão sendo criadas nas escolas da cidade (até agora duas nos procuraram). Quadrinhos que recebemos repetidos nós separamos para doação. Assim, toda vez que você doa revistas para nossa gibiteca está doando para mais de uma escola e contribuindo para a formação de novos leitores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Clássico “Vidas Secas” volta como história em quadrinhos

Lançado em 1938, “Vidas secas”, de Graciliano Ramos, é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Por meio da jornada de Fabiano e sua família de retirantes em busca de comida, água e abrigo numa peregrinação pelo sertão nordestino, o autor fala das dificuldades de sobrevivência no campo e sobre relações de poder. Se no conteúdo o enredo de Graciliano é hoje tão atual quanto sempre foi, o texto ganha novo formato nesta graphic novel.
Arnaldo Branco (roteiro) e Eloar Guazzelli (ilustrações) dão ao leitor a chance de olhar paraVidas Secas por um novo ângulo. De encontrar detalhes, de ressaltar temas que talvez tenham passado despercebidos numa leitura anterior. Ao mesmo tempo, a HQ traz os fãs de quadrinhos para dentro de uma das mais importantes obras da literatura nacional.
Para isso, a dupla foi fiel ao texto original de Graciliano. À obra clássica unem-se a experiência de Arnaldo na adaptação de outros grandes livros para o formato HQ – como Véu de Noiva e O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues – e o traço premiado de Guazzelli.
PUBLICADO NO R7 LITERATURA

domingo, 9 de agosto de 2015

Sesc Santana realiza "O cômico", com atividades voltadas ao universo das HQs

O Sesc Santana realiza, entre agosto e outubro, o projeto O Cômico, que busca explorar o humor no universo das tirinhas e histórias em quadrinhos. A programação é formada por dois cursos, uma mesa de conversa e um duelo de quadrinhos. Todas as atividades são gratuitas e livres para to dos os públicos.

O Duelo de Quadrinhos acontece no dia 15 de agosto, sábado, às 14h. Inspirado nas batalhas de MCs, seis quadrinistas (Cristina Eiko, Fabiane Langona, Fábio Coala, João Montanaro, Marco Oliveira e Will Leite) criam tirinhas sobre temas sorteados num curto espaço de tempo e, partir da mediação de Gus Morais, o público vota no artista mais criativo dentro do duelo.

O curso Produção e edição de HQs independentes, acontece de 19 de agosto a 09 de setembro, às quartas, 19h. Ministrado por Marcatti, a atividade o curso aborda o processo de edição de uma publicação, discutindo projeto, edição, distribuição e captação de recursos para uma produção independente.

Ao final da atividade, os participantes terão suas HQs impressas numa publicação editada por eles próprios em offset. Para se inscrever, é necessário enviar uma HQ autoral de duas páginas para o email oficinaliteratura@santana.sescsp.org.br.

Marcatti possui 4 décadas de experiência no meio das HQs e se tornou conhecido por toda a sua obra ser editada, impressa e distribuída por ele próprio. Em 2012, foi homenageado como Grande Mestre pelo Troféu HQMix
.
O curso O cômico, em duplo processo de criação é realizado entre 23 de setembro e 28 de outubro, às quartas, 19h. Ministrado por André Dahmer e Alexandra Moraes, o curso oferece aos participantes o contato com dois processos de criação diferentes mas que partilham do mesmo teor cômico e crítico.

As inscrições ainda não tem data confirmada, mas pode ser acompanhada através do portal Sesc SP.

Alexandra Moraes é criadora da série O pintinho, publicadas na internet desde 2009. André Dahmer ficou conhecido pelas tirinhas Vida e obra de Terêncio Horta, Quadrinhos dos anos 10, entre outros.

Por fim, no dia 16 de setembro, quarta, às 20h, acontece a Mesa de conversa, com Alexandra Moraes e André Dahmer. Mediada por João Varella, editor da Lote 42, a conversa tem como foco os processos criativos dos artistas, o mercado editorial de histórias em quadrinhos no Brasil e o aspecto humorístico neste gênero literário. Não é necessária inscrição para esta atividade.

Serviço: Sesc Santana

Duelo de quadrinhos: 15 de agosto. Sábado, às 14h. Deck do Jardim.
Curso "Produção e edição de HQs independentes: De 19/08 a 09/09. Quartas, às 19h. Internet Livre.
Inscrições: Os interessados devem enviar uma HQ autoral de 2 págs. Para oficinaliteratura@santana.sescsp.org.br
Mesa de conversa: 16 de setembro. Quarta, às 20h. Deck do Jardim.
Curso "O cômico, em duplo processo de criação": De 23/09 a 28/10. Quartas, às 19h. Internet Livre.
Inscrições sem data confirmada - acompanhar através do Portal Sesc SP.

Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Jd. São Paulo. Tel. 2971-8700
Acesso para deficientes - estacionamento.
Estacionamento - R$ 7,00 período do espetáculo (desconto de 50% para matriculados no Sesc).
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br 

PUBLICADO NO MAXPRESS

Livro que conta a história de Ariano Suassuna em HQ é lançado na PB

O livro “Ariano Suassuna em Quadrinhos”, que conta a vida e a trajetória do escritor paraibano em uma publicação voltada ao público infanto-juvenil, será lançado neste sábado (8) em João Pessoa. na Usina Cultural Energisa, a partir das 15h. A entrada é gratuita.
A obra “Ariano Suassuna em Quadrinhos”, escrita por Bruno Gaudêncio e ilustrada por Megaron Xavier, conta os principais episódios da vida do escritor paraibano, e traz ainda mais uma aventura do mascote da Energisa, Zé da Luz, apresentando aos amigos o projeto Nossa Energia que realiza a troca de geladeiras velhas por novas e lâmpadas incandescentes por compactas e de LED.
A sessão de lançamento será comandada pela Trupe Alecrim e terá como mestres de cerimônia os personagens Chicó e João Grilo, do Auto da Compadecida. No lançamento ainda acontecerão uma roda de contação de história e brincadeiras com as crianças.
Este é o quinto volume da coleção Primeira Leitura, um projeto do Balcão de Livros Energisa, em parceria com a Editora Patmos. A coleção Primeira Leitura é uma iniciativa da editora paraibana Patmos, com o apoio do Balcão de Livros Energisa, voltada ao público que está se iniciando no caminho do saber, com informações sobre a vida e obra de paraibanos que construíram ou constroem o universo da nossa terra e da nossa gente.
O volume inicial, lançado em novembro/14, é dedicado ao poeta sapeense Augusto dos Anjos, apontado como o paraibano do século XX. Foram retratados também José Lins do Rego, Pedro Américo e Epitácio Pessoa. Os próximos títulos a serem publicados serão sobre João Pessoa e José Américo de Almeida, respectivamente. Toda a coleção vai estar disponível nos 224 pontos do Balcão de Livros Energisa, projeto de incentivo a leitura mantido pela Energisa desde 2012.
PUBLICADO NO G1