domingo, 31 de maio de 2015

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRIANDO UMA GIBITECA NA ESCOLA


Os alunos da Escola Conhecer (Leopoldina/MG), tiveram a iniciativa de criar sua própria gibiteca. Eles forma convidados a compartilhar sua experiência com pesquisadores de arte sequencial de todo o Brasil, que se reuniram pra o II Entre Aspas (evento realizado de 28 da 30 de maio). Assista o vídeo e conheça o trabalho dessas crianças.




Faça doações para a gibiteca dos alunos da Escola Conhecer. Entre em contato com a coordenadora pedagógica, Claudia Duque, pelo e-mail: claudia_duque11@hotmail.com 

sábado, 23 de maio de 2015

Guarujá inaugura primeira Gibiteca Municipal na próxima semana

A primeira Gibiteca Municipal de Guaujá, no litoral de São Paulo, será inaugurada na próxima quinta-feira (28), no Distrito de Vicente de Carvalho. O principal objetivo do novo espaço é incentivar e estimular o hábito da leitura, por meio dos quadrinhos.
A inauguração contará com o lançamento do livro “Emanuel entre Lobos – Essência Volume I”, de Charlie Rock. A programação também inclui a apresentação de um cartunista, de um artista plástico, um caricaturista e grupos musicais.
A Gibiteca vai funcionar na entrada da Biblioteca Geraldo Ferraz, que fica na Rua Ceará, s/nº, no bairro Vila Alice. O equipamento já conta com dois mil gibis em seu acervo. Segundo a prefeitura, desde o mês de março a população tem colaborado com doações.
Para levar as revistas para ler em casa, o munícipe precisa estar com os documentos e preencher um cadastro com os dados pessoais. A Gibiteca Municpal vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábado, das 9h às 17h.
Retirado do G1

II ENTRE ASPAS OFERECE À COMUNIDADE OFICINA DE RPG E COSPLAY

O Entre ASPAS é um encontro realizado a cada dois anos em Leopoldina (MG), cidade sede da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), composta por pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países. Ele irá acontecer entre os dias 28 e 30 de maio, na Casa de Leitura Lya Müller Botelho.


O Entre ASPAS abrirá espaço para a comunidade a partir de atividades que serão realizadas no dia 30 de maio, das 08:30 às 11:30 da manhã. Dentre elas teremos uma oficina de RPG e o Cosplay Experience, especialmente direcionados ao público jovem. 

RPG é a abreviação do termo RolePlaying Game, que já foi traduzida de várias formas em nossa língua. Uma das mais populares é Jogo de Interpretação de Papéis. O RPG não é exatamente um jogo. Ele é uma brincadeira de contar histórias. consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo jogador. A oficina pretende apresentar o jogo de RPG, partindo de noções básicas, discutindo a prática e sua origem.

Ela é parte da programação especial do II Entre ASPAS aberta ao público externo, especialmente aos jovens que se interessam pela criação de universos ficcionais. 

O termo Cosplay, vem do japonês Kosupure é uma abreviação de costume roleplay. A tradução para o português se refere a fantasiar-se ou disfarça-se de um personagem. Os participantes e adeptos a esta modalidade, são chamados de cosplayers.  A ideia principal é interpretar o artista e se vestir como ele, imitando também a maneira de se comportar e seus trejeitos.

De certa forma o Cosplay é a homenagem de um fã a seu personagem favorito. O Cosplay Experience é um espaço aberto no II Entre ASPAS para os praticantes desta modalidade. Durante toda a manhã do dia 30 de maio adeptos do cospley estarão interagindo com os participantes do encontro e tirando dúvidas sobre a prática. O evento é aberto ao público externo.

Os interessados em participar da oficina podem se inscrever a partir das 08:30. A oficina terá início à 09:30, após a conferência do prof. Edgar Franco (UFG) “Processos criativos de universos ficcionais transmídia: teoria e prática”, que será aberta ao público. O evento de Cospely é aberto à participação do público, que pode ir fantasiado do seu personagem favorito e fazer parte da brincadeira.

domingo, 10 de maio de 2015

LEOPOLDINA E OS QUADRINHOS

O município de Leopoldina vem ganhando destaque em todo o país por conta das Histórias em Quadrinhos. É com orgulho que afirmamos que tudo começou com a nossa gibiteca, em 2007. Ganhamos prêmios, desenvolvemos e estimulamos atividades entre alunos e professores em oito anos de existência.

Dentre estas atividades, fizemos três Seminários voltados para professores da rede municipal  e o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, em 2012. Este Fórum deu origem a uma associação de pesquisadores com membros pertencentes a várias instituições de pesquisa nacionais e internacionais, a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), com sede em Leopoldina, que atualmente conta com 52 membros.

Este ano a ASPAS completa três anos de existência e realiza seu segundo encontro de associados em Leopoldina, entre os dias 28 e 30 de maio, o II Entre ASPAS. Durante o encontro será debatido o rumo das pesquisas em quadrinhos no Brasil, serão apresentados resultados de pesquisa e oferecidas oficinas e minicursos para os participantes e para a comunidade (mais informações pelo e-mail aspascontato@gmail.com). Serão lançados, ainda, livros, revistas e fanzines.


O uso dos quadrinhos tornou-se lugar comum nas salas de aula de várias escolas em Leopoldina. De 2007 pra cá tivemos notícias da criação de duas gibitecas e de atividades das mais variadas, utilizando quadrinhos, em escolas públicas e privadas do município. A municipalidade reconhece o valor dos quadrinhos no estímulo à leitura, tanto é que teremos nossa primeira gibiteca municipal inaugurada ainda este ano, no antigo prédio do Fórum, que está sendo reformado para se tornar um Centro Cultural, sob administração da Secretaria de Cultura. 


Pois é, e tudo começou com uma gibiteca, em uma escola municipal da periferia de Leopoldina. Isso prova que o investimento na educação pode ultrapassar as paredes das escolas, pode chegar aos mais diversos ambientes, pode dar os frutos mais variados.