sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pesquisadora autografa livro sobre cinema e quadrinhos

A pesquisadora e professora Denise Azevedo Duarte Guimarães, da UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), participa neste sábado, 15, de tarde de autógrafos de seu mais recente livro: “Histórias em Quadrinhos & Cinema: adaptações de Alan Moore e Frank Miller”. O evento está programado para as 14h, no Paço da Liberdade – Sesc Paraná (localizado na Praça Generoso Marques), em Curitiba.
O livro pode ser adquirido na livraria do Sesc da Liberdade, em Curitiba, ou encomendado diretamente pelo e-mail da autora (denise.guimarães@utp.br). Preço: R$ 45.
Recém-lançado, “Histórias em Quadrinhos & Cinema: adaptações de Alan Moore e Frank Miller” (2013) é o fruto de três anos de trabalho da autora. Com um doutorado em literatura, Denise resolveu, após uma carreira dedicada aos estudos entre literatura e cinema, se debruçar sobre a adaptação de quadrinhos para a Sétima Arte.
E tudo começou com seus filhos. “Tive meu interesse despertado pelas graphic novelscolecionadas por meus dois filhos adultos, um engenheiro e outro arquiteto. Percebi naqueles belos volumes impressos um potencial a ser explorado na área da Comunicação, tanto no âmbito da narrativa quanto da Semiótica e das propostas estéticas e visuais”, explica, em entrevista ao Diário. “Ao começar a prestar maior atenção ao diálogo dessas obras com suas respectivas adaptações para o cinema, eu descobri um vasto e rico território ainda não contemplado pela academia, no Brasil”, diz.
Professora aposentada da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e atualmente lecionando no programa de doutorado da UTP, a autora analisou em seu livro as adaptações dos gibis de Frank Miller (“Sin City” e “300”) e de Alan Moore (“Watchmen” e “V de Vingança”) para o cinema em filmes que foram lançados nos últimos anos. É o que ela chama de “filme de quadrinhos”, um gênero ainda pouco estudado em livros.
“Abordar o universo dos gibis é algo desafiador e prazeroso, além de muito relevante na era da chamada convergência das mídias. Cito como exemplo o forte potencial expressivo da linguagem de Alan Moore, que fez com que “Watchmen” fosse a primeira história em quadrinhos a ganhar um prêmio literário: o Hugo”, explica, acrescentando que diálogo do cinema com outras artes é algo de grande relevância para o processo de evolução da Sétima Arte.
Ciclo de filmes
Nos dias 18, 19, 20 e 21 de junho, Denise Guimarães participará da mostra "HQs nas telas”, ciclo de filmes baseados em histórias em quadrinhos organizado pela Secretaria Estadual da Cultura e pelo Museu da Imagem e do Som, no auditório Brasílio Itiberê, das 19h30 às 22h. A autora vai proferir palestra e autografar seu livro.

PUBLICADO NO DIÁRIO DE GUARAPUAVA

Nenhum comentário: