segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Professor da Faculdades EST recebe Prêmio Capes de Tese



O ex-aluno da EST e atual professor da instituição, Dr. Iuri Andréas Reblin, conquistou o Prêmio Capes de Tese em cerimônia realizada nesta terça-feira, 10, em Brasília. Através de abordagem inédita, a tese vencedora tem por tema as histórias em quadrinhos sob uma perspectiva teológica, ocupando-se com uma leitura hermenêutica das histórias de dois super-heróis, Superman e Shazam, a partir da teologia do cotidiano.

Pesquisador e autor de artigos e livros sobre o tema, Reblin disse que a conquista do prêmio representa um marco para o conhecimento teológico científico no país. “Em um espectro amplo, ela expressa um pensar teológico envolvido e comprometido com a sociedade, com a cultura e com o que acontece no dia a dia, ao buscar compreender a teologia que se imiscui nos meandros das produções artístico-culturais contemporâneas – a cultura pop – e que nos é apresentada diariamente em filmes, novelas e, especialmente, neste caso, nas histórias em quadrinhos”, esclareceu.

Orientado pela professora Dra. Laude Erandi Brandenburg, que também recebeu o prêmio em Brasília, Iuri disse que o prêmio significou a legitimação da própria pesquisa, que abordou um tema ainda visto com ressalvas e suspeitas em muitas academias brasileiras. Segundo o pesquisador, permanecem resquícios da campanha virulenta contra as histórias em quadrinhos empreendidas na segunda metade do século passado, definindo-as como subculturas, leituras supérfluas, nocivas ao desenvolvimento das crianças e adolescentes que nada teriam a acrescentar na constituição dos sujeitos. 

“O prêmio está aí para mostrar o contrário disso, ou seja, que abordar temas da cultura pop é relevante, imprescindível e necessário para o próprio desenvolvimento científico na área das ciências humanas, o que inclui também a teologia”, destacou.
 
Reblin recordou ainda o incentivo e o apoio da professora Laude, que sempre o motivou a apostar na pesquisa e na análise dos quadrinhos. “Sem essa parceria, esse apoio e esse pensar juntos, a tese não teria alcançado o mérito que alcançou”, agradeceu.
 
Professor no Mestrado Profissional em Teologia da EST, Reblin também atua na coordenação técnica de publicações e na coordenação pedagógica de cursos na educação a distância da instituição. Em reconhecimento ao seu esforço intelectual e acadêmico, receberá da CAPES uma bolsa para a realização de estudos pós-doutorais.

Esta é a segunda vez que uma tese constituída no bojo da Faculdades EST recebe o prêmio máximo do conhecimento científico brasileiro, num hiato de dois anos, reiterando a instituição como referência na pesquisa em teologia no País.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

Retirado do site da Faculdades EST

A tese pode ser lida clicando aqui!

Nenhum comentário: