Escolas públicas de todo o país receberão 400 mil revistas em quadrinhos a partir da próxima semana. Em uma parceira entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Editora Maurício de Sousa, o objetivo é ensinar para crianças e adolescentes, de forma lúdica, o funcionamento do Poder Judiciário e do STF. A história também pode ser lida online.
A história, protagonizada pelos principais personagens de histórias em quadrinhos do Brasil – a Turma da Mônica -, vai abordar assuntos como cidadania e a Constituição Federal de 1988, assim como os direitos por ela garantidos a todos os cidadãos.
Luca, um dos personagens da história, é cadeirante e terá dificuldades para brincar por falta de acessibilidade em uma praça. Com isso, ocorre uma explicação sobre a estrutura do Poder Judiciário, sua atuação, e as ações que podem ser tomadas.
Atualmente, porém, não se sabe ainda quais escolas receberão as revistas. Isso porque a distribuição das histórias ficará sob a responsabilidade dos governos estaduais, que definirão os critérios para compartilhar os gibis. Além dos colégios, o Hospital da Criança de Brasília, presidentes de Tribunais de Justiça, servidores e estagiários do STF também terão acesso à revista.
O projeto social foi desenvolvido em uma parceria entre a secretaria de Documentação do STF e a Coordenação de Projetos Especiais da Mauricio de Sousa Produções. Em abril deste ano, outro material lúdico já havia sido desenvolvido no STF, servindo como inspiração para as revistas com a nova história. Ademais, o STF conta com um vídeo sobre o funcionamento do Poder Judiciário, que pode ser assistido abaixo.
Texto publicado originalmente no OPINIÃO & NOTÍCIA.