quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Livro ilustrado “Lendas” apresenta releituras do folclore brasileiro

Arte de Ivan Reis
Um saci mais ameaçador do que a figura até simpática apresentada nos livros escolares estampa a capa do livro Lendas. Ao seu lado, outro mito folclórico do Brasil, o Curupira. Ambos são retratados com uma boa carga de terror pelo desenhista Ivan Reis, paulista que atualmente assina o traço de histórias em quadrinhos do Superman. 

Lendas é um projeto que nasceu para ser portfólio dos artistas de todo o país que integram o quadro de agenciados do estúdio virtual Chiaroscuro. Mas a iniciativa foi ganhando maior proporção até virar um volume com pretensão didática.

Com lançamento previsto para este mês de janeiro na plataforma da Amazon, ao valor estimado de R$ 90, Lendasvendeu 200 exemplares na Comic Con Experience (CCXP), grande evento voltado à cultura pop realizado em dezembro, em  São Paulo. Entre os fãs que pediam autógrafos aos 40 artistas presentes no estande de divulgação (ao todo, são 61 profissionais envolvidos), havia professores que garantiam que o livro ilustrado seria trabalhado em sala de aula para mostrar aos estudantes como a origem de cada figura folclórica conta um pedaço da história do Brasil.

Após seis meses de pesquisas em uma bibliografia que reúne de autores contemporâneos, como Januária Alves, a registros históricos, como a Carta de São Vicente 1560, escrita pelo jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597), o projeto foi lançado para financiamento coletivo no site Catarse. Com a meta de arrecadar R$ 25 mil para a produção, encerrou as doações em novembro com 355% a mais do que o almejado. 

Leia o artigo completo clicando aqui!

Nenhum comentário: