segunda-feira, 4 de julho de 2022

QUADRINHO FALA SOBRE CUIDAR DE SI E DOS OUTROS

“Cuidar faz bem” é  uma série em quadrinhos, feita pela quadrinista Flávia Borges. Nessa história, a artista resgatou o sentido histórico do termo “autocuidado”. Muito além de uma ideia individualista ou de um feito conquistado através de produtos milagrosos, o autocuidado surgiu no feminismo negro, lá pelos anos 1980. 

Em poucas imagens, percorremos muitas faces da ideia de se cuidar. Como a gente cria uma rede de cuidados e garante que todos possam receber essa atenção? Como cuidar daqueles – e principalmente daquelas – que tanto esforço fazem para cuidar de nós? O cuidado não é uma fórmula mágica vendido em cremes e loções, mas uma necessidade coletiva.  

As aplicações práticas desse autocuidado voltado para o coletivo está na construção de espaços sociais mais diversos, na consolidação de redes de apoio, na disposição de se abrir para ajudar as pessoas próximas. Vamos, de pouco a pouco, vendo nós mesmos nos outros e os outros em nós mesmos para, dessa forma, fazer o mundo um espaço de acolhimento e cuidado para todos. 

série foi publicada primeiro nas redes do Sesc Carmo. Você pode nos acompanhar no Facebook, no Twitter, no Instagram e também no YouTube.

Texto adaptado de "Cuidar de si e cuidar dos outros: Autocuidado em quadrinhos"

Nenhum comentário: