Arrumei um tempinho para colocar as coisas em ordem na gibiteca e aproveitei para disponibilizar alguns dados sobre nosso funcionamento desde 2007. Na verdade, eu tinha que preparar estes dados para uma apresentação que farei em breve e achei que era mais do justo colocá-los à disposição dos nossos seguidores até para poder colher algumas opiniões, se possível.
Em 2007, quando começamos, a gibiteca possuía um acervo aproximado de 1600 gibis. Em fevereiro de 2008, menos de um ano depois, o acervo atingia o número de 2620 exemplares distribuídos da seguinte forma:
Super-heróis | Infantis | Mangás | Diversas (fantasia, terror, língua estrangeira) | Educativas | Total |
1459 | 643 | 149 | 149 | 220 | 2620 |
Segundo registros atuais – nos quais ainda não estão incluídas as doações recebidas recentemente – o acervo conta com 5597 exemplares, sendo que a distribuição atual pode ser observada na tabela abaixo:
Super-heróisis | Infantis | Mangás | Diversas (fantasia, terror, língua estrangeira) | Educativas | Total |
2520 | 1258 | 399 | 708 | 712 | 5597 |
* Dados relativos a junho de 2011 e que não incluem doações recebidas em maio e junho, cujo registro ainda não foi realizado.
Em relação aos empréstimos realizados desde a inauguração, temos os seguintes dados:
ANO | Período** | Número de empréstimos | Média mensal |
2007 | 06 meses | 1027 | 171 |
2008 | 07 meses | 1484 | 212 |
2009 | 07 meses | 2244 | 320 |
2010 | 06 meses | 1288 | 214 |
2011 | 03 meses | 1550 | 518 |
* Devem ser levados em conta férias de julho, feriados e recessos, além do fato de que a gibiteca não funciona efetivamente todos os dias da semana.
O ano de 2009 foi significativamente importante par ao projeto, dada a repercussão do Prêmio Professores do Brasil, recebido no final do ano de 2008. Aumentaram não apenas o número de doações como, também o número de voluntários, que trabalhavam nos três turnos, três dias por semana. A queda no número de empréstimos no ano seguinte deve-se a alguns fatores específicos. O primeiro deles foi a reorganização da grade de horários da escola, que passou a concentrar o Ensino Fundamental I no turno da manhã e o Ensino Fundamental II no turno da tarde, dificultando o trabalho voluntário que era realizado pelos alunos do Fundamental II. Por outro lado, o grande crescimento do acervo fez com que o espaço físico ficasse ainda mais limitado dificultando assim o uso do mesmo pelos professores. A gibiteca passou a abrir menos vezes, principalmente à tarde, e teve uso limitado também nos turnos da noite e da manhã.
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