domingo, 25 de março de 2012

A aventura de ser mulher no Iêmen

Intisar é uma jovem iemenita de 27 anos que encontra no volante seu espaço para liberdade. Diferente da Arábia Saudita, onde as mulheres são proibidas de dirigir sob pena de chibatatas, no Iêmen elas podem conduzir, mas a atividade não é bem vista. Surpreso com a segregação de genêro no país, o escritor espanhol Pedro Riera fez a história em quadrinho "El coche de Intisar" (O carro de Intisar, em tradução livre).

Riera se mudou para o Iêmen depois que sua mulher conseguiu um emprego na capital, Sanaa, em 2009. Lá, o espanhol, acostumado a ter muitas amigas mulheres, se viu isolado por véus e pelas duras regras sociais iemenitas. No país, mulheres são praticamente proibidas de falar com qualquer homem que não seja de sua família.

- Já tinha a ideia de escrever uma história em quadrinhos quando fui ao Iêmen, mas não tinha claro o tema que iria abordar. Quando cheguei me interessei tanto pelo mundo das mulheres que foi inevitável falar sobre ele - contou Riera, por telefone, ao GLOBO. - Em Barcelona, metade de meus amigos é composta por mulheres. E quando cheguei em Sanaa, demorei dois meses e meio para fazer minha primeira amiga.
A protagonista do livro, Intisar, não existe, ela é uma compilação de histórias de cerca de 40 mulheres ouvidas por Riera para a pesquisa do livro. O escritor conta que chegou às iemenitas através de sua mulher e, durante os meses em que viveu no país árabe, só fez quatro amigas. Duas delas só podiam lhe visitar às escondidas e, claro, sua mulher sempre esteve presente nos encontros. Nas entrevistas, elas aproveitavam para desabafar sobre a vida.

- As demandas delas são diferentes das das ocidentais, claro, mas basicamente elas querem mais independência. Liberdade para estudar, trabalhar e sair na rua. As mulheres iemenitas dependem de sua situação familiar. Aquelas que são apoiadas por suas famílias conseguem ter uma vida muito boa. Agora há outras que dependem do humor de seu pai, irmão ou marido que determinam quando podem sair ou não.
LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: