quinta-feira, 8 de março de 2012

Exposição com telas do cartunista Ziraldo chega a Brasília

Ziraldo está entusiasmado com a pintura. Tanto que já pensa na continuação de Zeróis: Ziraldo na tela grande, exposição que, a partir de hoje e até 29 de abril, ocupa o Museu Nacional da República. As 44 peças (que podem chegar a 2m x 2,40m) expostas conjugam duas paixões do cartunista, ilustrador e escritor (entre tantas outras funções) mineiro, as artes plásticas e as histórias em quadrinhos. 

Os super-heróis povoam as criações de Ziraldo há bastante tempo. Várias das ilustrações de seus Zéróis — publicados originalmente no Jornal do Brasil e no Pasquim — se tornaram emblemáticas, como a que mostra Tarzan, Capitão América, Fantasma, Batman e Super-Homem na terceira idade. Ou aquela na qual Tarzan se balança em um cipó, tendo Jane, sua mulher, pendurada em suas partes íntimas (fazendo o homem macaco gritar, não para convocar os animais, como de costume, mas de dor lancinante). 

Foi justamente a imagem do casal das selvas que deu início à série de pinturas que resultou na exposição. “Um marchand do Rio me visitou e pediu que eu fizesse uma pintura dessa ilustração do Tarzan numa tela de dois metros”, conta Ziraldo, 79 anos. Algum tempo depois, o mesmo marchand pediu mais pinturas dos Zeróis: a demanda por elas em sua galeria foi enorme. Surgiu então a ideia da exposição — apresentada pela primeira vez entre julho e setembro de 2010 no Rio de Janeiro. Muitas das telas já têm dono (a do Tarzan, por exemplo, não vem a Brasília) e estão emprestadas para circularem pelos museus. “Não gosto desse negócio de um quadro ficar pendurado na parede de alguém e ninguém mais poder vê-lo. Gostaria muito que alguma instituição, um banco ou uma universidade ficasse com toda a coleção”, comenta o pai do Menino Maluquinho. 



LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: