quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Quadrinhos como ferramenta pedagógica

Texto sobre quadrinhos e educação que saiu hoje no site Quadrinho.com e que se encaixa bem dentro da proposta do blog da Gibiteca Escolar. Vale a leitura.

Educação: Processo de inclusão usa quadrinhos como ferramenta pedagógica

Escrito por Almani

Uma idéia simples que rendeu inúmeros resultados. Através da interação com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e do aproveitamento dos recursos de Informática - como o acesso à internet, o uso de datashow, softwares de jogos educacionais e das histórias em quadrinhos - a Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Cerro Largo (RS) proporcionou no transcorrer do ano aos estudantes da 4ª série o projeto Hagaquê - Aprendendo com os Quadrinhos.

Além de potencializar a aprendizagem e o conhecimento, o projeto teve por finalidade estimular o aumento da auto-estima individual e coletiva dos jovens estudantes. A iniciativa, coordenada pela professora Simone Zogbi em parceria com o professor do NTE, José Roig, teve por caráter desenvolver a curiosidade, a investigação e motivar a exploração de conceitos, priorizando também a estrutura da linguagem escrita, aumentando assim o interesse pela Língua Portuguesa.

"O projeto inteiro teve um caráter interdisciplinar. Através de viagens que realizamos - como a ida nas Charqueadas em Pelotas - os alunos tiveram um complemento sobre as características do lugar através da disciplina de Estudos Sociais", explica Simone.

Ao todo, o projeto foi dividido em quatro etapas: a familiarização do aluno com o computador, fazendo-o explorar a máquina, os recursos e os programas neles oferecidos; a segunda etapa foi a pesquisa e escolha do assunto/tema através do uso da internet; já a 3ª foi de montar um blog da turma, com e-mail e comunidade no Orkut, inserindo textos, relatórios, fotos, sites preferidos, jogos, dicas etc. E a etapa final, usando o programa Hagaquê, em que cada aluno montou a sua própria história em quadrinhos.

Quadrinhos prontos e bem desenvolvidos foram colocados na internet. "A idéia foi fazer com que os próprios alunos se tornassem os personagens dos quadrinhos, contribuindo assim com um aumento da auto-estima. Temos por objetivo agora juntar os trabalhos e transformá-los em um gibi", completa a professora.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Natty,
Muito bom o texto. Sabe que quando dava aula para o Pré sempre utilizei o recurso dos quadrinhos para que eles dialogassem através da linguagem escrita. Eles amavam!
É uma ferramenta mágica!
bjs
Cybele Meyer

Anônimo disse...

Olá

Muito interessante seu post sobre quadrinhos. Também fiz um post no Yahoo! Busca Educação sobre o assunto, visite-nos! O que acha de trocarmos links?

http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2008/01/quadrinhos_de_a.html

Jenny Horta disse...

Oi Natania! Sugeri à coordenaçao da escola a criação de uma mini gibiteca na salinha de informática e elas adoraram! Coloquei seu blog como referencia/indicação para os pais e demais professores. Depois te conto como estão indo as coisas, vamos pedir aos pais para colaborar enviando as revistinhas.

Natania A S Nogueira disse...

Oi Cybele!
Se depois vc quiser relatar sua experiência, fique a vontade. Legal é que esta semana pelo menos uns 3 professores já me procuraram pedindo orientação para trabalhar com quadrinhos e até levaram algum material para ler. Estou otimista!

Natania A S Nogueira disse...

Oi Renata, assim que tiver um tempinho eu vou olhar sim, com certeza!
Obrigada pela visita!

Natania A S Nogueira disse...

Valeu, Jenny!!! Deve se por isto que hj o blog ficou movimentado! Legal vcs montarem uma gibiteca. Passe os detalhes para mim, que de repente eu posso dar uma força.

Anônimo disse...

Que legal!!!!!!

Muito boa a proposta, espero que se difunda e tome espaço nas escolas!!!!!

Ótimo trabalho, prima ^^

=D

abraços

Natania A S Nogueira disse...

Valeu, Wilsinho!
Aqui a gente já está montando um pequeno laboratório para trabalhar com este programa e outros. Espero que comece a funcionar em breve!
:-)