Texto sobre quadrinhos e educação que saiu hoje no site Quadrinho.com e que se encaixa bem dentro da proposta do blog da Gibiteca Escolar. Vale a leitura.
Educação: Processo de inclusão usa quadrinhos como ferramenta pedagógica
Escrito por Almani
Uma idéia simples que rendeu inúmeros resultados. Através da interação com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e do aproveitamento dos recursos de Informática - como o acesso à internet, o uso de datashow, softwares de jogos educacionais e das histórias em quadrinhos - a Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Cerro Largo (RS) proporcionou no transcorrer do ano aos estudantes da 4ª série o projeto Hagaquê - Aprendendo com os Quadrinhos.
Além de potencializar a aprendizagem e o conhecimento, o projeto teve por finalidade estimular o aumento da auto-estima individual e coletiva dos jovens estudantes. A iniciativa, coordenada pela professora Simone Zogbi em parceria com o professor do NTE, José Roig, teve por caráter desenvolver a curiosidade, a investigação e motivar a exploração de conceitos, priorizando também a estrutura da linguagem escrita, aumentando assim o interesse pela Língua Portuguesa.
"O projeto inteiro teve um caráter interdisciplinar. Através de viagens que realizamos - como a ida nas Charqueadas em Pelotas - os alunos tiveram um complemento sobre as características do lugar através da disciplina de Estudos Sociais", explica Simone.
Ao todo, o projeto foi dividido em quatro etapas: a familiarização do aluno com o computador, fazendo-o explorar a máquina, os recursos e os programas neles oferecidos; a segunda etapa foi a pesquisa e escolha do assunto/tema através do uso da internet; já a 3ª foi de montar um blog da turma, com e-mail e comunidade no Orkut, inserindo textos, relatórios, fotos, sites preferidos, jogos, dicas etc. E a etapa final, usando o programa Hagaquê, em que cada aluno montou a sua própria história em quadrinhos.
Quadrinhos prontos e bem desenvolvidos foram colocados na internet. "A idéia foi fazer com que os próprios alunos se tornassem os personagens dos quadrinhos, contribuindo assim com um aumento da auto-estima. Temos por objetivo agora juntar os trabalhos e transformá-los em um gibi", completa a professora.
8 comentários:
Olá Natty,
Muito bom o texto. Sabe que quando dava aula para o Pré sempre utilizei o recurso dos quadrinhos para que eles dialogassem através da linguagem escrita. Eles amavam!
É uma ferramenta mágica!
bjs
Cybele Meyer
Olá
Muito interessante seu post sobre quadrinhos. Também fiz um post no Yahoo! Busca Educação sobre o assunto, visite-nos! O que acha de trocarmos links?
http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2008/01/quadrinhos_de_a.html
Oi Natania! Sugeri à coordenaçao da escola a criação de uma mini gibiteca na salinha de informática e elas adoraram! Coloquei seu blog como referencia/indicação para os pais e demais professores. Depois te conto como estão indo as coisas, vamos pedir aos pais para colaborar enviando as revistinhas.
Oi Cybele!
Se depois vc quiser relatar sua experiência, fique a vontade. Legal é que esta semana pelo menos uns 3 professores já me procuraram pedindo orientação para trabalhar com quadrinhos e até levaram algum material para ler. Estou otimista!
Oi Renata, assim que tiver um tempinho eu vou olhar sim, com certeza!
Obrigada pela visita!
Valeu, Jenny!!! Deve se por isto que hj o blog ficou movimentado! Legal vcs montarem uma gibiteca. Passe os detalhes para mim, que de repente eu posso dar uma força.
Que legal!!!!!!
Muito boa a proposta, espero que se difunda e tome espaço nas escolas!!!!!
Ótimo trabalho, prima ^^
=D
abraços
Valeu, Wilsinho!
Aqui a gente já está montando um pequeno laboratório para trabalhar com este programa e outros. Espero que comece a funcionar em breve!
:-)
Postar um comentário