sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Gibitecas de Norte a Sul

Hoje temos o prazer de trazer três notícias envolvendo gibitecas. A primeira diz respeito à exposição de quadrinhos organizada neste mês de fevereiro pela Gibiteca da Biblioteca Publica Infantil Aglaé Fontes, em Aracaju/SE. A exposição intitulada de “A Magia das Histórias em Quadrinho” colocou à disposição do público obras raras que fazem parte do acervo de mais de 2000 Hqs da instituição. Além disto, 40 crianças de 3ª a 4ª séries da Casa do Pequenino participaram de oficinas de quadrinhos e ficaram mais próximas de seus personagens preferidos e ainda puderam criar suas próprias Hqs.

Como elemento bastante popular no universo infantil, a própria história em quadrinho foi o mote principal da oficina. Segundo a diretora da Biblioteca, Cláudia Stocker, as instrutoras estimularam as crianças a criar uma historinha baseada no tema “Superando os medos”, que deveria ter um super-herói que as ajudasse nessa missão. “Elas adoraram. As crianças gostam muito de estar em contato com histórias em quadrinho e isso é bom, porque geralmente é sua primeira leitura, que depois acaba despertando nelas o gosto pelos livros”, afirmou a diretora. Aliás, a diretora da Biblioteca teve a gentileza de nos fornecer fotos do evento, que foi um sucesso entre as crianças.

Outra notícia super legal, e que não deixa de ser uma dica para quem tem interesse em fazer uma pequena gibiteca em sua escola, é sobre a reportagem que saiu na revista Guia Prático para professores de Ensino Fundamental I, do mês de março. A reportagem fala sobre a experiência da professora Antônia Sousa de Carvalho, que criou uma gibiteca e uma oficina de quadrinhos na Escola Municipal Fernando Henrique Cardoso, em Ribeira do Pombal/BA. A oficina criada pela professora é destinada para os alunos da alfabetização e do ensino fundamental I. Na revista há todas as dicas para montar a gibiteca e a oficina. Tudo muito simples, mas muito criativo. Estou divulgando a idéia na escola para os professores das primeiras séries e eles estão adorando. Vale a pena correr nas bancas e procurar um exemplar. Aliás, eu tentei entrar em contado com a professora, mas não consegui achar nada sobre ela na Internet. Seria um prazer poder compartilhar idéias e até mesmo Hqs (temos repetidas, que geralmente são usadas para reposição e para trocar com alunos por outras revistas).

A útima notícia vem do Sul, mais especificadamente de Londrina/PR. Hoje foi inaugurada a uma Gibiteca, no SESC Londrina, que fica na Rua Fernando de Noronha, 264, Centro. O espaço de Quadrinhos do SESC Londrina foi criado pelas bibliotecárias Rita Ribas e Vera Lopes após a doação de cerca de 500 revistas em Quadrinhos feita pelo roteirista e editor de quadrinhos Eloyr Pacheco e pelo fã de Hqs Clóvis Galdino Gumiero. A Gibiteca do SESC Londrina ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Quem morar em Londrina ou nas proximidades, pode ter mais informações sobre a gibiteca pelo telefone (43) 3378-7830.

Eu, particularmente, fico super animada com tantas boas notícias em um período tão pequeno de tempo. As pessoas estão correndo atrás e estão sendo reconhecidas pelo seu trabalho.

2 comentários:

Unknown disse...

Precisamos discutir algo para dinamizar uma troca de experiências ou desenvolvimento de um intercâmbio...podemos amadurecer oq achas?
Abços
Luiz
http://culturanateia.blogspot.com/

Natania A S Nogueira disse...

Manda ver!!!
:-)