domingo, 16 de setembro de 2012

Fundação da cidade de São Luís é contada em quadrinhos

O escritor Iramir Araujo e o desenhista Ronilson Freire estão lançando o álbum em quadrinhos Ajurujuba - A Fundação da Cidade de São Luís (108 páginas em preto e branco, formato 21 x 28 cm, R$ 35,00). O projeto foi aprovado no Edital BNB Cultura 2011 e no Edital Universal 2010/2011 do Governo do Estado do Maranhão, além de contar com o apoio da Fundação Nagib Haickel, de São Luis.

A história trata da aventura empreendida pelos franceses com o objetivo de colonizar a região norte do Brasil e, em particular, o Maranhão, com a fundação de uma colônia chamada França Equinocial. É também a história de como o império espanhol reagiu para pôr fim às pretensões dos normandos.

A aventura se desenrola em meio a viagens pelos mares, intrigas palacianas, acordos, traições e o envolvimento de milhares de índios, os habitantes originais de Upaon-açu, em uma guerra cujos vencedores acabariam por sobrepujar sua cultura, impondo sobre ela o peso da cruz e da espada.

Para a criação da obra, houve pesquisa bibliográfica e iconográfica.

"Uma das razões principais para a escolha do tema é o fato de a cidade de São Luís completar, em 2012, 400 anos. A outra é o meu desejo, que exploro sempre que posso, de contar histórias ambientadas no Maranhão", explicou Iramir.

Esta é a segunda parceria entre Iramir Araujo e Ronilson Freire, que já trabalharam juntos em outro álbum de cunho histórico: Balaiada - a Guerra do Maranhão, lançado em 2010. Clique aqui e confira um review desse álbum.

O lançamento acontecerá no próximo dia 13 de setembro, quinta-feira, no Centro de Criatividade Edylo Costa Filho, Praia Grande, São Luís/MA. O evento começará às 19h.

Os interessados de todo o Brasil podem comprar Ajurujuba - A Fundação da Cidade de São Luís pelo e-mail iramiraraujo@ig.com.br.

PUBLICADO NO UNIVERSO HQ

Um comentário:

Anônimo disse...

Natania, muito interessante seu blog. Parabéns!
Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.

Cordialmente,
Equipe do Comunicação e Cultura