quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quadrinhos em revista


É a exposição que se encontra no SEC/Arsenal, da Acadêmica Yasmin Jamil Nadaf, associada da nossa Academia Mato-grossense de Letras, onde ocupa a Cadeira 38. 

Ela já nos presenteou com a exposição “Almanaque”, no ano passado, a qual nos encheu de saudade, a começar com a história do Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. 

Na atual exposição a saudade, também, nos invade, uma vez que nos encontramos com os heróis da nossa criancice e juventude, sob o foco de estórias aliadas a elementos gráficos. 

Mas, de que estamos falando? Estamos falando de História em Quadrinhos, criadas por talentosos artistas ligados com a realidade do seu tempo e com a sociedade contemporânea. As HQ’s influenciaram na formação, na educação e na estruturação de ideias e do caráter pessoal do seu leitor. 

Representa mais do que a junção da literatura com figuras, interagem diversas áreas de arte, possibilitando formações expressivas que dizem respeito a temas e citações que envolvem a sociedade humana. Seus contos já fazem parte da história secular, assim como seus heróis representam muito das ideias da nossa era. 

Entretanto, a produção em série das histórias em quadrinhos só tornou-se possível no século XIX, com o nome de literatura em estampas ou romances com caricaturas; exerce, sobre as pessoas, poder de atração de desenhos e diálogos, independente de idade. 

A exposição da Acadêmica Yasmin - Quadrinhos em Revista -, destaca o relevante papel que as HQ’s conquistaram no contexto cultural, na sociedade e na História, com a participação de várias gerações brasileiras. 


Saiba mais, clicando aqui!

Nenhum comentário: