terça-feira, 23 de abril de 2013

Em comemoração aos 40 anos, Salão de Humor de Piracicaba lança site novo



O Salão Internacional de Humor de Piracicaba celebra quatro décadas em 2013. Como parte das comemorações, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico) lança no dia 22 de abril o novo site do histórico evento, com novidades em seu layout, conteúdo e interatividade. O endereço virtual permanece o mesmo: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Desenvolvido pelas empresas Ziil Propaganda e Neurônio Adicional Web Marketing, o site se utiliza de novos conceitos e apresenta um layout bem agradável, além de oferecer acessos atualizados totalmente integrado às redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O projeto segue a linha desenvolvida para o site da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pelas mesmas empresas, e que certamente dará mais visibilidade ao evento internacional.

Os detalhes do projeto foram anunciados em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (22), na sede do Centro de Humor, com a presença da secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese; do diretor do CEDHU Piracicaba, Eduardo Grosso; Mateus Piffer Jr (Zill Propaganda); Adolpho Queiroz, membro do conselho consultivo do Salão; e de Edson Rontani Jr. e Willian Hussar, presidente e vice-presidente, respectivamente, da edição passada.

“O Site da SEMAC conta com algo que vem ao encontro das necessidades da internet atualmente: a facilidade e agilidade na navegação e a integração com as redes sociais. É algo que vem dando muito certo e, por este motivo, decidimos levar a mesma tecnologia ao site do Salão, num ano tão importante em sua história”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

Por se tratar de um evento internacional, que em 2012 contou com a participação de artistas de 64 países, uma das preocupações foi a inclusão de ferramenta de tradução de todo o conteúdo do site para 24 idiomas. “Como vantagens, podemos citar uma maior variedade de plugins, com ferramentas e aplicativos, opção de design adaptável para smartphones e tablets, a melhoria para buscadores populares como o Google e a mesma estrutura para site e blog”, explica Mateus Piffer Jr, da Ziil Propaganda.

A página do Salão no Facebook também sofreu adaptações e deixou de ser um perfil social para se tornar uma fanpage. A migração aceita número ilimitado de fãs, dá a possibilidade de qualquer pessoa curtir a página e traz mais alternativas de personalização. “Migrando para fanpage, estamos fazendo um acervo do Salão ano-a-ano e que permite ser compartilhado e curtido, ajudando ainda mais a espalhar o passado, a história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e esse tipo de acervo é algo que poucas marcas possuem de maneira tão interessante”, afirma Piffer Jr.

ACESSOS – O site atual do Salão vem registrando um importante aumento nos acessos. Em 2012 foram registradas 36.181 visitas (sendo 25.176 visitantes únicos), de 483 cidades brasileiras e 123 países no total. Em 2011 foram 28.810 visitas (18.812 visitantes únicos), de 371 diferentes cidades brasileiras e 114 países. Em 2010 foram 9.096 visitas (4.759 visitantes únicos), de 144 diferentes cidades brasileiras e 61 países no total.

A novidade ficou por conta dos acessos via Facebook. Em 2011, ano de implantação da página, foram 834, ou 3% do total, em 5.320, ou 15% do total das visitas.

“Com o novo site, a expectativa é de aumentar ainda mais o acesso, tornando o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que já é referência em todo mundo, cada vez mais conhecido, principalmente no momento em que as inscrições para a 40ª edição estão abertas. Queremos otimizar nesses números”, opina Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba.

INSCRIÇÕES – Para participar da histórica edição dos 40 anos do Salão, artistas profissionais e amadores devem inscrever suas caricaturas, cartuns, charges e tiras/HQs até o dia 19 de julho. Os prêmios somam R$ 43 mil e os trabalhos podem ser enviados pela internet ou via Correios. Em 2013, o Salão acontece de 24 de agosto a 20 de outubro.

Até 29 de maio, o CEDHU Piracicaba também recebe inscrições para o 3º Concurso de Microcontos de Humor, com envio de trabalhos para o e-mail microcontos@piracicaba.sp.gov.br. Os textos devem ter até 140 caracteres e caráter humorístico. Aos três primeiros lugares serão concedidos, respectivamente, R$ 800, R$ 500 e R$ 300. Os 100 melhores contos serão reunidos em antologia e serão expostos num painel no 40o Salão.

Também estão abertas, até 12 de agosto, as inscrições para a 11a edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, pelos Correios ou pessoalmente, na sede do CEDHU (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, CEP 13405-123). A participação é restrita a estudantes das redes pública e privada com idade entre 7 e 14 anos. O regulamento dos três concursos estão disponíveis no site.

SERVIÇO - Novo site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba já está disponível no endereço virtual www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Assessoria de imprensa do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Press office of the 40th International Humor Exhibition of Piracicaba
Rafael Bitencourt (19) 3403-2609 | Marcela Delphino (19) 9645-0009
Rodrigo Alves (19) 9147-5733 | piracicabacultura@gmail.com

Nenhum comentário: