O Salão Internacional de Humor de Piracicaba celebra quatro décadas em 2013.
Como parte das comemorações, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional do Humor
Gráfico) lança no dia 22 de abril o novo site do histórico evento, com novidades
em seu layout, conteúdo e interatividade. O endereço virtual permanece o mesmo:
www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Desenvolvido pelas empresas Ziil
Propaganda e Neurônio Adicional Web Marketing, o site se utiliza de novos
conceitos e apresenta um layout bem agradável, além de oferecer acessos
atualizados totalmente integrado às redes sociais, como Facebook, Twitter,
Instagram e YouTube. O projeto segue a linha desenvolvida para o site da SEMAC
(Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pelas mesmas empresas, e que
certamente dará mais visibilidade ao evento internacional.
Os detalhes do
projeto foram anunciados em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira
(22), na sede do Centro de Humor, com a presença da secretária da Ação Cultural,
Rosângela Camolese; do diretor do CEDHU Piracicaba, Eduardo Grosso; Mateus
Piffer Jr (Zill Propaganda); Adolpho Queiroz, membro do conselho consultivo do
Salão; e de Edson Rontani Jr. e Willian Hussar, presidente e vice-presidente,
respectivamente, da edição passada.
“O Site da SEMAC conta com algo que
vem ao encontro das necessidades da internet atualmente: a facilidade e
agilidade na navegação e a integração com as redes sociais. É algo que vem dando
muito certo e, por este motivo, decidimos levar a mesma tecnologia ao site do
Salão, num ano tão importante em sua história”, afirma a secretária municipal da
Ação Cultural Rosângela Camolese.
Por se tratar de um evento
internacional, que em 2012 contou com a participação de artistas de 64 países,
uma das preocupações foi a inclusão de ferramenta de tradução de todo o conteúdo
do site para 24 idiomas. “Como vantagens, podemos citar uma maior variedade de
plugins, com ferramentas e aplicativos, opção de design adaptável para
smartphones e tablets, a melhoria para buscadores populares como o Google e a
mesma estrutura para site e blog”, explica Mateus Piffer Jr, da Ziil
Propaganda.
A página do Salão no Facebook também sofreu adaptações e
deixou de ser um perfil social para se tornar uma fanpage. A migração aceita
número ilimitado de fãs, dá a possibilidade de qualquer pessoa curtir a página e
traz mais alternativas de personalização. “Migrando para fanpage, estamos
fazendo um acervo do Salão ano-a-ano e que permite ser compartilhado e curtido,
ajudando ainda mais a espalhar o passado, a história do Salão Internacional de
Humor de Piracicaba, e esse tipo de acervo é algo que poucas marcas possuem de
maneira tão interessante”, afirma Piffer Jr.
ACESSOS – O site
atual do Salão vem registrando um importante aumento nos acessos. Em 2012 foram
registradas 36.181 visitas (sendo 25.176 visitantes únicos), de 483 cidades
brasileiras e 123 países no total. Em 2011 foram 28.810 visitas (18.812
visitantes únicos), de 371 diferentes cidades brasileiras e 114 países. Em 2010
foram 9.096 visitas (4.759 visitantes únicos), de 144 diferentes cidades
brasileiras e 61 países no total.
A novidade ficou por conta dos acessos
via Facebook. Em 2011, ano de implantação da página, foram 834, ou 3% do total,
em 5.320, ou 15% do total das visitas.
“Com o novo site, a expectativa é
de aumentar ainda mais o acesso, tornando o Salão Internacional de Humor de
Piracicaba, que já é referência em todo mundo, cada vez mais conhecido,
principalmente no momento em que as inscrições para a 40ª edição estão abertas.
Queremos otimizar nesses números”, opina Eduardo Grosso, diretor do CEDHU
Piracicaba.
INSCRIÇÕES – Para participar da histórica edição dos
40 anos do Salão, artistas profissionais e amadores devem inscrever suas
caricaturas, cartuns, charges e tiras/HQs até o dia 19 de julho. Os prêmios
somam R$ 43 mil e os trabalhos podem ser enviados pela internet ou via Correios.
Em 2013, o Salão acontece de 24 de agosto a 20 de outubro.
Até 29 de
maio, o CEDHU Piracicaba também recebe inscrições para o 3º Concurso de
Microcontos de Humor, com envio de trabalhos para o e-mail microcontos@piracicaba.sp.gov.br. Os textos devem ter até 140
caracteres e caráter humorístico. Aos três primeiros lugares serão concedidos,
respectivamente, R$ 800, R$ 500 e R$ 300. Os 100 melhores contos serão reunidos
em antologia e serão expostos num painel no 40o Salão.
Também estão
abertas, até 12 de agosto, as inscrições para a 11a edição do Salãozinho de
Humor de Piracicaba, pelos Correios ou pessoalmente, na sede do CEDHU (avenida
Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, CEP 13405-123). A participação é
restrita a estudantes das redes pública e privada com idade entre 7 e 14 anos. O
regulamento dos três concursos estão disponíveis no site.
SERVIÇO
- Novo site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba já está disponível
no endereço virtual www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Assessoria de
imprensa do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Press office of the 40th
International Humor Exhibition of Piracicaba
Rafael Bitencourt (19) 3403-2609 |
Marcela Delphino (19) 9645-0009
Rodrigo Alves (19) 9147-5733 | piracicabacultura@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário