domingo, 10 de agosto de 2014

Além dos olhos grandes conta a história do mangá em forma de mangá

O livro Além dos olhos grandes – um estudo em mangá sobre mangá (formato 15 x 21 cm, 144 páginas, R$ 30,00) usa a linguagem dos quadrinhos para mostrar as origens, características e a trajetória brasileira dos mangás.
Escrito por Ana Carolina Pereira, a obra é dividida em três partes, cada uma desenhada por um ilustrador diferente de Curitiba/PR: Maxwell Alves, Cristiano Procopio e Juliano Henrique.
O projeto nasceu a partir do trabalho de conclusão de curso da própria Ana, em 2009, para Tecnologia em Artes Gráficas daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (antigo CEFET).
O trabalho foi inscrito no edital Mecenato Subsidiado, da prefeitura de Curitiba, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Lei de Incentivo à Cultura. Em 2013, o Banco do Brasil financiou completamente o projeto e a produção efetivamente começou.
O produto final é uma história em quadrinhos que se divide em três tópicos: história do mangá, características do estilo e mangá no Brasil. Assim, o conteúdo total do livro engloba desde a produção das primeiras histórias em quadrinhos japonesas até o fenômeno pós-guerra, esmiuçando seus padrões e dedicando, também, uma parte sobre as peculiaridades e história do estilo no Brasil – que é bem mais antiga do que parece à primeira vista.
Leia mais, clicando aqui!

Nenhum comentário: