Muitas vezes, a paixão pela leitura começa pelas histórias em
quadrinhos (HQs) por ser um tipo de texto que torna o ato de ler mais
divertido, já que apresentam, além das falas, desenhos que representam
as ações dos personagens. Mas a leitura é apenas uma das possibilidades
para se trabalhar a HQ, pois os quadrinhos oferecem inúmeras maneiras de
exploração. São materiais que permitem a reflexão, a criação, a
produção e até a interpretação textual.
Depois
de participar da capacitação oferecida pelo Diário na Escola sobre como
trabalhar a HQ a partir da notícia do jornal, a professora Joana de
Lourdes Contieri que leciona na Escola Municipal São Jorge, em São Jorge
do Ivaí, colocou em prática a teoria adquirida durante a formação e
garante, “os resultados foram ótimos.”
“Meu objetivo foi despertar o interesse pela leitura a partir dos
textos de circulação social. De forma livre, cada aluno escolheu uma
manchete que mais chamou atenção e, em seguida, realizou uma produção
textual que compôs a narrativa da HQ”, destaca Lourdes.
A coordenadora pedagógica, Elisabete Sampaio conta que nesta
atividade, em especial, foi perceptível o entusiasmo das crianças. “O
estudo deste gênero envolve a criatividade e os desenhos, isso reflete
no interesse pela proposta.”
O aluno Kauã Moura comenta sobre o quanto o jornal auxiliou durante a
produção. “As notícias do Diário nos ajudaram no momento em decidir o
assunto da história a ser desenvolvida.” E a colega Akemyla Bortolucci
Ventureli completa, “pude usar minha imaginação e com a leitura das
matérias ainda aumentei meu conhecimento sobre os fatos que são destaque
no impresso.”
Com a oportunidade em escolher o tema, a professora relata que houve
maior atração pela leitura. Desta forma cada estudante se direcionou
para o caderno que mais se identifica. “Este é um processo que tem
contribuído muito no aprendizado das crianças, pois elas sentem prazer
no que estão fazendo.”
Assim como foi aconselhando pelas ministrantes da formação oferecida
pelo Diário na Escola, Lourdes solicitou que primeiramente os estudantes
escrevessem a narrativa, para em seguida desenvolverem os quadrinhos
com as falas e os desenhos dos personagens. “O interessante do
passo-a-passo da HQ é que o aluno vai tendo a ideia de que um trabalho
com escrita deve ser planejado, sim. Primeiro, se pensa num enredo para a
história antes de produzi-la. Também se calcula o espaço para os
desenhos e textos verbais, o espaço do texto não verbal deve ser
observado por último. Essas orientações de sequencias do que se deve
fazer são importantes para direcionar a criança a fim de mediar essa
produção com qualidade”, ressalta a professora mestre, Maísa Cardoso.
Lourdes relata que por ser a primeira atividade com o gênero, os
estudantes sentiram dificuldades durante a proposta, mas com orientações
o resultado foi muito bom. “Me senti realizada ao término do trabalho,
as crianças se empenharam bastante e percebi o quanto os exemplares do
Diário estão contribuído no processo de ensino-aprendizagem”, conclui.
Retirado do "Diário na Escola"
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