domingo, 28 de junho de 2015

Quadrinistas são destaques no FLI-BH


Os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá ministram, no Centro de Referência da Moda, a oficina “Narrativa gráfica ou o quadrinista que pensa”. O objetivo é ensinar que fazer quadrinhos vai além de desenhar. Fábio Moon acredita que “não precisa saber desenhar, precisa saber pensar visualmente a história. A oficina serve para isso, criar a história e como contar visualmente usando desenhos e palavras”. 

Para eles o festival possibilita o acontecimento de interação do público com autor, na descoberta de novos talentos e na estimulação de criar em grupo. Clique aqui e leia mais

Sobre o FLI-BH 

O 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação de Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte, tem como objetivo contribuir para a valorização da literatura junto à população e aos visitantes de Belo Horizonte, para a formação de leitores literários, bem como conferir visibilidade a escritores, ilustradores e profissionais que se dedicam a essa linguagem.

O FLI-BH, culminância da ação bibliotecária desenvolvida durante todo o ano pela Fundação Municipal de Cultura, pretende, também, divulgar a produção literária da cidade ao lado das produções nacional e internacional, e promover o diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas.

Com a curadoria de Afonso Borges, Beatriz Hernanz e Leida Reis e com o tema Imagina o mundo, imagina a cidade, o FLI-BH trará à capital mineira escritores, ilustradores, críticos e especialistas de vários lugares do Brasil e do exterior, aproximando livros e leitores. A primeira edição do FLI-BH faz homenagem óbvia, mas indiscutível, ao escritor Carlos Drummond de Andrade, que levou Minas para além de suas montanhas.

sábado, 27 de junho de 2015

Conheça a maior gibiteca da América Latina: a Gibiteca Henfil

A Gibiteca Henfil possui mais de 10 mil títulos entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ. Sua programação diversificada, envolvendo oficinas, palestras, exposições, exibição de filmes e jogos, atrai fãs e profissionais da área.

O acervo contém álbuns, revistas e livros de HQ, de RPG, fanzines e recortes de periódicos, totalizando 10.446 títulos e 119.124 exemplares. Há publicações dos anos 50 e 60 das editoras Brasil América (EBAL), Adolfo Aizen, Rio Gráfica (RGE), Roberto Marinho, La Selva, Vecchi, Trieste/SP e outras. Este material está disponível apenas para pesquisa acadêmica. Está sendo proposta a digitalização da coleção, para facilitar o acesso e preservação.

Além dessas obras que podem ser consultadas por estudiosos, é possível encontrar quadrinhos cultuados como os do próprio Henfil. As histórias de seus personagens mais famosos - Graúna, Bode Orelana, o nordestino Zeferino e outros - eram publicadas na revista Fradim, que ele mesmo criou. A Gibiteca possui para consulta a coleção completa dos Fradins, os livros A volta do Fradim, Diretas já, Isto era, Henfil na China, Fradim de libertação, Como se faz humor político e exemplares do Pasquim, além de acervo para pesquisa sobre o Henfil, entre eles, um fanzine de autoria de José Eduardo Cimó, livros teóricos, recortes de jornais e folhetos.

Leia mais, clicando aqui!

A gibiteca de Santos e a formação de novos talentos nos quadrinhnos

O vídeo mostra parte da oficina Noções Básicas de Desenho Anatômico de Heróis,  foi ministrada em fevereiro de 2014 pelo artista Rubens Silva, o RB Silva, que começou a atuar no mercado de quadrinhos em 2008, nos Estados Unidos. É uma iniciativa da Gibiteca de Santos para estimular jovens talentos a ingressarem no mundo dos quadrinhos

Vídeo dá dicas de como montar uma gibiteca na escola

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto educativo usa histórias em quadrinhos para destacar ética

Escolas de todo país já podem aderir ao programa "Um por Todos e Todos por Um".  O programa da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Souza já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e mil e 600 escolas.


De acordo com a secretária de Transparência e Prevenção a Corrupção da CGU, Patrícia Audy, este é um trabalho maravilhoso porque todo o material da Turma da Mônica pode ser utilizado pelas escolas públicas e particulares, sendo necessário apenas que a escola ou a prefeitura manifeste o interesse.

Segundo a secretária, o conteúdo foi pensado para trabalhar a ética, a cidadania e o comportamento contra a corrupção que as crianças precisam lidar e discutir em sala de aula. "Enfrentar e se conscientizar desde cedo da importância de uma postura cidadã", afirma. O público alvo do programa são todas as crianças de escolas públicas e particulares, do terceiro ou quarto ano do Ensino Fundamental.

Todo material está disponível na Controladoria Geral da União, para que as escolas e prefeituras utilizem gratuitamente. A secretária enfatiza que não se pode tratar de maneira sólida da prevenção e o enfrentamento à corrupção, sem pensar em trabalhar a cultura da ética e da cidadania nos jovens, inclusive com relação à cola, furar fila, não respeitar o próximo.


Saiba como participar, clicando aqui!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Livro Quadrinhos & Educação reúne pesquisadores nacionais e internacionais


Faculdade Guararapes acaba de publicar novo livro organizado pelo Prof. Dr. Thiago Modenesi, em conjunto com o Prof. Amaro Braga, sobre a temática dos quadrinhos associados à educação.
A obra Quadrinhos & Educação – Relatos de Experiências e Análises de Publicações é o primeiro volume de uma série que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais. Uma segunda edição deve ser lançada no início do próximo semestre.
O livro reúne 12 artigos de pesquisadores de todo o Brasil, divididos em duas partes: relatos de experiências e análise de publicações, com seis artigos em cada e todos inéditos.
O lançamento oficial ocorrerá durante o II Encontro do Aspas – Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, no dia 28 de maio, na cidade de Leopoldina, Minas Gerais.
O segundo volume deve ser lançado em agosto, em outro evento acadêmico da área, o III Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, que acontecerá na Universidade de São Paulo – USP, de 18 a 21 de maio.
O livro está disponível para venda na Faculdade Guararapes e também com os autores, pelo e-mail thiagomodenesi@hotmail.com – o preço é de R$ 35,00 com frete incluso.

Publicado no Universo HQ

PS: O livro tem relatos de experiência com gibitecas, inclusive com gibitecas de Leopoldina.