A Gibiteca Henfil possui mais de 10 mil títulos entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ. Sua programação diversificada, envolvendo oficinas, palestras, exposições, exibição de filmes e jogos, atrai fãs e profissionais da área.
O acervo contém álbuns, revistas e livros de HQ, de RPG, fanzines e recortes de periódicos, totalizando 10.446 títulos e 119.124 exemplares. Há publicações dos anos 50 e 60 das editoras Brasil América (EBAL), Adolfo Aizen, Rio Gráfica (RGE), Roberto Marinho, La Selva, Vecchi, Trieste/SP e outras. Este material está disponível apenas para pesquisa acadêmica. Está sendo proposta a digitalização da coleção, para facilitar o acesso e preservação.
Além dessas obras que podem ser consultadas por estudiosos, é possível encontrar quadrinhos cultuados como os do próprio Henfil. As histórias de seus personagens mais famosos - Graúna, Bode Orelana, o nordestino Zeferino e outros - eram publicadas na revista Fradim, que ele mesmo criou. A Gibiteca possui para consulta a coleção completa dos Fradins, os livros A volta do Fradim, Diretas já, Isto era, Henfil na China, Fradim de libertação, Como se faz humor político e exemplares do Pasquim, além de acervo para pesquisa sobre o Henfil, entre eles, um fanzine de autoria de José Eduardo Cimó, livros teóricos, recortes de jornais e folhetos.
Leia mais, clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário