quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

MÊS DE MAIO EM LEOPOLDINA: MÊS DOS QUADRINHOS

O mês de maio tornou-se o mês dos quadrinhos para a pequena cidade de Leopoldina (MG). Em maio de 2007 foi inaugurada uma Gibiteca em uma escola pública, da periferia da cidade. Muita gente achou que seria um modismo passageiro, mas lá se foram 10 anos. 

Há exatamente 10 anos também tivemos o nosso I Seminário Sobre Quadrinhos, Leitura e Educação, no dia 18 de maio, para professores. Foram mais 300 participantes. Desde então os quadrinhos se tornaram a pauta de debates escolares na cidade e tivemos até a criação de outras gibitecas escolares.
O mês de maio tornou-se, também, o mês dos encontros da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, criada e sediada em Leopoldina a partir dos vários encontros que se seguiram ao I Seminário Sobre Quadrinhos e Ensino e da realização do I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, em 2012.
Pesquisadores de várias regiões do Brasil passaram a se reunir em Leopoldina a cada dois anos, para apresentem os avanços que vem sendo realizados no ensino e em diversas áreas de pesquisa acadêmica a partir do uso dos quadrinhos como fonte.

Este ano, maio vai ser um mês mais do que especial. Teremos a Semana da Gibiteca (mais informações em breve), em comemoração aos 10 anos da Gibiteca Escolar e, quase em seguida, entre os dias 25 e 27, o III Entre Aspas, encontro dos pesquisadores da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. 

Quem sabe, no futuro, Leopoldina não virá a se tornar o capital dos quadrinho no Brasil?

Nenhum comentário: