Matemática das HQs
Proporções, percentagens e até mesmo frações. Tudo isso é possível de ser ensinado ou, pelo menos, fixado por meio de exercícios práticos com histórias em quadrinhos. Como? Bom, primeiro basta mostrar ao aluno que é impossível desenhar a história no tamanho que ela é lançada. Na verdade, todo quadrinhista que se preza produz sua história em um formato bem maior do que aquele que acaba sendo publicado na revistinha ou nas páginas de jornais, afinal, é preciso desenhar uma série de detalhes que, por mais que sejam visíveis no tamanho publicado, seriam impossíveis de fazer naquele espaço. Ou seja, uma história é produzida em um tamanho maior e depois disso acaba sendo reduzida proporcionalmente para que seja publicada. O professor pode mostrar, então, uma tira de jornal (normalmente publicada com 14,5 de largura com 4,5 de altura) e explicar aos alunos que ela foi produzida em formato maior. Suponha, por exemplo, que um quadro de 4 cm de altura por cinco de largura, por exemplo, pode ter sido feito originalmente com 8 cm. por 10 cm.; 16 por 20 e assim por diante. Pode-se mexer aqui com proporções, porcentagens (o original é 100% maior, 200% maior e assim por diante) e até frações, mostrando a similaridade entre 20/16, 10/8, 5/4 e assim por diante. Um exercício que pode se propor aos alunos é pedir que produzam suas próprias tiras. O professor pode determinar o tamanho em que a tira seria publicada e pedir a cada aluno que produza uma tira em uma determinada proporção - duas vezes maior ou 35% maior e assim por diante. Ele pode pedir, anda, que o estudante verifique o tamanho da letra usada nos balões da tira original e que siga a mesma proporção na sua tira (afinal, a letra também é reduzida na publicação e, se o quadrinista não leva isso em conta, o diálogo vai ficar ilegível).
Segue, também, link com diversas questões de Questões de Ciências da Natureza & Matemática - UERJ:
Fonte: CBPF
Fonte: CBPF
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