quarta-feira, 2 de maio de 2007

Concurso de quadrinhos e gibiteca

Estamos a um passo de inaugurar a gibiteca. Semana que vem, dia 10 de maio será a inauguração oficial da Gibiteca, que ainda está sem um nome oficial, pois queremos que os alunos escolham. Vamos aproveitar a oportunidade e lançar nosso primeiro concurso de quadrinhos, para os alunos da escola. O concurso será lançado no dia 10 e as inscrições de trabalhos serão o do dia 18 de maio ao dia 31 de agosto. Segue o regulamento.

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O concurso de quadrinhos MINHA CIDADE é o primeiro concurso de quadrinhos promovido pela Gibiteca. Nele poderão se inscrever todos os alunos que estão cursando o ensino fundamental na escola no ano de 2007. Ele será dividido em 3 categorias, onde serão escolhidas 3 histórias em quadrinhos . Os primeiros lugares em cada categoria terão como prêmio um kit surpresa, além de ter sua história em quadrinhos pública na internet e em exposição na gibiteca da escola Os temas abordados serão os seguintes:

1ª a 4ª: O meu bairro
5ª a 8ª: A história da minha cidade
EJA: A cidade dos meus sonhos

Regulamento:

- As histórias em quadrinhos serão produzidas sob a supervisão de um professor da escola;
- Elas deverão ser feitas em papel formato A4, coloridas
- Terão que ter o mínimo de 3 laudas (folhas), não podendo haver desenhos no verso da folha;
- Serão feitas individualmente, de acordo com as orientações para elaboração;
- As inscrições serão até o dia 13 de julho e o resultado será divulgado juntamente com a premiação na segunda semana de agosto.
- A comissão avaliadora será formada por um professor de 1ª a 4ª, um professor de 5ª a 8ª, uma supervisora escolar e um quadrinista.
- Os critérios de avaliação das histórias em quadrinhos, serão as seguintes:
1 – Criatividade
2 – Originalidade
3 – Uso correto das técnicas para elaboração da História em Quadrinhos
4 – conhecimento sobre o tema abordado


Orientações para elaboração de Histórias em Quadrinhos
1. Criação dos personagens: Dos protagonistas aos tipos secundários, o autor precisa planejar tudo, para não cair em contradição mais tarde. O ideal é ter em mente cada personagem, com a personalidade, o aspecto físico, o estilo das roupas, os vícios e as virtudes. Nessa fase, o artista deve desenhar cada um dos tipos em posições variadas e com expressões faciais bem marcadas. Treinando o seu traço não haverá perigo de ao longo da história, o personagem ficar irreconhecível.

2. Argumento e roteiro: O argumento é a idéia geral da história, com começo, meio e fim. Quando é trocado em miúdos, tem-se o roteiro, que deve ser planejado quadro a quadro. Nessa fase as páginas são diagramadas (traçadas), as cenas descritas e os diálogos finalmente definidos.

3. Desenho: A lápis, as linhas de todos os elementos das páginas são marcadas ­ personagens, cenários, balões (já no caso dos textos, escritos a lápis), onomatopéias (palavras que reproduzem sons naturais, como Tchibum! Pou! Crás!) e os contornos dos quadrinhos.

4. Letras: Com tinta nanquim (pode usar uma caneta hidrográfica preta de ponta fina), o texto dos balões e as onomatopéias são finalizados. Um erro muito comum para quem está começando é entusiasmar-se demasiadamente e desenhar todo o quadrinho antes de decidir o texto que acompanhará a imagem. Quando chega a hora de preencher os balões, descobre-se que o espaço é curto. Aí é tarde. Planeje, então, o desenho e o texto simultaneamente. O melhor modo de fazer isso é checar e rechecar o seu roteiro.

5. Arte-final: A última etapa antes da impressão do gibi é a colorização dos quadrinhos. Pode-se optar entre os lápis de cor, as canetinhas ou outras técnicas de pintura que já tenham sido trabalhadas nas aulas de educação artística. Como as letras, os demais elementos gráficos recebem a tinta pretos, cobrindo cuidadosamente os traços a lápis e corrigindo eventuais falhas. Você pode optar por usar caneta ou pincel. Para dar efeito de luz e sombra, pode-se sombrear ou pontilhar.

6. Cor: As cores dão um toque especial ao quadrinho. Elas devem estar de acordo com o objetivo do autor. Por exemplo, se você deseja criar uma atmosfera mais sombria, deve usar tons mais escuros e cinzentos; se quiser mostrar impacto visual, deve usar cores mais fortes e vidas. Caso opte pelo uso de tintas para a colorização de sua história, utilize um papel mais grosso para obter um melhor resultado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal vc incentivar seus alunos para a leitura e criação de HQs. Parabéns!
Moacir Torres
Escritor e Cartunista

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada! Espero que os concursos ajudem a incentivar os alunos. pretendemos fazer concursos com temas relacionados a diferentes áreas de ensino.