sexta-feira, 11 de maio de 2007

Inauguração da Gibiteca (III)

A inauguração da gibiteca está sendo muito bem recebida pelos educadores e pelos profissionais do ensino em seu todo, recebendo apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino. A presença dos representantes destas instituições durante a inauguração é prova de que a idéia de se trabalhar com quadrinhos nas escolas possui uma boa receptividade. Futuramente esperamos que o projeto seja abraçado por outras escolas e este trabalho ganhe espaço entre educadores de diversos níveis.


A E. M. Judith Lintz Guedes Machado deu início em meados de 2006 ao projeto “Gibiteca na Escola”, que tem como finalidade investir na leitura e na criatividade de professores e alunos como forma de tentar diminuir as barreiras quem existem no processo de ensino-aprendizagem. Nossa Gibiteca funciona nos três turnos de aula, tendo um funcionário responsável em cada turno, pela organização do acervo e pelo controle de empréstimos e devoluções.

Como a escola possui uma clientela de aproximadamente 700 alunos, e nosso acervo gira em torno de 1500 hqs. Fomos premiados com um acervo variado, que conta com exemplares de vários gêneros, além de obras raras, como a edição n. 01 do Gibi. Agora, através de campanhas feitas junto à comunidade, queremos ampliar este acervo para 2000 hqs, até o final do ano.

Os professores estão sendo incentivados a desenvolverem pequenos projetos usando hqs, do ensino infantil até a 8ª série do fundamental. Estes projetos são divulgados para a escola e arquivados para futura consulta. A gibiteca funciona, portanto, como um laboratório de ensino, capaz de integrar professores de turnos diferentes através de seu arquivo e da constante divulgação de seus projetos.

Mesmo antes da inauguração, muitos professores já estavam empenhados em trabalhar com hqs e colocaram em prática pequenos projetos que agora, com a gibiteca funcionando regularmente, já estão servindo de ponto de partida para trabalhos mais ambiciosos. Por exemplo, o Seminário sobre quadrinhos, que será realizado na próxima sexta-feira, 18 de maio, focará três áreas de ensino: História, Geografia e Português. No entanto, os professores de matemática e ciências já estão se organizando para que no ano de 2008 um segundo seminário seja realizado e suas áreas sejam focadas. A gibiteca já está desencadeando uma reposta positiva por parte do corpo-docente da escola, o que já é uma grande conquista.

Nenhum comentário: