segunda-feira, 7 de maio de 2007

Histórias de amor viram hqs de jormal

“O Diário da Região”, de São José do Rio Preto, cidade a 440 km de São Paulo encontrou uma forma muito interessante de aproveitar as histórias enviadas pelos leitores e, da mesma forma atrair mais leitores: está transformando histórias de amor em hqs.

O que começou com uma carta enviada por um leitor acabou se transformando em uma coluna fixa do jornal. A versão escrita da história é feita pelo jornalista Raul Marques. A versão em quadrinhos é do cartunista Walmir Américo Orlandeli. As cartas de leitores recebidas são selecionadas e algumas se tornam histórias em quadrinhos. Antes de escrever a hq ele consulta o casal envolvido, colhe mais detalhes e daí cria a hq. Uma idéia muito criativa que pode ser uma ponte para projetos semelhantes, como transformar histórias de alunos em hqs e publicar em um jornalzinho da escola. Aliás, a Escola Estadual Justiniano Fonseca, do distrito de Tebas (MG) criou seu próprio jornal, com apoio da comunidade está investindo na comunicação como um meio de integração escolar. A publicação de hqs em periódicos é uma sugestão e pode ser tornar uma realidade. Além de incentivar as crianças a desenvolverem sua criatividade, ainda irá despertar o interesse delas pela leitura de jornais, pois atraídas delas tirinhas ou hqs lá publicadas, acabam conseqüentemente lendo outros trechos e despertando para o hábito de leitura de jornais que normalmente é um hábito dos adultos.

Se quiser saber o notícia completa e ler uma entrevista com o autor da hqs do Diário da Região, vão ao Blog dos Quadrinhos http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: