sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Exposição homenageia Dia da História em Quadrinhos

De 30 de janeiro a 16 de fevereiro, Espaço Cultural Pandora expõe ilustrações, charges, tiras e caricaturas em homenagem ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos em Campinas; a entrada é gratuita.

Henfil, Ziraldo, Maurício de Sousa, Laerte, Angeli, Cortez e outros mestres dos quadrinhos nacionais podem ser vistos em cubos na cidade de Campinas a de 30 de janeiro a 16 de fevereiro. O Espaço Cultural Pandora está sediando uma exposição com ilustrações, charges, tiras e caricaturas que homenageiam o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado na sexta-feira 30 de janeiro. Para mostrar os vários lados das HQs brasileiras, a maior parte do acervo foi montada em peças em forma de cubo, cujas faces podem ser vistas de acordo com a vontade do visitante.

“Na verdade a idéia do espaço em si é se tornar um local permanente de exposições com enfoque nos quadrinhos, em especial para que sejam mostrados e conhecidos o trabalho dos cartunistas de Campinas e região. Até porque não faltam bons artistas na RMC”, diz Mário Cau, curador da exposição. Ao todo, cerca de 80 trabalhos estarão à disposição para visitação - de segunda a sexta das 9 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas.

No dia 30, na abertura da mostra, artistas de Campinas estarão no local fazendo confecções ao vivo de desenhos e roteiros de histórias em quadrinhos no local. Bem como caricaturas e ilustrações dos visitantes.

“Tanto a idéia do espaço quanto a homenagem aos quadrinhos nacionais é de extrema importância. Hoje as HQs movimentam um mercado milionário em todo o mundo, são instrumento de persuasão e ferramenta educacional, o que lhes confere grande importância. Por outro lado, o trabalho do quadrinista brasileiro ainda não tem tanto espaço como poderia e carece de registro na memória da população. Basta ver que qualquer criança conhece Batman ou Super Homem, mas pouca gente sabe que já tivemos mais de 250 super-heróis brasileiros nos gibis”, pontua o especialista em quadrinhos DJota Carvalho, autor do livro a Educação está no Gibi.

O próprio DJota chegou a fazer, em 2005, uma série de suas tiras (Só Dando Gizada, publicada no jornal Correio Popular) homenageando personagens brasileiros das HQs – a série também será mostrada na exposição.

O dia 30 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional da História em Quadrinhos devido à primeira publicação de uma história em quadrinhos no Brasil ter ocorrido justamente nesta data, em 1869. A obra em questão foi Nhô Quim, um caipira criado pelo artitsta ítalo-brasileiro Angelo Agostini – que inclusive dá nome hoje a um prêmio dado anualmente aos melhores quadrinhos nacionais. O Espaço Cultural Pandora fica na Rua Joaquim Novaes, 25, no Cambuí. Mais informações informações podem ser obtidas pelo telefone
(19) 3305-4731.

Exposição em Homenagem ao Quadrinho Nacional
Quando? De 30 de janeiro a 16 de fevereiro de 2009
Segundas a sextas-feiras, das 9h às 19h
Sábados, das 9h às 12h
Na abertura, confecção de quadrinhos e caricaturas ao vivo.
Onde? Espaço Cultural Pandora - Rua Joaquim Novaes, 25, no Cambuí.

Fonte: http://www.cosmo.com.br/noticia/19577/2009-01-22/exposicao-homenageia-dia-brda-historia-em-quadrinhos.html

Nenhum comentário: