
Para quem ainda não sabe Angelo Agostini é considerado o pai das histórias em quadrinhos brasileiras e um dos pioneiros na produção de quadrinhos no mundo. A primeira HQ com personagem fixo foi As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, que durou nove capítulos, publicada pela primeira vez em 30 de janeiro de 1869. A AQC-ESP resolveu instituir um prêmio e um dia especial do ano, para marcar o trabalho de dezenas de artistas, que desenharam nossa história em quadrinhos. Assim surgiu o Dia do Quadrinho Nacional e o Trofeu Angelo Agostini.
Foram divulgados os vencedores da 25ª edição do Prêmio Ângelo Agostini, voltado para a produção nacional de quadrinhos. A cerimônia de premiação acontece no dia 14 de fevereiro, no Auditório Nobre do Senac Consolação, em São Paulo (Rua Dr. Vila Nova, 228, Centro). No dia, haverá palestras e apresentação de lançamentos, entre outras atividades. A entrada é franca.
Confira a lista de premiados:
Melhor Desenhista – Laudo Ferreira Júnior
Melhor Roteirista – Daniel Esteves
Melhor Cartunista – Marcio Baraldi
Melhor Lançamento – Menina Infinito (Editora Desiderata)
Melhor Fanzine – Quadrinhos Independentes (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez – Coletivo Quarto Mundo
Mestres do Quadrinho Nacional: Emir Ribeiro, Deodato Filho, Mozart Couto, Sebastião Seabra, Sergio Morettini e Watson Portela
Fontes:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1134708984
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=18943
Nenhum comentário:
Postar um comentário