A palestra do cartunista americano Art Spiegelman, marcada para as 19h
desta segunda (12) em São Paulo, sofreu atraso de cerca de meia hora
depois que o laptop do autor desapareceu do palco minutos antes do
início do evento. Os organizadores suspeitam de furto e disseram que
registrariam um boletim de ocorrência.
Aparentando relativa tranquilidade, entre uma tragada e outra em um cigarro eletrônico, o autor da premiada graphic novel "Maus", lançada 25 anos atrás, decidiu manter o compromisso e fazer a palestra com um computador emprestado.
"Eu deveria estar bem preparado para lidar com isso. Escrevi muitos quadrinhos policiais no início da carreira. Mesmo sabendo que o crime não compensa, descobri que isso pode não ser verdade em São Paulo já que alguèm acabou de sair daqui com meu computador e meu documento de identidade", disse, meio brincando, meio sério, logo em sua primeira fala. "Obrigado pela paciência. E por pagarem tanto pelo ingresso. Vocês foram roubados também", completou, quebrando o gelo e arrancando gargalhadas do público.
Aparentando relativa tranquilidade, entre uma tragada e outra em um cigarro eletrônico, o autor da premiada graphic novel "Maus", lançada 25 anos atrás, decidiu manter o compromisso e fazer a palestra com um computador emprestado.
"Eu deveria estar bem preparado para lidar com isso. Escrevi muitos quadrinhos policiais no início da carreira. Mesmo sabendo que o crime não compensa, descobri que isso pode não ser verdade em São Paulo já que alguèm acabou de sair daqui com meu computador e meu documento de identidade", disse, meio brincando, meio sério, logo em sua primeira fala. "Obrigado pela paciência. E por pagarem tanto pelo ingresso. Vocês foram roubados também", completou, quebrando o gelo e arrancando gargalhadas do público.
Spiegelman seguiu a palestra "desautorizando" um dos títulos elogiosos
pelos quais costuma ser chamado - "o pai da graphic novel". "Quero pedir
um teste de paternidade aí. Não acho que toda história em quadrinhos
precisa ter 800 páginas. Foi só o que precisei para contar a história de
meu pai [sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz retratado
em 'Maus']."
Dono de conhecimento técnico e histórico sobre a evolução dos quadrinhos ao longo do século passado, Spiegelman explicou, apoiado em slides e páginas suas e de outros autores, o que descreveu como a arquitetura de uma página de HQ. "É como a estrutura de um parágrafo de texto, só que com imagens", disse, depois de apontar a forma como um quadro leva ao outro - e o significado por trás dessas transições.
Destaque do primeiro dia do 4o Congresso Internacional de Jornalismo Cultural promovido pela revista "Cult", a palestra com Spiegelman ocorreu no teatro da PUC, em São Paulo. O evento segue até quinta-feira e inclui, entre outros convidados internacionais, o escritor e jornalista americano Gay Talese.
Dono de conhecimento técnico e histórico sobre a evolução dos quadrinhos ao longo do século passado, Spiegelman explicou, apoiado em slides e páginas suas e de outros autores, o que descreveu como a arquitetura de uma página de HQ. "É como a estrutura de um parágrafo de texto, só que com imagens", disse, depois de apontar a forma como um quadro leva ao outro - e o significado por trás dessas transições.
Destaque do primeiro dia do 4o Congresso Internacional de Jornalismo Cultural promovido pela revista "Cult", a palestra com Spiegelman ocorreu no teatro da PUC, em São Paulo. O evento segue até quinta-feira e inclui, entre outros convidados internacionais, o escritor e jornalista americano Gay Talese.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BOL NOTÍCIAS
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