domingo, 26 de maio de 2013

Fanzine e o gênero jornalístico


Objetivos
- Conhecer o que são fanzines
- Produzir um fanzine em grupo

Conteúdos
- Produção de textos dissertativos e narrativos
- Gênero jornalístico

Anos
Ensino Médio

Tempo estimado

- Quatro a cinco aulas

Materiais necessários
- Cópias da reportagem "Alto punk, baixo punk" (Veja, 2322, 22 de maio de 2013) 
- Capas pré-selecionadas de jornais e revistas para análise e leitura
- Folhas de papel sulfite, canetas, lápis, revistas e jornais para recortar, cola, tinta e demais materiais necessários para a produção do fanzine

Introdução
Estimular os alunos a escrever nem sempre é tarefa fácil. Para superar o modelo de aula que, muitas vezes, oferece pouca contextualização com o cotidiano dos adolescentes, uma alternativa é a confecção de textos para produtos específicos, manipulados e distribuídos pelos próprios estudantes. Uma alternativa prática, eficiente e relativamente fácil de fazer são os fanzines. 

O fanzine surgiu como uma espécie de revista alternativa. Desde a década de 40 do século passado, vem sendo usado para a divulgação de ideias e informações relativas a grupos que, em geral, encontram pouco espaço na grande imprensa, como entusiastas de ficção científica, fãs de rock ou punks. O substantivo fanzine é um neologismo em língua inglesa, surgido a partir da junção das palavras "fanatic" (fã) e "magazine" (revista). Literalmente, significa uma "revista de fãs".

O movimento punk (década de 1970) fez largo uso dos fanzines para propagar sua ideologia. A reportagem "Alto punk, baixo punk" (Veja, 2322, 22 de maio de 2013), fala da influência do movimento na moda e no comportamento. Utilize a leitura como ponto de partida para incentivar a produção de fanzines por seus alunos. A proposta vai ajudar a turma a entender melhor como são feitos as revistas e os jornais e, de quebra, eles ainda serão os responsáveis pela produção e divulgação dos próprios textos.


Desenvolvimento 
1º etapa 
Inicie explicando o objetivo desta sequência didática: a produção de textos opinativos, dissertativos e narrativos no formato de um fanzine. 

Pergunte aos alunos se eles conhecem o que é um fanzine. Caso não saibam, conte um pouco da história desse tipo de publicação alternativa. Lembre que o termo tem origem inglesa e é formado da junção de duas palavras "fanatic" e "magazine". Fanzine, literalmente, significa uma revista de fãs. São publicações de indivíduos ou grupos pequenos interessados em um mesmo tema e que não encontram espaço na grande imprensa. É comum que sejam feitos com poucos recursos de produção e distribuição. Se desejar, procure exemplos na internet ou na biblioteca da escola ou do município, e apresente na sua aula. 

2º etapa 
Deixe clara a semelhança entre o fanzine e um jornal ou uma revista. Para isso, apresente textos jornalísticos pré-selecionados por você. Não se esqueça de levar tipos variados: artigos, entrevistas, editoriais, reportagens, carta dos leitores, notícias etc. 

Analise os exemplos com os alunos e mostre a estrutura dos veículos, o que caracteriza cada um deles e o que não pode faltar na versão que será criada pela turma. Lembre que, tal qual um jornal ou revista, os fanzines devem contar com um editorial, tipo de texto que pode ser trabalhado em sala de aula e que reflete a opinião da publicação, aborda genericamente os assuntos trabalhados ou comenta "os bastidores" da produção.

É fundamental que haja um índice dos títulos e seções. Também não pode faltar o expediente, um espaço, geralmente alojado em um box, com os dados da publicação e os nomes da equipe envolvida: autores dos textos, entrevistadores, ilustradores, cartunistas e professor orientador. 

Os textos podem ser ilustrados por cartuns, desenhos, quadrinhos, fotos ou bricolagens. Também é importante dedicar especial atenção à capa, o primeiro contato do leitor com a publicação. Faça com que a turma note como os veículos se preocupam com a mensagem que a imagem da capa transmite. 

Para complementar a reflexão, proponha uma atividade de leitura crítica. Exponha no quadro pelo menos duas ou três capas de jornais ou revistas. Evidencie alguns elementos básicos:

1) Cabeçalho: contém o nome, a data de publicação, o número da edição, o local, o horário do fechamento, o site, o nome do editor e dos fundadores, entre outros itens. O cabeçalho é uma "marca" com logotipo e letra diferenciada. É interessante comparar vários cabeçalhos para que os alunos percebam a importância da identificação de uma marca. 

2) Formato do jornal: tablóide ou "standart". O tablóide é um formato menor (cerca de 38cm x 30cm), utilizado por publicações populares. Já o "standart", por ser maior (entre 60cm x 38cm, ou 75cm x 60cm), aborda as notícias com mais profundidade, dá mais espaço à ilustrações e mais ênfase aos textos. Deixe claro que em ambos os formatos, o texto é publicado em colunas. Não há um único padrão de organização, geralmente, utiliza-se um numero menor de colunas na capa (cinco ou seis num standart) e um número maior no interior do jornal (seis ou sete). Explique que os textos são dispostos em colunas para facilitar a leitura. 

Para esta sequência didática, o formato sugerido, por sua praticidade na reprodução, é a utilização de folhas sulfite, no tamanho A4, dobradas ao meio, como se fosse uma revista em quadrinhos.

3) Manchete e notícias: a manchete é a chamada principal, geralmente em destaque, com letras maiores ou uma ilustração forte e representativa. Manchetes e notícias são acompanhadas de textos curtos e impressionantes, cujo objetivo é chamar a atenção dos possíveis leitores e atrair sua curiosidade. 

4) Textos: os textos que acompanham os títulos das manchetes e notícias são chamados lides. A palavra vem da expressão em inglês "lead", que significa "guia", "aquilo que vem à frente de" - e é essa exatamente a função do lide: ser um texto-guia, resumido, que contenha os principais elementos do texto principal da notícia a que se refere. Tradicionalmente, o lide responde às chamadas "questões básicas do jornalismo" (O que? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?), e sua função é a objetividade ao relatar o que aconteceu. Um bom lide aguça o leitor a ir até o final da reportagem. 

3º etapa 
Divida a turma em equipes. Cada equipe ficará responsável pela produção de um fanzine. Como atividade, distribua entre as equipes títulos de notícias (faça uma pré-seleção baseada nos assuntos publicados durante a semana) e peça que escrevam pequenos lides. Em seguida, todos devem compartilhar os textos produzidos. 

4º etapa 
Dê prosseguimento ao planejamento dos fanzines. Oriente cada equipe a escolher um tema que seja do interesse dos alunos. Lembre que as editorias são uma forma de organização do conteúdo por assuntos. Por exemplo: economia, esporte, turismo, tecnologia, cultura, informática, moda, política, notícias nacionais e internacionais etc. 

Cada fanzine deverá contar com pelo menos 4 textos diferentes e todos devem ter um editorial, que será a apresentação do trabalho. As publicações vão reunir textos dissertativos (na forma de editorial, artigo, correspondência, crítica, opinião, entrevista) ou narrativos (na forma de reportagem, crônica, memorial, ficção, roteiro). As ilustrações (cartum, charge, HQ, fotografia) são bem vindas e devem estar contextualizadas. 

É importante que as equipes definam o número de páginas, as editorias, os gêneros abordados e quem ficará responsável pela produção de cada texto. Lembre que o número de páginas deve sempre ser par. 

Finalize indicando como atividade a produção dos textos que irão compor o trabalho. Também peça que as equipes criem um nome para seus respectivos fanzines. 

5º etapa
Após as definições, reserve um tempo em sala de aula e também em casa para que os alunos escrevam os textos e produzam as capas. Avalie e devolva às equipes com sugestões e correções. Oriente a montagem dos fanzines e lembre que os trabalhos serão apresentados e distribuídos! 

6º etapa 
Nesta etapa, os alunos vão apresentar o que fizeram. Peça que os grupos expliquem à turma o passo a passo do trabalho e as escolhas feitas por eles. Cada equipe deverá disponibilizar, por meio de fotocópia (xerox), ao menos 5 exemplares do fanzine produzido, que serão distribuídas  aos colegas da própria classe ou à toda a escola. Você também pode organizar com seus alunos a exposição dos fanzines para toda a comunidade. 

Avaliação
É possível que a produção dos fanzines ofereça trabalhos muito criativos. Procure não fazer um "ranking" de melhores ou piores. Mas não deixe de avaliar se os alunos conseguiram abordar diferentes gêneros, se fizeram uso coerente e coeso da língua portuguesa e utilizaram recursos gráficos com eficiência e criatividade. Não tenha dúvidas de que esta atividade vai marcar positivamente as aulas, e quem sabe, poderá servir de estímulo para as outras disciplinas.



Professor de Literatura e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)


Disponível na Veja na Sala de Aula

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