domingo, 22 de março de 2015

Oficina na Casa de Leitura: Faz-zine: a elaboração de um fanzine interdisciplinar


No dia 28 de março, das 08:30 às 11:30, será realizada uma oficina de fanzines com Gazy Andraus, na Casa de Leitura Lya Müller Botelho. A oficina é gratuita. Serão oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas no dia, das 08:00 às 08:30.

Podem participar professores e alunos de escolas da cidade, além de membros da comunidade. Os participantes deverão levar folhas de papel A4, lápis, caneta, lápis de cor, régua, tesoura e borracha. 

A oficina é promovida pela SECRETARIA DE CULTURA, em parceria com a GIBITECA ESCOLAR com o apoio da CASA DE LEITURA LYA MÜLLER BOTELHO e da ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES EM ARTE SEQUENCIAL. 

Leia a ementa:
Os fanzines (revistas independentes paratópicas) são essenciais fontes plurívocas de informação imagética à educação, e como quaisquer outras artes que possuem linguagem própria em suas estruturas, são produzidas por autores que refletem suas condições idiossincráticas, abordando suas condições antropológicas, históricas, geográficas, sociológicas, inserções políticas etc. Assim, os participantes dessa oficina, poderão a partir de textos próprios e/ou desenhos, em quaisquer temáticas, criar material que pode ser diretamente trabalhado para resultar em um fanzine autoral ou em grupo. Poderão elaborar artigos, textos poéticos, crônicas, resenhas, contos, ilustrações desenhadas (ou por foto colagens), HQ, tiras, charges e/ou cartuns, além do que mais puderem criar, transformando tudo numa revista independente cujo formato livre pode ser o mais diversificado possível culminando num zine ou até num novo Artezine-objeto, como exercício criativo pleno de possibilidades interdisciplinares. 

Gazy Andraus é professor licenciado em educação Artística pela FAAP. Sua dissertação no Mestrado de Artes Visuais, do Instituto de Artes da UNESP (1999), abordou as HQ autorais de temática filosófica, traçando um paralelo entre suas mensagens intuídas com a Física Quântica. Já em seu doutorado realizado na área das ciências da Comunicação pela ECA – USP (2006) com a tese “As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário” (e premiada como melhor tese de 2006 pelo HQMIX) desvendou a questão das imagens desenhadas nas HQ serem absorvidas pelo hemisfério cerebral direito (intuitivo e criativo) mais que pelo esquerdo (racional e linear), e por isso serem os quadrinhos (como as artes) preponderantes e necessários à educação do ser humano, para uma integração e desenvolvimento sistêmico da inteligência, e não estritamente racional como tem sido na educação tradicional.

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