domingo, 26 de março de 2017

BULLYING E AUTOMUTILAÇÃO: PROBLEMAS QUE AFETAM OS JOVENS NAS ESCOLAS


A jornalista e quadrinista Vanessa Bencz, autora de  "A menina Distraída", história em quadrinhos lançada em 2014 e que trata de uma tema muito conhecido dos professores, o bullying, está agora está com um novo projeto: "Por enquanto". 

O que  torna esta história em quadrinhos importante para professores, alunos e pais? Ela aborda um problema que tem sido recorrente nas escolas, principalmente entre adolescentes: a automutilação.

É mais comum do que se imagina encontrarmos alunos, principalmente meninas, recorrendo a isso como uma forma de lidar com suas frustrações diárias. 

Sabe aquela aluna rebelde, respondona e, por vezes agressiva que você tem na sala de aula? Ou aquela que ficar num canto, quieta, tem poucos amigos ou nenhum? Pois bem, se elas começarem a usar blusas compridas em pleno verão, pode ser sinal de que estão usando objetos contantes nos braços. 

E ao que isso pode levar? Em casos extremos, ao suicídio.

Assim como na sua primeira HQ, Vanessa parte de dados reais para compor um universo fictício. Trata-se de um alerta a pais e educadores com relação à saúde física de mental dos nossos jovens. 

"Por enquanto", HQ que está atualmente no Cartase é o tipo de quadrinho que todos deveriam ler porque criar e educar adolescentes é um desafio que se torna maior a cada geração.

Nenhum comentário: