segunda-feira, 6 de março de 2017

TRABALHANDO GÊNEROS LITERÁRIOS COM O 4º ANO

A experiência aconteceu no Colégio Imaculada Conceição, de Leopoldina (MG). As professoras do 4º ano Ceiloene Correa e Daniella Montes  trabalharam Histórias em Quadrinhos dentro do conteúdo "gêneros textuais". A atividade proposta foi a criação de uma História em Quadrinhos.

Existem vários gêneros textuais, cada um com suas características e funções próprias. São gêneros textuais presentes no nosso dia a dia, por exemplo, receitas, bulas de remédio, e-mails. Cartuns e Histórias em Quadrinhos também são gêneros textuais e são importantes instrumentos de comunicação.

Por utilizarem de imagem e texto dentro da narrativa, os quadrinhos podem ser considerados gêneros textuais complexos e que exigem do leitor, jovem ou adulto, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Ser leitor de quadrinhos não é fácil, principalmente quando o autor opta por não usar o texto dentro da narrativa.

No caso da atividade proposta pelas professoras, ela é importante para o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de estimular o desenvolvimento da criatividade. É importante não apenas ensinar os diversos gêneros textuais como também propor atividades onde os alunos sejam desafiados a produzirem seus textos, suas narrativas, verbais ou não verbais.

Veja algumas das atividades realizadas pelos alunos. 






Para quem quiser saber mais sobre o assunto, estamos deixando algumas sugestões de leitura (basta clicar no link). 

Caso alguém tenha alguma experiência com quadrinhos e queira compartilhar conosco, fique a vontade. O blog da Gibiteca é para todos que compartilham da ideia de que usar quadrinhos na escola pode ser muito bom para a aprendizadem dos nossos alunos.

SUGESTÕES DE LEITURA

GAZETTA, Sônia M. M. SOBRINHO, Vanessa C. História em Quadrinhos como gênero textual e o desenvolvimento da leitura e da escrita. Disponível em: http://circle.adventist.org/files/unaspress/actacientifica2009022314.pdf, acesso em 06 fev. 2017.

NABÃO, Rosangela Martins Um olhar sobre o gênero textual histórias em quadrinhos. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_rosangela_martins_nabao.pdf,  acesso em 06 fev. 2017.

OS GÊNEROS das histórias em quadrinhos. Disponível em: http://poloeducacao.com.br/r/sala_do_professor/hq/teoria/os_generos_das_historias_em_quadrinhos.pdf, acesso em 06 fev. 2017.

PACHECO, Eliana Cesar. O gênero textual histórias em quadrinhos (hqs) no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_lem_artigo_eliana_cesar_pacheco.pdf, acesso em 06 fev. 2017.


Nenhum comentário: