A
experiência aconteceu no Colégio Imaculada Conceição, de Leopoldina (MG). As
professoras do 4º ano Ceiloene Correa e Daniella Montes trabalharam Histórias em
Quadrinhos dentro do conteúdo "gêneros textuais". A atividade
proposta foi a criação de uma História em Quadrinhos.
Existem vários gêneros textuais, cada um com suas características e funções próprias. São gêneros textuais presentes no nosso dia a dia, por exemplo, receitas, bulas de remédio, e-mails. Cartuns e Histórias em Quadrinhos também são gêneros textuais e são importantes instrumentos de comunicação.
Por
utilizarem de imagem e texto dentro da narrativa, os quadrinhos podem ser
considerados gêneros textuais complexos e que exigem do leitor, jovem ou
adulto, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Ser leitor
de quadrinhos não é fácil, principalmente quando o autor opta por não usar o
texto dentro da narrativa.
No
caso da atividade proposta pelas professoras, ela é importante para o
desenvolvimento da leitura e da escrita, além de estimular o desenvolvimento da
criatividade. É importante não apenas ensinar os diversos gêneros textuais como
também propor atividades onde os alunos sejam desafiados a produzirem seus textos,
suas narrativas, verbais ou não verbais.
Veja
algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, estamos deixando algumas sugestões de leitura (basta clicar no link).
Caso alguém tenha alguma experiência com quadrinhos e queira compartilhar conosco, fique a vontade. O blog da Gibiteca é para todos que compartilham da ideia de que usar quadrinhos na escola pode ser muito bom para a aprendizadem dos nossos alunos.
SUGESTÕES
DE LEITURA
GAZETTA,
Sônia M. M. SOBRINHO, Vanessa C. História em Quadrinhos como gênero textual e o
desenvolvimento da leitura e da escrita. Disponível em: http://circle.adventist.org/files/unaspress/actacientifica2009022314.pdf,
acesso em 06 fev. 2017.
NABÃO,
Rosangela Martins Um olhar sobre o gênero textual histórias em quadrinhos.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_rosangela_martins_nabao.pdf,
acesso em 06 fev. 2017.
OS
GÊNEROS das histórias em quadrinhos. Disponível em: http://poloeducacao.com.br/r/sala_do_professor/hq/teoria/os_generos_das_historias_em_quadrinhos.pdf,
acesso em 06 fev. 2017.
PACHECO,
Eliana Cesar. O gênero textual histórias em quadrinhos (hqs) no ensino-aprendizagem
de língua inglesa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_lem_artigo_eliana_cesar_pacheco.pdf,
acesso em 06 fev. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário