sexta-feira, 31 de março de 2017

ESCOLHA DO NOME DA GIBITECA: PRIMEIRA FASE ENCERRADA!

Chegou ao fim a primeira fase de escolha do nome da nossa Gibiteca. Agora, mo nosso "segundo turno", vamos decidir na escola quem será a grande vencedora. Pois é, vencedora mesmo porque temos para a final Nair de Teffé, Ciça Pinto e Helena Fonseca. 



A votação agora é na escola e escolha vai ficar nas mãos dos alunos dos nossos dois nonos anos. O resultado sairá em alguns dias. Aguardem!

domingo, 26 de março de 2017

BULLYING E AUTOMUTILAÇÃO: PROBLEMAS QUE AFETAM OS JOVENS NAS ESCOLAS


A jornalista e quadrinista Vanessa Bencz, autora de  "A menina Distraída", história em quadrinhos lançada em 2014 e que trata de uma tema muito conhecido dos professores, o bullying, está agora está com um novo projeto: "Por enquanto". 

O que  torna esta história em quadrinhos importante para professores, alunos e pais? Ela aborda um problema que tem sido recorrente nas escolas, principalmente entre adolescentes: a automutilação.

É mais comum do que se imagina encontrarmos alunos, principalmente meninas, recorrendo a isso como uma forma de lidar com suas frustrações diárias. 

Sabe aquela aluna rebelde, respondona e, por vezes agressiva que você tem na sala de aula? Ou aquela que ficar num canto, quieta, tem poucos amigos ou nenhum? Pois bem, se elas começarem a usar blusas compridas em pleno verão, pode ser sinal de que estão usando objetos contantes nos braços. 

E ao que isso pode levar? Em casos extremos, ao suicídio.

Assim como na sua primeira HQ, Vanessa parte de dados reais para compor um universo fictício. Trata-se de um alerta a pais e educadores com relação à saúde física de mental dos nossos jovens. 

"Por enquanto", HQ que está atualmente no Cartase é o tipo de quadrinho que todos deveriam ler porque criar e educar adolescentes é um desafio que se torna maior a cada geração.

segunda-feira, 20 de março de 2017

CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO DA GIBITECA


Começa hoje o Concurso de Redação e Desenho da Gibiteca, em comemoração aos seus 10 anos. O concurso tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos da escola, tanto no desenho quando na escrita. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 08 de maio, durante a premiação do concurso, que dará início à semana da Gibiteca.

Conheça o regulamento:
  1. Podem participar apenas alunos da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, da cidade de Leopoldina (MG).
  2. As inscrições para o concurso serão realizadas na secretaria da escola.
  3. As inscrições vão de 20 de março a 20 de abril de 2017.
  4. Os participantes deverão preencher uma ficha de inscrição, à qual será anexada a obra (cartum, charge ou redação).
  5. Os participantes podem inscrever apenas um trabalho em cada modalidade e as inscrições deverão ser realizadas em separado.
  6. O tema geral do concurso são os 10 anos da gibiteca, podendo os trabalhos possuir títulos alternativos.
  7. A redação deverá ter o mínimo de uma lauda e o máximo de duas e deve ser entregue digitalizada ou manuscrita com letra legível.
  8. O desenho deverá ser entregue em folha de papel A4, podendo ser colorido ou preto e branco.
  9. O nome do autor não deve constar na obra.
  10. Cada obra receberá um número equivalente ao número registrado na ficha de inscrição.
  11. Serão premiados os primeiros trabalhos de cada categoria.
  12. Segundos e terceiros lugares receberão uma monção honrosa.
  13. As categorias do concurso são:

  • Redação – 3º ao 5º ano
  • Redação – 6º ao 9º ano
  • Redação - EJA
  • Desenho (cartum, quadrinhos ou charge) - 3º ao 5º ano
  • Desenho (cartum, quadrinhos ou charge) – 6º ao 9º ano
  • Desenho (cartum, quadrinhos ou charge) – EJA

sexta-feira, 17 de março de 2017

LOGOMARCA OFICIAL DOS 10 ANOS


Hoje é o lançamento do logotipo oficial dos 10 anos da Gibiteca, presente do designer gráfico leopoldinense Cristiano Fófano. 

quarta-feira, 15 de março de 2017

CONFIRMADA OFICINA DE QUADRINHOS COM GERMANA VIANA


Entre os dia 8 e 13 de maio estaremos comemorando os 10 anos da Gibiteca Escolar. Uma das atividades da semana será uma exclusiva oficina de quadrinhos para os alunos da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, Leopoldina (MG), que vai acontecer no dia 10 de maio, quarta-feita. A oficina vai ser ministrada pela quadrinista Germana Viana, autora da História em Quadrinhos nacional Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço. 

A oficina será possível graças à parceria feita entre a Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e a Secretaria de Cultura de Leopoldina. E mais novidades vêm por aí! Aguardem!

Saiba mais sobre Germana Viana!

Germana Viana é artista plástica, formou-se em Artes da Unesp, em 1999. Atualmente trabalha com letreiramento e design de páginas para editoras como a Panini, e Jambô. Já atuou com o agenciamento de artistas para o mercado norte-americano, auxiliando o Joe Prado na Art&Comics. Entre os anos de 2005 até 2007 foi colunista e coordenadora do site/blog Azul Calcinha - Cultura Pop para Moças.

Em 2013, convidada a participar do  coletivo  As periquicas, por Crau da Ilha, só com mulheres. Desta parceria resultou a revista As Periquitas (2014). Em 2014  começou a publicar online as HQs Lizzie Bordello e As Piratas do Espaço, como roteirista e desenhista e  Oceano de Brumas (arte). Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço ganhou uma versão impressa, pela editora Jambô, que foi lançada na CCXP de 2014, sendo indicada como finalista do  troféu HQMIX por Publicação de Humor Gráfico e Novo Talento Desenhista. Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço teve seu segundo volume lançado na Bienal de BH, em 2016.

Participa ainda do CBGibi, um coletivo formado por ela, o André Freitas (autor de Ozman), o André Farias (co-autor de Draconian e roteirista de Prato do Dia) e Paulo Cesar Santos (co-autor de Draconian). Trabalha atualmente com um título para o selo Pagu Comics, da Social Comics.


segunda-feira, 13 de março de 2017

HOMENAGEANDO AS MULHERES MARAVILHA

"Minha Mulher Maravilha é a mamãe
porque me ama e me protege, abençoa
e reza  por mim" - Sophia
A professora Marly do Carmo Rodrigues, que leciona para o terceiro ano da E. M. Judith Lintz Guedes Machado, Leopoldina (MG) preparou um atividade especial para a Semana da Mulher. Seus alunos escreveram e ilustraram uma pequena produção de texto com o título "Mulher Maravilha", onde cada um elegeu sua "Mulher Maravilha", avós, tias e mães, das mais diversas idades e etnias. Todas elas verdadeiras "Mulheres Maravilha".

Confira alguns dos trabalhinhos!













INVENTARIANDO O ACERVO DA GIBITECA

Alunos do nono ano separando e contando as revistas da Gibiteca. Próximo passo: reformar as revistas que precisam de reparos.
Antes do carnaval os alunos do nono ano fizeram um mutirão para inventariarmos o acervo da gibiteca. Podemos orgulhosamente dizer que temos atualmente 9.597 revistas em quadrinhos, não contando ainda com as doações que recebemos este ano. Falta agora contabilizar por gênero. Mas já podemos adiantar que a maior parte do acervo é composta por quadrinhos de super-heróis, seguido de quadrinhos infantis. 

Agradecimento especial aos alunos do nono ano, pelo tempo dedicado, pelo cuidado que tiveram e pelo trabalho eficiente que fizeram.

Não podemos esquecer-nos dos nossos muitos doadores ao longo destes 10 anos de Gibiteca. Um pouquinho de vocês está ali naquele acervo e, certamente, na vivência, leitura e aprendizado de cada aluno que passou pela escola nos últimos 10 anos.

quinta-feira, 9 de março de 2017

GIBITECA REÚNE QUADRINHOS E OFICINA DE COSPLAY NO SESC ITAQUERA


O projeto Gibiteca do Balão (abre uma nova aba) apresenta, na edição do próximo domingo, uma oficina de cosplay com direito a um tutorial que ensinará a garotada a fazer a lendária espada do ‎Minecraft‬. A ocupação, que antes acontecia no Centro Cultural Casa da Memória, acontecerá no Sesc Itaquera, durante todo o mês de julho, sempre aos domingos, graças a uma parceria firmada com o Sesc.
Além das atrações deste domingo, dia 10, as oficinas tradicionais do projeto da Gibiteca continuam normalmente. Com HQ’s, jogos de tabuleiro, jogos de cartas e muito RPG. E o melhor de tudo, a entrada é totalmente gratuita.
Para as crianças menores, tem ainda uma coleção de revistinhas da turma da mônica, além de um espaço infantil com pequenas mesinhas, reservado aos pequenos, que poderão ainda desenhar com papel e giz de cera.

Sobre a Gibiteca do Balão

A Gibiteca do Balão é um projeto idealizado pelo jornalista Maxwell Tavares em parceria com a jornalista Letícia Ferreira e o estudante Miqueias. A Gibiteca possui um acervo de quadrinhos, RPGs, jogos, filmes, revistas e livros, além de oferecer eventos regulares para o público a partir de 12 anos.
A gibiteca conta ainda com espaço para leitura e ações em HQ (Histórias em Quadrinhos), além de cartuns, RPG (Role Playing Game), Board Games e Card Games, tudo isso com a mediação da equipe da equipe do projeto.
Gostou da ideia? Então planeje seu domingo para conhecer a Gibiteca do Balão, lá no Sesc Itaquera. A programação começa às 10h30 e vai até as 17h. Lembrando que no próximo domingo, dia 10 de julho, além das atividades corriqueiras haverá também uma oficina de cosplay. A entrada é gratuita.
Veja a postagem original, clicando aqui!



quarta-feira, 8 de março de 2017

DIA DA MULHER, DIA DE LUTA


No dia da Mulher, a Gibiteca gostaria de homenagear todas as mulheres, reais ou imaginárias, que lutam pelo reconhecimento do seu valor e por um tratamento igualitário, em todos os setores da sociedade. Parabéns a todas as "Mulheres Maravilha" que lutam todos os dias contra a discriminação, o ódio, o racismo e a intolerância.

segunda-feira, 6 de março de 2017

TRABALHANDO GÊNEROS LITERÁRIOS COM O 4º ANO

A experiência aconteceu no Colégio Imaculada Conceição, de Leopoldina (MG). As professoras do 4º ano Ceiloene Correa e Daniella Montes  trabalharam Histórias em Quadrinhos dentro do conteúdo "gêneros textuais". A atividade proposta foi a criação de uma História em Quadrinhos.

Existem vários gêneros textuais, cada um com suas características e funções próprias. São gêneros textuais presentes no nosso dia a dia, por exemplo, receitas, bulas de remédio, e-mails. Cartuns e Histórias em Quadrinhos também são gêneros textuais e são importantes instrumentos de comunicação.

Por utilizarem de imagem e texto dentro da narrativa, os quadrinhos podem ser considerados gêneros textuais complexos e que exigem do leitor, jovem ou adulto, o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Ser leitor de quadrinhos não é fácil, principalmente quando o autor opta por não usar o texto dentro da narrativa.

No caso da atividade proposta pelas professoras, ela é importante para o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de estimular o desenvolvimento da criatividade. É importante não apenas ensinar os diversos gêneros textuais como também propor atividades onde os alunos sejam desafiados a produzirem seus textos, suas narrativas, verbais ou não verbais.

Veja algumas das atividades realizadas pelos alunos. 






Para quem quiser saber mais sobre o assunto, estamos deixando algumas sugestões de leitura (basta clicar no link). 

Caso alguém tenha alguma experiência com quadrinhos e queira compartilhar conosco, fique a vontade. O blog da Gibiteca é para todos que compartilham da ideia de que usar quadrinhos na escola pode ser muito bom para a aprendizadem dos nossos alunos.

SUGESTÕES DE LEITURA

GAZETTA, Sônia M. M. SOBRINHO, Vanessa C. História em Quadrinhos como gênero textual e o desenvolvimento da leitura e da escrita. Disponível em: http://circle.adventist.org/files/unaspress/actacientifica2009022314.pdf, acesso em 06 fev. 2017.

NABÃO, Rosangela Martins Um olhar sobre o gênero textual histórias em quadrinhos. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_rosangela_martins_nabao.pdf,  acesso em 06 fev. 2017.

OS GÊNEROS das histórias em quadrinhos. Disponível em: http://poloeducacao.com.br/r/sala_do_professor/hq/teoria/os_generos_das_historias_em_quadrinhos.pdf, acesso em 06 fev. 2017.

PACHECO, Eliana Cesar. O gênero textual histórias em quadrinhos (hqs) no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_lem_artigo_eliana_cesar_pacheco.pdf, acesso em 06 fev. 2017.


sexta-feira, 3 de março de 2017

HOMENAGEM DE BIRA DANTAS AOS 10 ANOS DA GIBITECA

Para quem não sabe, o logo da nossa Gibiteca foi doado pelo artista Bira Dantas. Para comemorar os 10 anos ele nos presenteou com mais uma arte. 

A Gibiteca agradece, novamente. Só estamos completando 10 anos graças ao empenho de alunos, professores e de pessoas como o Bira, de várias partes do país, que doaram seu trabalho, enviaram revistas para completar nosso acervo, etc. São tanto agradecimentos que acho que uma postagem só não seria suficiente.