terça-feira, 13 de abril de 2021

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS QUE PRODUZEM QUADRINHOS?

Quadrinistas autografando quadrinhos durante o Festival de Angoulême, em 2017.

Muitas pessoas leem revistas em quadrinhos, mas não conhecem o trabalho das pessoas que produzem essas revistas, que a gente pode chamar de quadrinistas. Na produção de quadrinhos podem haver várias pessoas envolvidas.  Nas grandes editoras e nos estúdios famosos como o de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica muitas pessoas trabalham na produção dos quadrinhos que temos na nossa Gibiteca.

Há aquele ou aquela profissional que responsável pela coloração (colocar as cores nas imagens); há profissionais responsáveis por escrever a história, o roteirista; o desenhista, que é sempre o mais lembrado, que faz as ilustrações; o letrista que escreve os textos que lemos nos quadrinhos, dentro e fora dos balões; o arte-finalista, que dá os retoques finais da história em quadrinhos antes da publicação e o responsável por organizar a publicação da revista, o editor.

Mas você sabia que temos quadrinistas que não publicam seus quadrinhos por editoras seus sozinhos?

São o que chamamos de QUADRINISTAS INDEPENDENTES. Esses e essas quadrinistas fundam suas próprias editoras, em casa. Eles e elas fazem todo esse trabalho, sozinhos e costumam vender seus eventos que reúnem fãs de quadrinhos, nas redes sociais e em sites na internet.

Assim, se você deseja produzir seus quadrinhos, pode começar em casa ou mesmo na escola. Pode mais tarde fazer um curso, se especializar e se tornar um profissional nesta área.

Conheça o trabalho de uma quadrinista independente: Cátia Ana Baldoíno.



 

O que você achou?
Quer saber mais alguma coisa sobre o trabalho dos quadrinistas?
Deixe um comentário!

Nenhum comentário: