GT1 – Narrativas sequenciais na História, Ciências Sociais e Humanidades
Coordenação: Thiago Bernardo (doutorando)/Jefferson Lima (mestrando)
- Proposta: Este grupo de trabalho tem como proposta fomentar o intercâmbio de informações, resultados, métodos e práticas de pesquisa que tenham como objeto analítico as narrativas sequenciais no campo da História, das ciências sociais e demais ramos das ciências humanas. Nosso enfoque principal são os trabalhos que busquem investigar estas narrativas em suas diferentes formas – seja através das história em quadrinhos, dos desenhos animados, das animações ou das charges – e suas relações com a sociedade.
GT2 – Cultura, política e ideologias nos quadrinhos
Coordenação: Iuri Andréas Reblin (doutorando)
- Proposta: A proposta deste Grupo de Trabalho é discutir interdisciplinarmente ou até transdisciplinarmente as histórias em quadrinhos sob a perspectiva temática da cultura, da política e das ideologias, dentre as quais também podem se incluir concepções religiosas e filosóficas, como apresentações e representações da realidade humana. Os estudos podem enfocar quadrinhos nacionais e quadrinhos estrangeiros, traçar paralelos, avaliar o impacto social (a relação entre quadrinhos e comunidade de fãs), ser um estudo de caso ou mesmo uma pesquisa exploratória dentro dos eixos propostos.
GT3 – Arte sequencial e Cultura Pop
Coordenação: Nobuyhoshi Chinen (doutorando)
- Proposta: Os trabalhos inseridos neste grupo buscam promover a compreensão dos quadrinhos como fenômeno de comunicação e sua interface com as diversas manifestações da cultura de massa como o cinema, o desenho animado, as séries de TV, a publicidade e o design, na atualidade. Abrange, ainda, aspectos da influência da linguagem dos quadrinhos no cotidiano, principalmente entre os jovens, no seu modo de pensar, se comportar e se identificar individualmente ou dentro de grupo, incluindo questões tão variadas quanto o colecionismo, a segmentação em tribos (como as de fãs de super-heróis ou de mangás) e o cosplay.
GT4 – Fanzines e HQ: abordagens, criatividade e educação
Coordenação: Dr. Gazy Andraus
- Proposta: As Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Fanzines (zines) são veículos de comunicação e artes que despertam e auxiliam a desenvolver a criatividade e interdisciplinaridade na educação e no auto-desenvolvimento, como material de leitura e elaboração. As HQ trazem desenhos e textos sequenciados em diversos temas para todas as faixas etárias enquanto que os zines são revistas-laboratórios paratópicas que trabalham e exploram diversos temas artísticos e/ou em forma de artigos como HQ, poesia, cinema, rock, gênero, fc etc e vem sendo usados na docência para promover a criatividade e autoconhecimento, incluindo os chamados biograficzines. Este GT trabalha esse material e seu universo contingencial na exploração educativo-criativa, incluindo os e-zines e blogs, versões eletrônicas dos fanzines.
GT5 – Gênero, Quadrinhos, Animação e Cinema: Representações Sociais, Apropriações e Releituras do Feminino e do Masculino
Coordenação: Dra. Valéria Fernandes e Prof. Natania Nogueira
- Proposta: Este grupo de trabalho tem como objetivo discutir a forma como os quadrinhos, a animação, e o cinema representam os papéis femininos e masculinos, as transgressões, reiterações e reinterpretações presentes nesse tipo de produção. Levando-se em consideração que o gênero, como categoria de análise, é relacional e histórico, além de performativo, o GT possibilitará o diálogo entre os pesquisadores das diversas mídias, assim como uma possibilidade de análises comparativas de como as diversas mídias, em múltiplas temporalidades e espaços geográficos representam os papéis masculinos e femininos.
GT6 – Representações de etnicidade na Arte sequencial
Coordenação: Dr. Amaro Braga
- Proposta: O GT tem o objetivo de reunir pesquisas que analisam as aparências das estruturas sociais e sua dinâmica de transmissão nas HQ´s, nos Desenhos Animados, Cinema e em outras expressões da Cultura Pop (Tribos Urbanas envolvidas com a Arte Sequencial como Otakus e Cosplays; jogos de RPG; Associações de Colecionadores de Quadrinhos; Grupos de desenhistas, etc). Propõe-se a receber estudos que privilegiem as trocas simbólicas, representações do imaginário social, cultural e político e os padrões arquetípicos e reproduções de estereótipos (positivos ou negativos) presentes nestas mídias ou em suas relações de produção e/ou comercialização. Estudos que analisem a maneira como são representados os grupos culturais familiares, profissões, grupos étnicos e de imigrantes, “Raças”, a questão do Negro, do Índio, manifestações de Preconceito, Discriminação, Violência e Relações de Poder nestas mídias, em estudos intersemióticos ou comparativos.
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