domingo, 1 de janeiro de 2012

Na França, designers criam movimento para salvar fonte Comic Sans

A fonte Comic Sans, inspirada nas letras usadas nas histórias em quadrinhos, não deixa ninguém indiferente: em resposta a uma corrente que é totalmente contra seu uso, dois designers franceses a defenderam e afirmaram que ela tem seu lugar na arte.
Vincent Connare criou a Comic Sans em 1994 para a Microsoft e utilizou como referência as letras utilizadas nos diálogos das histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics.
A proliferação de seu uso em documentos sérios, no entanto, provocou a ira de puristas do design gráfico, que a consideram "muito feia", "pouco profissional" e "sobreutilizada".
Foi criado até um movimento que pede a erradicação da fonte, chamado "Ban Comic Sans", que considera a letra uma expressão de "bobagem, ingenuidade e irreverência".
"Apelamos ao homem comum que se manifeste contra esta maldita ignorância tipográfica. O banimento da Comic Sans será a salvação para todos aqueles que sabem ler e escrever. Ao defender a erradicação desta fonte da face da Terra nos esforçamos para assegurar que as futuras gerações se livrarão desta epidemia", afirma o manifesto do grupo.
Na internet, são muitas as desqualificações à fonte. "Cada vez que ela é usada, um desenhista perde suas asas", diz um dos lemas do movimento.
LEIA O RESTANTE DO TEXTO, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: