segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Recife comemora dia do Quadrinho Nacional com Palestra e Lançamento de Livro

Nesta segunda, 30 de janeiro, o Brasil comemora o dia do Quadrinho Nacional. A data faz alusão a publicação de “as Aventuras de Nho Quim”, o primeiro quadrinho no Brasil do Ítalo-brasileiro Angelo Agostini, publicado em 1869 .

Recife comemora a data, no mesmo dia, às 19h, no auditório da Livraria Cultura com uma palestra sobre “O que é Quadrinho Nacional? ministrada pelo sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Amaro Braga.

“Os quadrinhos estão diretamente relacionados à cultura de onde foram produzidos. São produtos de uma representação social. Já sabemos que representam a cultura do país, como é o caso dos Comics nos EUA e dos Mangás no Japão. Isso levanta a questão: quais as características do Quadrinho Brasileiro? Hq´s feitos por estrangeiros no Brasil, são nacionais? Brasileiros imitando os traços do mangá e do comic são nacionais? As respostas parecem simples, mais não são.” Revela o professor.

Após a palestra será lançado o livro “Desvendando o Mangá Nacional” de autoria do sociólogo, fruto de uma pesquisa sobre os quadrinhos feitos no Brasil que se utilizam do desenho japonês.

Palestra e Lançamento de Livro sobre o Quadrinho Nacional
Dia: Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Horário: 19h00 (palestra) 20h (lançamento do livro)
Onde: Livraria Cultura, Shopping Paço Alfândega, Recife Antigo

Nenhum comentário: