terça-feira, 4 de maio de 2021

REVISTA EM QUADRINHOS TRAZ AS MULHERES NEGRAS NAS CIÊNCIAS


pesquisador e pedagogo Carlos Antônio Teixeira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é o criador das histórias em quadrinhos (HQs) ‘Entrevistas Além do Tempo‘ e ‘Meninas e Mulheres na Ciência‘ que trazem o protagonismo negro e feminino na ciência nacional. O objetivo dessas publicações é promover o interesse de estudantes pela ciência e destacar a importância da contribuição de cientistas negros para a área. 

Esses quadrinhos, também, estimulam a discussão sobre questões de raça e gênero no cenário científico brasileiro e norte-americano, já que a pesquisa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Consulado dos Estados Unidos.

Na primeira HQ, ‘Entrevistas Além do Tempo’, os protagonistas são estudantes que  encontram figuras históricas como Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, as três matemáticas negras da Nasa que contribuíram para o sucesso das primeiras viagens espaciais.

Já a HQ  ‘Meninas e Mulheres na Ciência’, a personagem principal é uma garota negra que sonha em ser cientista. No decorrer de suas páginas, a história traz aspectos sociais e culturais da sociedade brasileira. A missão da personagem é discutir com seus colegas a presença feminina na ciência nacional, citando nomes como o de Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar engenheira civil no País.

Os quadrinhos poder ser lidos clicando aqui e aqui.


* Texto adaptado. Confira a versão original clicando aqui!



Nenhum comentário: