sábado, 5 de abril de 2008

Fanzines na Escola

Estamos com a idéia de criar uma fazine (ou mesmo mais de um) na escola. A idéia ganhou força com a última doação que recebemos onde havia muitas publicações deste tipo. Fanzine é uma revista em quadrinhos amadora, feita de forma artesanal a partir de máquinas de xerox ou mimeógrafos. É uma alternativa barata àqueles que desejam produzir suas próprias revistas para um público específico, e conta com estratégias informais de distribuição.


Diversos cartunistas começaram desta maneira antes de passarem para espécies mais tradicionais de publicação, enquanto outros artistas estabilizados continuam a produzir fanzines paralelamente à suas carreiras. O termo é também usado para definir publicações amadoras feitas por fãs de outros meios de entretenimento, trazendo notícias e ensaios sobre música, esportes e programas de televisão em geral.

Na escola, há um grupo de alunos que tem condições de produzir fazine, que gostam de desenhar e de escrever. No entanto, estamos precisando de pessoas que orientem os alunos, que os ajudem a se organizar. Assim, gostaria de pedir ajuda aos colegas da cidade, que se interessem neste tipo de tarefa e que possam dispor de uma hora ou duas por semana para montar uma oficina na gibiteca.

Ainda esta semana, na segunda, iremos iniciar nossa primeira turma de informática com alunos e professores da escola. O curso terá informática básica e edição de historias em quadrinhos. Ele será realizado no CEFET, graças a uma parceria feita entre a escola e a direção da instituição de ensino técnico. Em alguns meses, teremos alunos e professores capazes de produzir HQs digitais na escola, pelo menos é o que esperamos.

Nenhum comentário: