quarta-feira, 23 de abril de 2008

Programação do II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino

Data: 06 de junho de 2008

Local: Auditório do CEFET – Uned/Leopoldina

Leopoldina - Minas Gerais




Credenciamento/recepção (08:00 às 8:30)


Abertura (08:30): cerimonial com presença de autoridades ligadas ao ensino e convidados.


Palestra: Doutora Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) (09: 00 – 10:00)

“Quadrinhos e leitura: verbal e não-verbal na formação do leitor”

Discutiremos o ensino de leitura enfocando dois aspectos essenciais: a formação do leitor e a importância dos quadrinhos na motivação para a leitura. É necessário que as atividades de leitura em sala de aula formem, de fato, leitores, que percebam seu papel na construção de sentidos, para que a cumplicidade gerada na leitura proporcione a inter-ação (cf. Koch) com o texto.


Mesa Redonda (10:00 – 11:30)

“Acessibilidade física e virtual” - Estevão Ribeiro (UFES)
O autor terminou sua HQ, o leitor está louco por novidades. O autor está no interior Piauí e seu provável leitor, no Rio Grande do Sul. Como fazer com que o leitor conheça o autor?

O modesto escritor nunca teve um livro publicado por uma grande editora. Seu material feito em gráfica rápida (copiadoras de boa qualidade), tem uma tiragem pequena, do tamanho do seu bolso. O leitor até poderia comprar sua revista em quadrinhos, se soubesse da sua existência. Ele recebe um e-mail do autor, anunciando sua revista aos quatro cantos pela Internet. No site do autor recém descoberto pelo leitor, há disponíveis histórias antigas, anteriormente vistas por um número pequeno de pessoas, hoje visualizadas por cerca de 50 pessoas por dia, pessoas que chegaram a esse autor do mesmo modo que o leitor do Rio Grande do Sul. Vamos falar do caminho que o leitor e o autor percorrem para chegar ao ponto em comum: a leitura.

"Ficção Científica, Divulgação Científica e Quadrinhos” – Lúcia Rodriguez de la Rocque (FIOCRUZ)


Intervalo para o almoço (11:30 – 13:00)


Oficina de Tirinhas de Física ( 13:00 – 15:00)

Doutor Francisco Caruso e Maria Cristina Silveira (UERJ- CES)

A partir das tirinhas disponíveis no site www.cbpf.br/eduhq, resultado de um projeto em funcionamento na UERJ, Campus Maracanã, denominado Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos e Tirinhas, são feitas reflexões sobre a viabilidade e as vantagens do uso desse material como instrumento de motivação para o estudo das diversas disciplinas curriculares e para a divulgação de conteúdos extra-curriculares. Destaca-se também seu papel de estimulador da criatividade de alunos e professores. Vários aspectos das histórias em quadrinhos são comentados, como quadros, balões, personagens, causalidade, linguagem etc.

Intervalo para café: (15:00 – 15:30)


Mesa redonda (15:30 – 17:00): Histórias em Quadrinho e o ensino de ciências

“Histórias em Quadrinhos e o ensino de ciências: a hanseníase em foco

Karina Saavedra Acero Cabello (FIOCRUZ)

Na atualidade, a transmissão e aquisição de conhecimentos vêm crescendo em forma geométrica, alavancadas pelo uso de novas tecnologias, equipamentos e ferramentas inovadoras tais como internet, programas de televisão, jogos, etc, que facilitam a aprendizagem dos conceitos abordados em diferentes âmbitos do ensino de ciências e da saúde. Esse crescimento pode trazer como conseqüência, a exclusão de crianças; que muitas vezes não têm acesso a essas ferramentas, dificultando a sua formação científica, que deveria se dar desde os primeiros anos do ensino. Assim, prima a necessidade de se veicular um ensino rico mas ao mesmo tempo dotado de materiais ao alcance de todos, como as Histórias em Quadrinhos (HQ). Seu uso antigamente não era bem visto devido à pouca importância e/ou relevância atribuídas às mesmas no processo de aprendizagem, já que eram consideradas como superficiais e de pouco aporte de ensinamentos, no sentido de ocupar o tempo do leitor em divertimento, ao invés de instruir ou resgatar algum conceito. Mas elas vêm entrando no âmbito escolar, como elemento importante na aprendizagem, complementando as aulas e reforçando o currículo. Pesquisas recentes revelam resultados positivos da sua aplicação nas escolas, tanto no ensino de ciências quanto de outras disciplinas e no ensino de temas transversais. Neste último caso se enquadra a questão da hanseníase, doença que ainda é problema de saúde pública no Brasil e mesmo assim pouco conhecida nas escolas e pelo público em geral. Fazendo uso de uma HQ versando sobre a hanseníase, uma pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz mostrou a efetividade da aplicação desse material ao ser usado por crianças de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, concluindo, portanto, que as HQ podem efetivamente contribuir na melhoria do ensino de ciências e no esclarecimento da população acerca da hanseníase.

“Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das HQ como materiais instrucionais” - Cláudia Kamel (FIOCRUZ)

Este estudo objetiva sugerir a utilização das histórias em quadrinhos (HQ) como preciosos agentes de re elaboração de conhecimentos científicos e re significação de valores. Busca também propor o repensar da postura da escola em relação a essa variedade textual, percebendo sua contribuição como instrumento facilitador na construção de competências na disciplina de Ciências Naturais. Esta pesquisa, objetiva fazer uma análise de uma amostra de HQ da Turma da Mônica, de autoria do quadrinista brasileiro Maurício de Sousa e estabelecer uma correspondência entre os temas de Biociências e Saúde e o currículo de Ciências Naturais do ensino fundamental. Os resultados obtidos nesta pesquisa, sinalizam para a potencialidade dessas HQ como possíveis subsídios didáticos nesta disciplina, segundo os pressupostos do referencial teórico escolhido, a Teoria da aprendizagem significativa e a linguagem formal dos quadrinhos. Acreditamos que esses referenciais teóricos ofereçam subsídios teóricos necessários para sustentar seu objetivo principal dessa pesquisa

Encerramento (17:00)

2 comentários:

Octavio Aragão disse...

Ei! Legal ver o Estêvão na grade de programação, Natânia! Bela escolha.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada! Espero que ele goste! Este ano teremos algumas novidades.
:-)