Hoje, enquanto meus alunos faziam prova da Olimpíada Nacional em História do Brasil na biblioteca da escola resolvi dar uma olhada nos livros indicados para professores. Sabia que o MEC tinha enviado coisas boas na área de metodologia do ensino de história. Já muito satisfeita com os livros que eu já tinha encontrado, levei um susto: um livro sobre ensino de história e quadrinhos. É lógico, peguei emprestado para ler em casa. Pretendo fazê-lo ainda hoje.
Fica aqui a indicação: procure na biblioteca da sua escola o livro Ensinar e Aprender História: Histórias em quadrinhos e canções. Segue o release, tirado do site da editora:
Material destinado aos professores de História e àqueles que buscam conhecer o estudo das práticas da disciplina.
Apresenta proposta inovadora na abordagem da disciplina, trazendo para a sala de aula as histórias em quadrinhos, tratando-as como fontes históricas. Constrói uma metodologia de trabalho a partir de pressupostos da epistemologia da História utilizando histórias em quadrinhos.
Está organizado em quatro capítulos nos quais se demonstra como os jovens estudantes do Ensino Médio constroem o conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar:
1. Ensino de História: recorte da temática.
2. Fundamentos da pesquisa histórica.
3. O uso dos quadrinhos: recortes e métodos.
4. O uso das canções: recortes e métodos.
Explora aspectos teóricos referentes às categorias históricas como temporalidade, inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica como objetivo de promover o entendimento de quais os conceitos históricos os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário