sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Autor iraniano exilado cria 'novela' em quadrinhos inspirado em blogs

Uma história em quadrinhos online que conta eventos reais ocorridos no Irã após os protestos de 2009 acaba de ser lançada em versão impressa em português. O livro é resultado de uma colaboração entre um autor iraniano, um artista gráfico árabe e um editor judeu.


Para sua proteção, os autores, Amir e Khalil, usam nomes fictícios. Intitulado "O Paraíso de Zahra" - nome também de um cemitério em Teerã - o livro conta a história de uma mãe (Zahra) à procura do filho desaparecido (Medhi, de 19 anos).
Em entrevista à BBC, o escritor Amir e o editor Marc Siegel explicaram como a versão original online foi capaz de driblar a censura e atingir uma audiência maior.
"Eles vieram para mim com essa história que tinha de estar no mundo rapidamente, agora", disse Siegel. "Então decidimos serializar a história na internet, usando apenas os primeiros nomes dos autores, para protegê-los. Publicávamos capítulos toda segunda, quarta e sexta".
O iraniano Amir deixou seu país de origem aos 12 anos, logo após a Revolução Islâmica de 1979. Ele viveu por alguns anos no Reino Unido e hoje mora nos Estados Unidos.
Leia toda a matéria, clicando aqui!

Nenhum comentário: