Uma história em quadrinhos online que conta eventos reais ocorridos no Irã após os protestos de 2009 acaba de ser lançada em versão impressa em português. O livro é resultado de uma colaboração entre um autor iraniano, um artista gráfico árabe e um editor judeu.
Para sua proteção, os autores, Amir e Khalil, usam nomes fictícios. Intitulado "O Paraíso de Zahra" - nome também de um cemitério em Teerã - o livro conta a história de uma mãe (Zahra) à procura do filho desaparecido (Medhi, de 19 anos).
Em entrevista à BBC, o escritor Amir e o editor Marc Siegel explicaram como a versão original online foi capaz de driblar a censura e atingir uma audiência maior.
"Eles vieram para mim com essa história que tinha de estar no mundo rapidamente, agora", disse Siegel. "Então decidimos serializar a história na internet, usando apenas os primeiros nomes dos autores, para protegê-los. Publicávamos capítulos toda segunda, quarta e sexta".
O iraniano Amir deixou seu país de origem aos 12 anos, logo após a Revolução Islâmica de 1979. Ele viveu por alguns anos no Reino Unido e hoje mora nos Estados Unidos.
Leia toda a matéria, clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário