sábado, 24 de setembro de 2016

SUGESTÃO DE LEITURA: BECO DO ROSÁRIO VOL 01


O Beco do Rosário é uma HQ independente lançada em 2015 pela quadrinista Ana Luisa Koehler. Formada em Arquitetura e Urbanismo, Ana Luiza acabou tornando-se uma das mais talentosas quadrinistas brasileiras da atualidade, trabalhando tanto no mercado brasileiro quanto no franco-belga. Beco do Rosário é uma HQ onde ele consegue reuniu duas paixões: história e arquitetura. A trama gira em torno da vida de pessoas comuns, que trabalham dia após dia pelo seu sustento e que habitam bairros populares de Porto Alegre.

Para compor esteticamente a obra, Ana Luiza fez um minucioso trabalho de reconstituição de antigos espaços urbanos da cidade, que desapareceram ou sofreram modificações com o tempo. De fato, o pano de fundo da trama é justamente a reforma urbana pela qual a cidade passa no início do século XX, a exemplo o que se fez com a cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, durante a gestão do prefeito Pereira Passos.

Apesar de ser uma obra de ficção, o Beco do Rosário é um excelente material para se usar nas aulas de história, especialmente na construção de atividades. Usados alguns quadrinhos, por exemplo, eu pude compor uma questão sobre reformas urbanas no Brasil republicano, que usei em uma avaliação. A história faz referências a episódios da história como a I Guerra Mundial, que podem ser, também, aproveitadas e adaptadas em atividades. 

A leitura em si da obra já  é compensadora. O texto é fluido, a arte é belíssima.Beco do Rosário é um exemplo de como podemos ter um material nacional de boa qualidade. E não apenas qualidade gráfica e narrativa. Trata-se de um trabalho de pesquisa feito com minúcia, algo raro em outros quadrinhos publicados no Brasil.

O Beco do Rosário recebeu o Prêmio HQMIX de 2015 como melhor publicação independente.


Para saber mais sobre a obra, que caminha pra seu vol. 02,  e sua autora clique aqui!

Nenhum comentário: