sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lançamento de HQs pela Escala Educacional


Nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro (hoje), a partir das 19h30, acontecerá na HQMIX Livraria (Praça Roosevelt, 142 - Centro - São Paulo-SP) de Daniela Baptista e Gualberto Costa o lançamento de três coleções: História do Brasil em Quadrinhos (A Inconfidência Mineira, A Independência do Brasil, A Revolta dos Canudos e A Guerra dos Farrados), História Mundial em Quadrinhos (A Revolução Francesa, A Revolução Russa e A Primeira Guerra Mundial) e Filosofia em Quadrinhos (O Elogio da Loucura, Utopia, O Príncipe e Cândido); a entrada é franca. As HQs dessas coleções da Escala Educacional (48 págs., papel couchê, em cores, lombada canoa, formato 20 x 18 cm, R$ 22,90) foram produzidas por André Diniz, Laudo, Omar Vigñole, Antonio Eder, Daniel Brandão, Anderson e José Aguiar . Mais informações sobre o evento pelo telefone (11) 3258-7740.
Fonte: http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1229077986

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

2ª Odisséia HQ - Feira de Quadrinhos Antigos e Raros

A 2ª Odisséia HQ – Feira de Quadrinhos Antigos e Raros, realizada pela primeira vez com grande sucesso em dezembro de 2007, pretende ser uma oportunidade aos colecionadores de revistas de Histórias em Quadrinhos para adquirirem verdadeiras raridades ou até mesmo completarem suas coleções.

Na 2ª Odisséia HQ – Feira de Quadrinhos Antigos e Raros os colecionadores poderão encontrar publicações da Ebal (década de 1960/70), RGE (anos 1970/80) e Abril (que publicou os principais super-heróis da Marvel e DC Comics de 1979 a 2002). Além disso, no período da Feira muitas publicações da loja estarão sendo vendidos com descontos e serão realizadas promoções especiais com revistas custando a partir de R$ 1,00.

Um estande especial do coletivo Quarto Mundo com produções independentes também estará montado no local. Nele, os leitores poderão encontrar títulos como: Depois da Meia Noite, de Laudo Ferreira Junior (São Paulo, SP); Camiño di Rato #1, editada por Matheus Moura (Uberlândia, MG), e Quadrinhópole, editada por Leonardo Melo (Curitiba, PR).

Durante a realização da 2ª Odisséia HQ acontecerão também muitas atividades, entre elas, debates, lançamentos, oficinas e torneios de Card Games. Confira a seguir a programação completa do evento.

Dia 13
Debate: Produção Independente de Histórias em Quadrinhos

No sábado, dia 13, às 14h, será realizada uma mesa redonda sobre produção independente de Histórias em Quadrinhos com as presenças de Sérgio Chaves – editor da revista Café Espacial, agraciada com o Troféu Bigorna como Melhor Publicação de 2008 –; Eloyr Pacheco – criador e roteirista do Escorpião de Prata, personagem que vem sendo publicado na revista Tempestade Cerebral, e editor do site Bigorna (www.bigorna.net) – e Osmar Mompian – presidente da Flápt! e um dos editores da revista Conexão, produzida em Londrina através do apoio do Promic.

Lançamento: Café Espacial #3

No dia 13, após o debate será promovida uma sessão de autógrafos da revista Café Espacial #3, com a presença de Sérgio Chaves, Lídia Basoli, Paula Mello, Laura Gattaz, Talita Prado e Rafael Rodrigues, membros da equipe de produção da publicação.

Fã-Filmes, vídeos, RPG e torneios de Card Games

Durante todo o dia 13 serão exibidos fã-filmes e vídeos baseados em HQs e serão realizadas mesas de RPG – RolePlaying Game para iniciantes e torneios de card games (Magic e VS System – super-heróis da Marvel e DC).

As vagas para as mesas de RPG para Iniciantes são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente na Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br.

Dias 15, 16 e 17
Laboratório de Roteiros para Quadrinhos

Nos dias 15, 16 e 17, das 19 às 22h, será realizado um Laboratório de Roteiros para Quadrinhos com o roteirista Eloyr Pacheco. As inscrições podem ser feitas diretamente na Revistaria Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 10,00.

Dias 18, 19 e 20
Oficina de Produção de Mangá
Nos dias 18, 19 e 20, das 19 às 22h, será realizada uma Oficina de Produção de Mangá com monitoramento de Priscilla Murakami, Lucas Tanaka e Gustavo Zolinger Zanin. As inscrições podem ser feitas diretamente na Revistaria Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 10,00.

Dia 20
Apresentação: Associação de Quadrinhistas de Londrina
No sábado, dia 20, às 14h, o editor e produtor independente Eloyr Pacheco fará uma apresentação sobre a Associação de Quadrinhistas de Londrina, entidade que está em fase de organização com o objetivo de reunir e melhor organizar os produtores de histórias em quadrinhos, ilustradores, cartunistas e chargistas de Londrina.

Lançamentos: Deu Nisso?! #2 e 3
Após a apresentação serão lançadas as edições #2 e 3 do fanzine Deu Nisso?!, editado por Eloyr Pacheco. A edição #2 apresenta trabalhos de alunos produzidos em oficinas ministradas no SESC Londrina e a #3 traz parte da produção realizada durante o 24 Horas de Quadrinhos/24 Hours Comics Day, promovido em Londrina nos dias 18 e 19 de outubro.

Fã-Filmes, vídeos, RPG e torneios de Magic

Durante todo o dia 20 serão exibidos fã-filmes e vídeos baseados em HQs e serão realizadas mesas de RPG – RolePlaying Game para iniciantes e torneio de Magic.

As vagas para as mesas de RPG para Iniciantes são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente na Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br.

Do dia 13 a 20
Exposição: HQ Inveja, de Juka e Joe Bennett

No período do evento será realizada uma mostra da HQ Inveja, roteirizada por João B. Marin (o Juka) e ilustrada por Bené Nascimento (hoje conhecido nos EUA por Joe Bennett) e publicada na famosa revista Calafrio #43, em 1989.

A Revistaria Odisséia está localizada na Rua Senador Souza Naves, 307 – Fundos – Centro – Londrina – PR. Mais informações pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br ou pelo telefone (43) 3027- 4250. A entrada é franca.

Sobre a Revistaria Odisséia:

A Revistaria Odisséia foi fundada em 2002 por Carlos Martins, colecionador e fã de quadrinhos, e mestre da Federação Internacional de Xadrez. Martins jogou profissionalmente pelas cidades de Londrina, Assis e Marília na década de 1990. A revistaria é uma referência na cidade, onde os se reúnem leitores de HQs, jogadores de RPG – RolePlaying Game e de card games, como Magic, Yu-Gi-Oh!, e Pokémon e vem se tornando um ponto de encontro onde freqüentemente são realizados eventos, como o 24 Horas de Quadrinhos/24 Hours Comics Day, e sessões de autógrafos e lançamentos.

Fonte: http://www.jornaluniaodosbairros.com.br/NDet.asp?idN=13906&selID=4

Ziraldo lança cartilha comemorativa dos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos

A cartilha Os Direitos Humanos reúne os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e foi ilustrada por Ziraldo, que utilizou seu mais famoso personagem, o Menino Maluquinho, para passar às crianças conceitos de cidadania, igualdade, liberdade, moradia, saúde, pessoas com deficiência, gênero, criança e adolescente, idoso, combate à tortura, combate ao trabalho escravo, meio ambiente, registro civil de nascimento, segurança pública, direito dos presos e muito mais.

A publicação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos com o Ministério da Educação e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O lançametno da cartilha, com 32 páginas coloridas, foi lançada no dia 9 de dezembro, no Salão Negro do Palácio da Justiça, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF), com a presença dos ministros Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e Fernando Haddad, da Educação. "A introdução do tema Direitos Humanos nesta faixa etária é de fundamental importância para a construção dos alicerces da cidadania em nossas crianças", comentou o coordenador geral da área de Educação em Direitos Humanos da SEDH, Erasto Fortes Mendonça. Inicialmente serão impressos 40 mil exemplares, com distribuição gratuita.

Fonte:http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1228831691

Che - Os últimos dias do herói

Biografias em quadrinhos tem feito muito sucesso nos últimos anos e Che Guevara parece ser um dos personagens da história que tem recebido considerável atenção dos quadrinhistas, tanto que está sendo lançada mais uma HQ biográfica sobre ele. Veja o release de Che - últimos dias do herói, que está sendo lançado esta semana, pela Editora Conrad. Logo após, há um artigo que saiu na Folha, a respeito da publicação.

Dentro da vasta bibliografia a respeito de Che Guevara, essa biografia em quadrinhos se destaca por sua beleza e por sua história trágica. Lançada originalmente em 1968 na Argentina, apenas três meses depois da morte do guerrilheiro nas selvas da Bolívia, teve papel essencial na popularização de Che como herói latino-americano. Sua produção reuniu os dois principais nomes da história dos quadrinhos no continente: o roteirista argentino Hector Oesterheld e o desenhista uruguaio Alberto Breccia, mais o filho deste, Enrique.

O sucesso foi estrondoso e imediato, mas deu início a uma terrível perseguição política aos autores. Poucos meses depois de lançada, a editora que a publicara foi invadida, o estoque da obra e seu originais foram sequestrados e destruídos.

Em 1973, o livro foi proibido. A perseguição culminou, em 1977, com a prisão, tortura e assassinato, pela Ditadura Argentina, de Oesterheld e suas quatro filhas. Uma história que chocou a Argentina e o mundo.

Em 1979, o jornalista italiano Alberto Ongaro fez uma reportagem sobre o caso Oesterheld e conseguiu falar com um oficial do exército argentino, que confessa: "Demos um sumiço nele, por ter feito a mais bela história de Che Guevara já escrita".

É uma obra-prima de texto e desenho. Ao ponto de levar o quadrinista norte-americano Frank Miller (de Sin City e Batman - O Cavaleiro das Trevas) a dizer que "a história em quadrinhos se divide entre antes e depois de Alberto Breccia".

Agora, pela primeira vez, esse clássico emocionante dos quadrinhos é publicado em edição de luxo no Brasil.

Che em quadrinhos

"Che - Os Últimos Dias de um Herói" foi lançado após a morte do guerrilheiro, em 1967, e chega agora ao Brasil; HQ foi proibida durante regime militar na Argentina

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quatro décadas após sua morte, a vida de Ernesto Che Guevara (1928-1967) continua provocando discussões e originando obras de arte. Um exemplo atual é o filme "Che", dirigido por Steven Soderbergh, com mais de quatro horas de duração e exibido neste ano na Mostra de Cinema de São Paulo. A estréia nacional está programada para o início de 2009.

Mas há outro exemplo, mais antigo, lançado apenas três meses após a morte de Che e que finalmente chega ao Brasil: "Che - Os Últimos Dias de um Herói", história em quadrinhos escrita pelo argentino Hector Oesterheld e desenhada a quatro mãos pelo uruguaio Alberto Breccia e por seu filho, Enrique. O lançamento está previsto para a próxima sexta.

"Che", a história em quadrinhos, também teve "vida" conturbada. Poucos meses após o lançamento, a editora que a publicara foi invadida e os exemplares do livro, recolhidos. Em 1969, as páginas originais foram destruídas pela inteligência do Exército argentino, lembra Enrique Breccia, o único dos três autores ainda vivo.

A perseguição intensificou-se em 1973, quando o livro foi proibido pela ditadura. Em 1977, Oesterheld, então com 58 anos, suas quatro filhas (uma delas grávida) e dois de seus genros desapareceram, vítimas do regime militar.

Hoje, aos 63 anos de vida e 45 de militante peronista, como gosta de ressaltar, Enrique Breccia, que é argentino, explica por que houve tal perseguição: "Guevara simbolizava a luta armada como método de ação política, e na Argentina daqueles anos já estavam se formando grupos que escolheram o mesmo método que se consolidaria (tragicamente para os interesses da Argentina e de seu povo) nos anos 70", diz, em entrevista por e-mail.

Originalmente chamada "Vida del Che", a HQ não tem, segundo Breccia, relação alguma com a mistificação em torno do revolucionário -algo, aliás, que ele critica. "Os norte-americanos banalizaram sua obra e memória incorporando-o massivamente ao consumismo, em pôsteres e camisetas", diz.

Para ele, a mistificação em torno de Che deve ser compreendida "no contexto da Guerra Fria". "Fidel Castro havia decidido alinhar Cuba à política externa da União Soviética, e Che não estava de acordo, o que o levou a renunciar a seus cargos políticos e abandonar a ilha", diz. "A luta pela hegemonia do mundo naqueles dias era entre dois imperialismos: ianque e russo. Sobre Che, pode-se dizer que o imperialismo soviético o entregou, e o norte-americano o executou."


Pai e filho

Apesar de ter atuado ao lado de seu pai nesta obra, não houve uma parceria tão próxima entre Enrique e Alberto quanto se poderia supor.

"Oesterheld escreveu dois roteiros separados, um para mim e outro para meu pai. Nenhum de nós leu o roteiro do outro até termos terminado o livro. Na realidade, nos vimos apenas uma ou duas vezes no decorrer do trabalho", lembra o Breccia filho.

O roteirista não explicou a Enrique por que dois roteiros distintos. "Acho que ele agiu assim para diferenciar completamente as duas partes da história, sem que por isso perdessem a unidade", diz. "Além disso, meu pai e eu não trabalhamos juntos porque nossas visões gráficas eram quase opostas -e Hector sabia disso."

Filho de um renomado quadrinista e irmão de duas artistas ligadas aos quadrinhos, Enrique relembra com elogios o roteirista Oesterheld e, principalmente, Che Guevara.

"O roteiro de Hector segue insuperável", diz. "E do ponto de vista político, ainda que não concorde com sua ideologia (sou militante peronista), guardo de Che o exemplo de um homem que escolheu sacrificar-se antes de trair a si mesmo e as suas crenças."

ORIGINALMENTE PUBLICADO NA FOLHA


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Prefeito de Leopoldina inaugura laboratório do ProInfo e visita Gibiteca

Hoje pela manhã a escola recebeu a visita do Sr. Prefeito de Leopoldina José Roberto, que inaugurou o laboratório de Informática da escola, conseguido através do MEC, pelo ProInfo e visitou pela primeira vez a Gibiteca da nossa escola. Com ele estava a primeira dama, Regina, a Secretária de Educação, Maria Aparecida de Oliveira Marques e o Secretário de Esportes e Radialista, Arnaldo Spíndola. Veja as fotos!


Ziraldo será tema de gibiteca e espaço cultural

Em breve Ziraldo deve receber mais uma bela homenagem em sua terra natal. O criador do Menino Maluquinho deverá ser tema de uma gibiteca e de uma espécie de museu.

Essas são algumas das promessas feitas pela a diretoria da Associação Estação Cultural de Caratinga, empossada no dia 1º de dezembro. A entidade foi instituída com o objetivo de fomentar a cultura regional, criar oportunidades a novos valores, valorizar e respaldar maior visibilidade aos artistas, produtores de eventos e escritores locais.

Além de funcionar como mantenedora do Salão Internacional de Humor de Caratinga, realizado desde 1998, a Associação deverá criar a Gibiteca Turma do Pererê e a Casa Ziraldo Artes e Cultura, que abrigará todo acervo da vida e obra do filho ilustre da cidade.

A intenção é difundir também a vida e a obra de mais gente famosa nascida em Caratinga, como os jornalistas Ruy Castro e Miriam Leitão, o cantor Agnaldo Timóteo e outros talentos locais, servindo de espaço para oficinas de desenho, música e teatro, dentre outras.

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n09122008_04.cfm

Apresentando a nova cara da Gibiteca

Concurso de Desenhos sobre o Natal

Os alunos da nossa escola participaram de um Concurso de desenhos, uma iniciativa da VPS Construções, uma empresa parceira com sede no Espírito Santo, mais com uma filial aqui em Leopoldina, conhecida como "Jardim Bela Vista".


Esta empresa solicitou a Escola que nossos alunos fizessem desenhos com o tema " O Significado do Natal", onde foram selecionados pela empresa os 10 melhores desenhos, sendo que os 3 primeiros desenhos estão expostos no cartão de natal da VPS e será espalhado pelo Brasil todo.

Todos os 10 ganhadores receberam da empresa um prêmio, sendo que o primeiro colocado recebeu uma bicicleta.
Os vencedores são:
1º Igor da Silva Coelho
2º Jane Cléia De Jesus
3º Jainne Soares
4º Helena Andrade
5º Hallison
6º Iandra Barbosa
7º Celso Augusto
8º Thamires e Luênia
9º Ludmira
10º Ticianne

Parabéns aos premiados e nossos agradecimentos à empresa, que acreditou em nossos alunos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Reportagem sobre AIDS em forma de HQ


Desde o dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Combate a AIDS, o site Projeto Vanguarda disponibilizou uma reportagem em quadrinhos sobre mulheres acima de 50 anos que contraíram o vírus de seus respectivos companheiros.

A reportagem, denominada HIV - sem grupos, sem comportamentos, ninguém está a salvo foi produzida pelos jornalistas e roteiristas de HQ Leandro Silveira e Fábio Franco, e ilustrada por Rodolfo Troll e Franklin Mendes, com design de José Roberto Almeida. Todos fazem parte do Grupo Vanguarda - Jornalismo + Quadrinhos, de Salvador/BA.

A HQ conta a história de duas mulheres que contraíram o vírus HIV de seus companheiros depois dos 50 anos de idade. Elas fazem parte do perfil de infectados que mais cresce no Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2007.

No site, além de ler a HQ na íntegra ou fazer downloads, os internautas podem saber mais sobre os bastidores da reportagem, o surgimento da idéia e até como os jornalistas encontraram as fontes.

A produção do material também contou com a colaboração dos jornalistas Caio Coutinho e Ana Spannenberg.

Esta não é primeira empreitada do gênero feita pelo grupo. Em 2007, os autores produziram a primeira grande reportagem em quadrinhos do Brasil, chamada Vanguarda - Histórias do Movimento Estudantil da Bahia, que mostrou como a Bahia alavancou o movimento estudantil brasileiro.

Esse material levou o primeiro lugar no Congresso Intercom - Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, na categoria Jornalismo Interpretativo, promovido em setembro deste ano.

Fonte: Universo HQ

Mudanças na Gibiteca

Não sei se já comentei aqui, mas assim que cheguei de Brasília tive que encarar uma mudança às pressas. A Gibiteca estava alojada temporariamente na sala de computadores, doada pelo ProInfo (MEC). Acontece que o prefeito quer inaugurar a sala amanhã e eu tive que retornar com tudo para a nossa sala original (que é menor, mas é melhor).

Um dos efeitos do prêmio foi uma reforma na parte elétrica da sala, que agora tem instalação adequada para computadores (estamos com quatro funcionando, sendo que um está emprestado e um está passando por uma revisão). Estamos com mais prateleiras e com mais gibis, mas deu certinho e parece que temos até mais espaço.

Aproveitei para montar um painel com fotos que marcaram estes quase dois anos de existência, como as fotos da entrega do Prêmio Professores, os alunos vencedores dos concursos promovidos pela gibiteca e de concurso intermediados pela gibiteca.

Aproveitei para mostrar nosso cantinho de "reforma", onde pegamos as HQs defeituosas (sem capa ou despedaçadas) que recebemos e as transformamos. Fiz, também um pequeno vídeo da nossa nova gibiteca, que pretendo postar ainda esta semana. Aliás, será uma semana cheia de novidades, de eventos e praticamente toda dedicada à nossa gibiteca e aos nossos professores, que estarão dando seu depoimento, entre uma postagem e outra.


domingo, 7 de dezembro de 2008

Seminário professores do Brasil - parte final

A grande hora estava chegando. No hotel era uma correria só algumas pessoas indo se arrumar, outras fechando a conta e outras já na porta esperando o nosso transporte. Duas horas da tarde nós todos fomos para a Esplanada dos Ministérios. Só assim pude ver um pouco de Brasília, mesmo que da janela do ônibus.

Chegando lá, fui a primeira a entrar. Ao dar o meu nome na entrada, fui recebida pela representante do Pró-Livro, Mirian. Muito simpática ela me levou para o lugar que eu ocuparia e me deu um lindo presente do Instituto - que foi oferecido, também, aos outro colegas vencedores da categoria das séries finas do Fundamental.


Quando finalmente a cerimônia começou, estávamos todos muito ansiosos, alguns já muito emocionados. No palco do auditório do Ministério da Educação estavam autoridades políticas e representantes dos parceiros.
- O Ministro da Educação Fernando Haddad;
- A Secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda;
- O Secretário Geral da OEI, Álvaro Marchesi;
- A Presidente da Undine, Justina Iva de Araújo Silva;
- O representante do Consed, O Secretário da Educação de Sergipe José Fernandes Lima;
- Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil;
- O presidente do Pró-Livro Jorge Yunes;
- O vice-presidente da Fundação Bunge, Carlo Lovatelli;
- O presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso;
- A vice-presidente do Instituto Votorantim, Ana Helena Moraes Vicintin.

É claro, eu não tive como anotar nada, mas achei algumas trechos dos discursos de cada um, no site do MEC, que estou transpondo a seguir.

A Secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, disse que a educação só vai melhorar com o trabalho de cada professor dentro da escola. “Nós não vamos fazer mudanças sem os professores ou contra os professores.”

Justina Iva de Araújo Silva (Undime), disse que o prêmio valoriza o professor, reconhece seu trabalho e demonstra a quantidade de boas experiências que o país tem a mostrar.

José Fernandes Lima (Consed), falou que o encontro com os professores premiados permite ao Brasil conhecer os esforços e as boas práticas desenvolvidas em centenas de escolas.

Álvaro Marchesi (OEI), afirmou que um país é a expressão da qualidade da sua educação e a educação é a expressão dos professores. Esse é o caminho para construir uma sociedade mais justa e com gerações mais preparadas para os desafios.

Vincent Defourny (Unesco), disse que para a Unesco é algo importante que os professores eduquem as crianças e os jovens, mas nenhum país pode esquecer que, para que isso aconteça, é preciso reconhecê-los e valorizá-los.

Jorge Yunes (Pró-Livro),
defendeu o incentivo à leitura que segundo ele vem de dois atores privilegiados: primeiro da mãe e segundo do professor. Então, os educadores podem fazer a diferença.

Carlo Lovatelli (Bunge), acredita que o desenvolvimento da educação pública de qualidade precisa de todos, mas o professor é imprescindível para que isso aconteça.

Sérgio Amoroso (Orsa), cuja organização participa há 13 anos na promoção do prêmio, declarou que nos últimos quatro a cinco anos o MEC promoveu uma virada ao incluir o terceiro setor como parceiro. O resultado é que estamos fazendo um prêmio mais completo e mais valorizado.

Ana Helena Moraes Vicintin (Votorantim), que participa pela primeira vez, afirmou que o prêmio destaca e fortalece quem trabalha com crianças e jovens, especialmente porque valoriza a escola de todas as partes do país.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a unificação do prêmio para as três etapas da educação básica – educação infantil e os ensinos fundamental e médio, expressa uma visão crescente no país de que a educação é “um todo” e que a busca da qualidade e da eqüidade de oportunidades é o caminho que foi traçado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Ministro aproveitou para fazer dois anúncios: que as experiências serão reunidas num livro, que será distribuído para as redes públicas da educação básica; e que a banda larga será estendida a todas as escolas públicas.

Ao falar do Programa Nacional de Formação em Tecnologias Educacionais (ProInfo Integrado), que capacita os professores para usar os instrumentos das mídias. Com a formação, os professores poderão visitar portais de todas as áreas do conhecimento, pesquisar, elaborar aulas criativas, melhorar as práticas pedagógicas, conhecer experiências de colegas e dialogar com eles.O ministro afirmou que é importante divulgar esses projetos. Ele citou a idéia de transformar o resultado da premiação em livro.

"Esse é um prêmio de sucesso porque valoriza os trabalhadores inovadores e transformadores de professores de todo o Brasil, em todos os níveis da educação básica. Nós vamos fazer uma publicação de todas essas práticas e mandar para as escolas públicas para inspirar novas e boas práticas", afirmou Haddad.

Na educação infantil, oito professores; nas séries iniciais, dez; nas séries finais, sete; e no ensino médio, seis. Esses professores representam 15 estados de todas as regiões do país. Os estados com maior número de projetos premiados foram São Paulo (5), Rio Grande do Sul (4) e Ceará (3). Minas Gerais teve apenas dois representantes, eu e Gilbert, de Belo Horizonte.

O momento mais emocionante foi o da entrega do prêmio para a professora Nádia Maria Rodrigues, do Centro de Ensino Fundamental 18 de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. Ela ofereceu o prêmio ao seu pai, que foi o seu grande incentivador, desde criança.

É claro, que minha premiação também foi um momento importante. Tremi toda, nem sabia o que falar. Recebi o troféu do ministro, o “cheque” do Presidente do Pró-Livro, o certificado do presidente da OIE e da Secretária de Educação Básica (que é de Minas).

Tão bom quanto os prêmio foi poder estar em Brasília com os outros premiados, participando do seminário e trocando experiências. Aprendi muito. Gostaria de ter assistido às demais apresentações. Acho que todos devem tentar participar deste tipo de prêmio. Não há mistério: é só ter uma proposta de trabalho simples, prática, que estimule os alunos e envolva a escola. Espero que em 2009 outros professores de Leopoldina se animem a participar e, quem sabe, não somos premiados novamente?


sábado, 6 de dezembro de 2008

Seminário professores do Brasil - parte III

No segundo dia das apresentações o clima era de muita descontração e ansiedade, afinal era também o dia da premiação. pela manhã tivemos uma nova bateria de apresentações, no mesmo esquema do dia anterior: dois grupos de professores, 15 minutos para cada professor. Os primeiros a apresentarem seus trabalhos foram:

- Vânia Aparecida Silva Correa Pinto, com o projeto Brasileirinho: sarau de poesia e filosofia no bosque. Vânia é professora de filosofia e envolveu a escola em um amplo projeto, que teve por base a MPB, mais especificamente as músicas da cantora Maria Betânia, em seu CD Brasileirinho. A cantora teve até uma participação especial, com a exibição de um pequeno vídeo com seu depoimento sobre o projeto, do qual tomou conhecimento através de mensagens enviadas pelos alunos da escola.

- Gilbert Daniel Silva, como seu projeto de arte na escola chamado de Pintando as sombras da cidade, onde ele desenvolveu com seus alunos a sensibilidade artística através do trabalho com a noção de objeto artístico.

- Pesquisar é produzir novos conhecimentos e comunicar resultados, como este projeto o professor Luciano Guedes Siera levou para a escola a iniciação científica. Seus alunos fizerem pesquisas importantes para o desenvolvimento regional e buscaram soluções práticas e viáveis para problemas locais. Segundo Luciano, a escola pode ser também um centro de produção de conhecimento e não apenas um receptáculo do conhecimento academicamente produzido.

Tivemos um pequeno intervalo para um cafezinho e então seguimos com as outras apresentações.

- Rosilene Aneban Fagundes Lampa, professora de Matemática, desenvolveu um trabalho com jogos matemáticos como forma de ensinar o conteúdo do 9º ano aos alunos da escola onde trabalha. Com o projeto Matemática interativa: a ludicidade na intervenção pedagógica, ela criou jogos e também montou competições de matemática que desenvolveram a capacidade de raciocínio de seus alunos e acabaram envolvendo toda a escola.

- Carmelita Fernandes Afonso Rodrigues, como projeto A informática educativa na valorização da História Local e na criação de um Museu, partiu de suas aulas de informática pra a criação de um trabalho de educação patrimonial onde alunos e professores da escola reuniram objetos e informações para a criação de um museu.

- Maria Elisabete de Souza Juswiak, como Semeando educação e colhendo saúde, trabalhou com seus alunos de uma escola rural, a questão do meio ambiente, não apenas conscientizando, mas mostrado como eles podem faz e para preservar e melhorar o lugar onde vivem.

Por fim, veio a minha apresentação, em corridos 15 minutos tentei falar sobre o nosso trabalho na gibiteca e passei um pequeno vídeo mostrando nossos alunos e seu trabalho voluntário. Uma pena que o tempo estava corrido e não pudemos debater os trabalhos, pois o horário estava apertado e tínhamos ainda que almoçar e nos trocarmos no hotel, para então partir para a cerimômia de premiação, que foi realizada no Ministério da Educação.

Só para não esquecer, o Prêmio Professores do Brasil teve 779 experiências inscritas em todas as etapas da educação básica. Foram 205 de educação infantil, 375 das séries iniciais de ensino fundamental, 98 das séries finais e 101 do ensino médio.

Foram escolhidos 31 projetos que ajudam a melhorar a qualidade da aprendizagem, contribuem para a permanência do aluno na escola, facilitam a participação da família e a formação ética, artística e cidadã dos alunos. São oito ganhadores da educação infantil, dez dos anos iniciais do ensino fundamental, sete dos anos finais e seis do ensino médio.

Lembrando a fala da Secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, no primeiro dia do Seminário, o número de professores inscritos ainda é muito pequeno, levando-se em conta que a educação básica conta com 2 milhões de professores.


Instituto Pró-Livro participou do Prêmio Professor Brasil

A minha categoria de premiação foi "patrocinada" pelo Instituto Pró-Livro. Os funcionários do Insituto foram maravilhosos e nos trataram super bem. No site do Instituto foi colocada uma matéria sobre o prêmio, que e eu restou "repostando" aqui.

Instituto Pró-Livro participou do Prêmio Professor Brasil


A terceira edição do prêmio contemplou todos os ciclos da educação básica, o dobro de educadores e teve premiação em equipamento para a escola.

Sobre o Prêmio e inscrição

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Professores do Brasil foram até 24 de outubro. Os trabalhos já foram selecionados pela Comissão julgadora e os vencedores já foram anunciados. O concurso valorizou práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas por professores de escolas públicas, que tenham contribuído para a melhoria da qualidade da educação. Esta foi uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com as fundações Bunge e Orsa, os institutos Pró-Livro e Votorantim, além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e dos Estados Ibero-Americanos.

Este ano, o prêmio trouxe uma série de novidades. Foram premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica – educação infantil, séries/ anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Os vencedores receberam prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu criado especialmente para a ocasião pela artista plástica Maria Bonomi. A escola do professor agraciado também foi contemplada com R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.

Os ganhadores foram à Brasília, sem custos, para a solenidade de entrega do prêmio, que será realizada em dezembro. Participaram ainda do II Seminário Prêmio Professores do Brasil, que tem como objetivo a troca de experiências entre os educadores premiados e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O prêmio selecionou experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:

1) Educação infantil;
2) 1ª a 4ª séries do ensino fundamental;
3) 4ª a 8ª séries do ensino médio; e,
4) Ensino Médio.

A avaliação e seleção das práticas ocorreram no início de novembro de 2008.

Sobre as instituições que promoveu a premiação

Sobre o Instituto Pró-Livro
O Instituto Pró-Livro surgiu com a proposta de fomentar a leitura no País. Sensível aos baixos índices de leitura dos brasileiros entidades do livro - Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) - firmaram acordo com o Governo por conta da desoneração fiscal e, em outubro de 2006 e criaram o Instituto Pró-Livro (IPL).

O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP) mantida por contribuições de editoras. Para dar conta de seus principais objetivos promove diretamente ou apóia ações voltadas ao fomento à leitura e acesso ao livro.Para orientar suas ações e contribuir com a formulação de políticas públicas, promoveu a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A pesquisa foi aplicada em âmbito nacional pelo IBOPE no final de 2007. Seus resultados - apresentados em Seminário em Brasília, com a presença de Ministro, especialistas e autoridades do governo - tem sido amplamente divulgada pela mídia e em eventos. Para possibilitar a ampliação desse debate foi publicado o livro Retratos da Leitura do Brasil em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de SP. Também foi muito elogiada a instalação Biblioteca Viva na 20ª Bienal Internacional do Livro em SP, que recebeu cerca de 20 mil crianças e jovens em seu circuito temático.

Sobre a Fundação Bunge
Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível.

Sobre a Fundação Orsa
A Fundação Orsa é uma instituição sem fins lucrativos que norteou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Criada em 1994, ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra ações ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano. A maior parte dos recursos utilizados em suas iniciativas é repassada pelo Grupo Orsa (uma das principais organizações brasileiras do setor de madeira, celulose, papel e embalagens), que lhe destina 1% de seu faturamento bruto anual à organização. Até 2007, o valor desses investimentos somou R$ 135 milhões.

Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.

Os programas voltados para a juventude são definidos como "rotas". Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos pelo Brasil. Na atuação em educação, o objetivo é a elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio de uma educação de qualidade.

A premiação aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, com a presença do ministro Fernando Haddad.
Veja a tabela dos professores vencedores
(Necessita do programa Microsoft Word)


Cartão de Natal da Turma do Xaxado


Recebemos hoje um lindo Cartão de Natal da Turma do Xaxado, criada por Antônio Cedraz. A Turma do Xaxado está presente na nossa Gibiteca e faz um grande sucesso. Agradecemos o cartão e o carinho de Antônio Cedraz, que sempre deu um grande apoio ao projeto.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Seminário professores do Brasil - parte II

No primeiro dia de seminário, 02 de dezembro, fomos levados para o Grand Bittar Hotel, onde participamos da abertura do evento, com a presença da Secretária da Educação Básica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva e representantes dos parceiros do MEC no evento, Ivana de Siqueira (OEI), Zoara Faila (Instituto Pró-Livro), Wagner Santana (UNESCO) e José Luiz da S Valente (Consed).

Após a abertura tivemos duas excelentes palestras com as professoras Dalila Andrade Oliveira (UFMG) e Lívia Freitas Fonseca Borges (UNB). Em seguida, nos dirigimos para o restaurante do hotel, onde foi servido o almoço.

Na parte da tarde tivemos duas rodadas de apresentações. Minha sala era a 2 e nela estavam os professores premiados nas categorias do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. casa um teve 15 minutos para apresentar suas experiências. Nesta tarde apresentaram seus trabalhos:

- Joaton Surui, professor indígena que está desenvolvendo um trabalho lindo com seus alunos, escrevendo com eles a língua de sue povo Paiter Surui, que é apenas falada. Ele está fazendo a tradução com ajuda de índios mais velhos e trabalhando com mitos indígenas.

- Teresinha Bernardete Motter, que trabalha com informática educacional. Ela prepara futuras professoras, alunas do magistério a utilizar o computador como uma ferramenta de ensino. O trabalho dela é super legal e muito abrangente.

- Sérgio Murilo Batista Barros, que trabalhou com seus alunos a história do século XX fazendo pontes com o teatro, o folclore, a música e outras disciplinas. O trabalho dele é lindo e completo, difícil de ser descrito neste simples resumo.

- Giane Gonçalves de Sales Falseti, professora de educação física. Ela fez um trabalho de inclusão social com seus alunos, focando os deficientes físicos. Vou comovente ver os resultados do trabalho. Não sei como não comecei a chorar (sou muito emotiva).

- Edilso Bratkiski, do Mato Grosso (encravado na Amazônia Legal), trabalhou física com seus alunos, de uma forma bem diferente, fazendo com que eles aprendessem na prática os conteúdos teóricos. O trabalho começou com a construção de uma roda d'á gua pequena e desencadeou uma série de experiências.

- Ivonete Helena Machado, professora de artes, que extrapolou todos os limites da sua disciplina e, ensinando aos seus alunos a importância da reciclagem simplesmente criou um projeto de produção de biogás que está suprindo as necessidades de energia da escola (pelo menos na cozinha).

Todos os premiados levam trabalhos e banners, que ficaram em exposição na recepção do Hotel. Seguem algumas fotos deste primeiro dia.


Doações e balanço de final de ano

Esta semana recebemos duas doações. A primeira foi da amiga Fátima Prado, do Rio de Janeiro, que nos enviou uma coleção de Sandman, do consagrado autor Neil Gaiman (que este ano foi sucesso absoluto na FLIP). São 34 revistas, praticamente novas, que já estão nas prateleiras.

A outra doação veio de Brasília, da amiga Valéria Fernandes. Ela nos enviou vários mangás, como Angel Sanctuary, Holic, Slan Dunk e Negina, cada um com vários exemplares em sequência numérica. Foram um total de 32 mangás, também em excelente estado de conservação.

Olhando nosso livro de registros pude verificar que o número de empréstimos triplicou no segundo semestre e que o número de revistas perdidas ou não devolvidas foi baixo: menos de 10 revistas. Nosso acervo atualmente conta com 4327 HQs, distribuídas da seguinte forma:

Mangás: 360
Educativas: 552
Infantis: 1001
Super-Heróis, aventura, fantasia e terror: 2414

Retornamos para nossa sala original, depois de alguns meses de exílio e, em breve vou postar algumas novas imagens da gibiteca e do nosso acervo!

Histórias em quadrinho podem estimular jovens a ler


A reportagem saiu no site do G1 e eu estou postando no blog (link ao final da postagem). A autora trata quadrinhos como literatura, eu prefiro chamá-los como uma forma de leitura, mas há boas reflexões sobre os quadrinhos e sua importância no incentivo à leitura, de forma geral. Leiam e comentem!

A Editora Escala Educacional fez adaptações de livros de filosofia e história. Guerra dos Farrapos e a obra de Maquiavel estão entre elas. Até aí nenhuma novidade. O diferencial é que essas versões são em quadrinhos. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil que considera esses temas enfadonhos.

Algumas pessoas torcem o nariz para esse tipo de publicação. Tratam como se não fosse literatura. Mas é. Muitos se iniciaram na leitura pelos gibis. Existem aqueles que se tornaram leitores assíduos de literatura considerada culta e que foram, quando crianças, colecionadores de quadrinhos. Hoje, colecionam livros.

Os gibis geralmente são bem aceitos pelas crianças. Eles são adequados para elas do mesmo modo que as histórias ilustradas. A ilustração ajuda a criança pequena a compreender a história, além de o texto ser mais curto e, portanto, mais estimulante e prazeroso.

Um bom modo de começarmos a estimular a leitura é enfatizando o seu lado gostoso. Não há dúvidas de que as adaptações não substituem a obra original. No entanto muitos jovens só terão contato com temas históricos ou filosóficos por elas. Melhor que nada. Quem sabe assim terão curiosidade para ler o original.

Os quadrinhos são uma boa forma de os pais apresentarem o mundo da literatura às crianças. Freqüentar as bancas de revistas, para escolher uma publicação em que pais e filhos possam se divertir juntos é uma opção. Assim como presentear amigos e parentes com edições especiais ou mesmo assinaturas de coleções. Deste modo, os pais mostrarão para os pequenos que a leitura é prazerosa e que tem um espaço na vida deles.

Importante lembrar que os quadrinhos não são destinados apenas ao público infantil. Existem inúmeras publicações dedicadas aos adultos. A própria Turma da Mônica, que encanta a garotada, está crescendo junto com seus leitores e tratando de alguns temas adolescentes.
Em um lançamento recente, Mônica e Cebolinha trocam, inclusive, um beijo romântico.

Como escolher um gibi

É claro que, como em todos os ramos da literatura, existem aqueles mais adequados às crianças. Para a escolha de uma história em quadrinhos para os pequenos é preciso a orientação do adulto. Mas sem imposição. Dentre as publicações que os pais acharem adequadas, a criança deve escolher a que mais a agrada.

O melhor é deixar o preconceito de lado. Em vez de ficarmos esperando que nossos filhos leiam os livros considerados cultos, devemos incentivar que leiam publicações de qualidade, que podem sim ser em quadrinhos. O importante é que tenham contato com bom material de leitura.

Ainda mais hoje em dia, em que a informação está circulando cada vez mais rápido. E os jovens têm o gosto pela rapidez. Dificilmente algum deles vai ler Maquiável no original. Talvez a opção pelas histórias ilustradas seja um bom começo para se interessarem por temas mais densos e complexos.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL910240-5604,00-OPINIAO+HISTORIAS+EM+QUADRINHO+PODEM+ESTIMULAR+JOVENS+A+LER.html

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

I Mostra de Arte das Escolas Públicas iniciará no próximo dia 10

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) da Paraíba, realizará, nos dias 10 e 11 de dezembro, a I Mostra de Arte das Escolas Públicas Estaduais. Nestes dias, a partir das 14h, o Ginásio Constâncio Vieira será palco das apresentações de diversas escolas que mostrarão trabalhos versando sobre arte-educação realizados no ano letivo de 2008.

O evento tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão e de contato direto com as artes visuais em geral e com a produção artística escolar sergipana tanto aos alunos e arte-educadores da Rede Estadual de ensino quanto à comunidade, De acordo com a chefe de Gabinete da SEED, professora Lindete Amorim, a mostra também se propõe a revelar talentos e habilidades artísticas dos alunos, buscando inseri-los no meio artístico.

Entre as apresentações artísticas, a mostra conta com teatro, coral, música e dança. Nas manifestações contemporâneas haverá grafitagem e histórias em quadrinhos. A mostra terá ainda dramatizações das lendas, contos e causos através de fantoches, máscaras ou trajes característicos, danças folclóricas, declamações, literatura de cordel e paródias.

Na programação consta também de degustação de comidas típicas, artesanatos dos municípios, desfiles de trajes típicos sergipanos e brincadeiras populares, como pião, corda, amarelinha, elástico, entre outras. E na oportunidade haverá também oficinas de madeira, barro, tecido, papel, contas, miçangas e sucatas.

Uma das maneiras mais criativas e interativas de se passar conhecimento nas escolas é através da arte. Com as atividades artísticas, os alunos conseguem extrair o melhor do conteúdo, e os professores tornam a aula mais divertida, afirmou professora Lindete Amorim.

Ainda segundo ela, as ações executadas com acompanhamento dos arte-educadores visam concretizar o ensino-aprendizagem e estimular os discentes para alcançar desenvoltura criativa, tornando-os produtivos e capazes de exercer sua cidadania.

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=112200814392820997

Gibi ajuda no combate a crimes contra crianças

A Secretaria da Segurança Pública firmou convênio com a Polícia Rodoviária Federal para procura de crianças desaparecidas no Estado e ações preventivas. O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira (01), na Biblioteca Pública do Paraná, junto com o lançamento do gibi “Turminha da Segurança”, criado pelo Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride), para dar dicas de segurança para as crianças.

“O Paraná tem excelência no atendimento e prevenção a crimes contra a criança. Fomos pioneiros em criar núcleos de polícia específicos para esses delitos. A parceria com a Polícia Rodoviária Federal vai aumentar a nossa estrutura de proteção para as crianças”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Segundo a superintendente regional da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, o convênio provavelmente motivará parcerias semelhantes em todo o Brasil. “A Polícia Rodoviária vai ter acesso ao cadastro de crianças desaparecidas no Paraná, mantido pelo Sicride. Toda vez que um veículo que tiver uma criança for fiscalizado, os policiais rodoviários irão cobrar os documentos dessa criança e conferir pela internet se ela não é uma das desaparecidas”, explicou.

A delegada do Sicride, Ana Cláudia Machado, destacou que o convênio dá mais agilidade na busca por crianças desaparecidas, devido à comunicação direta com a Polícia Rodoviária Federal. “Cada desaparecimento que for constatado será avisado imediatamente à Polícia Rodoviária, que poderá aumentar a fiscalização”, disse.

GIBI – Como ação preventiva, o Sicride criou a publicação da “Turminha da Segurança”. O gibi tem histórias e passatempos com diversas dicas de segurança para crianças e também divulga fotos de meninos e meninas desaparecidos no estado. Durante o lançamento, painéis foram expostos reproduzindo, em tamanho ampliado, as histórias com os personagens João Esperto, Bia Sabida, Kara Atento e Zé Prudente. São quatro histórias, seis passatempos e dicas de serviços, com telefones de emergência e adesivos dos personagens, criados pelos psicólogos e policiais do Nucria que ajudaram o ilustrador Rodolfo Lucchin a elaborar os quadrinhos.


BOX ESTUDANTES
Alunos de 1.ª à 4.ª séries da Escola Municipal Professor Germano Paciornik participaram do lançamento da “Turminha da Segurança”. Wesley Ludovico, 8 anos, leu o gibi assim que o recebeu e disse que achou a revistinha importante para as crianças aprenderem a se cuidar e “para o ladrão não pegar”. Paula Moraes Bolira, 10, também gostou e comentou que vai ajudar a divulgar as lições do gibi para os colegas não falarem com estranhos.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Cláudio Fajardo, avaliou como muito importante o lançamento do gibi. “Assim, prevenimos que coisas ruins possam acontecer com nossas crianças. Desenvolvemos uma cultura de paz e formamos cidadãos instruídos”, opinou.

O gibi será distribuído durante a “Operação Criança Segura”, no litoral do Paraná, e logo depois do recesso escolar, nas escolas, onde serão apresentadas palestras de orientação a pais e responsáveis. Para as crianças que ainda não são alfabetizadas, serão feitas leituras durante palestras e encenações teatrais com os personagens do gibi.

“É um trabalho preventivo. A divulgação do gibi e as palestras são instrumentos para levar informação às famílias que vão para o litoral aproveitar as férias de verão”, explicou Ana Claudia. A tiragem inicial é de 12 mil exemplares, pagos com recursos do Departamento da Polícia Civil.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=021208&id=00000014

Seminário professores do Brasil - parte I


Desde domingo eu não faço postagem no Blog, por conta dos preparativos a para viagem à Brasília. Como todos sabem eu participei do 3º Seminário Professores do Brasil. Eu viajei para Brasília na segunda a tarde e voltei para casa na noite de quarta. Uma postagem é muito pouco para relatar tudo o que passei nestes últimos dias, mas vou tentar resumir, em capítulos começando com a viagem.

Saí de Leopoldina na segunda, 01 de Dezembro, meio dia em ponto. O motorista da prefeitura - Sebastião Helvécio - nos levou ao Rio de Janeiro, onde eu e minha diretora Ana Maria Petraglia pegamos o vôo das 17:03 ( que saiu já atrasado mais de meia hora), pela empresa WebJet. A viagem foi tranquila e chegamos em Brasília exatamente 19:23 (a foto acima é no avião, eu rindo e minha diretora rezando).

Lá, já no aeroporto, tivemos nosso primeiro encontro com os outros premiados e suas diretoras e diretores. Foi muito legal. Havia pessoas de todas as partes do Brasil.: do Piauí, do Amapá, do Mato Grosso, de Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e muitos outros Estados. Era um mosaico de sotaques e todos esbanjando simpatia. Tive muito tempo para fazer minhas novas
amizades. Chegando ao Hotel (depois de esperar o transporte por quase duas horas), nos acomodamos no quarto - muito confortável - e fomos jantar. Durante o jantar, mais conversa e novas amizades.

Fomos avisados de que no dia seguinte, irámos de ônibus para o Hotel onde seria realizado o Seminário. Mas aí já é outro capítulo.