













No sábado, dia 13, às 14h, será realizada uma mesa redonda sobre produção independente de Histórias em Quadrinhos com as presenças de Sérgio Chaves – editor da revista Café Espacial, agraciada com o Troféu Bigorna como Melhor Publicação de 2008 –; Eloyr Pacheco – criador e roteirista do Escorpião de Prata, personagem que vem sendo publicado na revista Tempestade Cerebral, e editor do site Bigorna (www.bigorna.net) – e Osmar Mompian – presidente da Flápt! e um dos editores da revista Conexão, produzida em Londrina através do apoio do Promic.
Lançamento: Café Espacial #3
No dia 13, após o debate será promovida uma sessão de autógrafos da revista Café Espacial #3, com a presença de Sérgio Chaves, Lídia Basoli, Paula Mello, Laura Gattaz, Talita Prado e Rafael Rodrigues, membros da equipe de produção da publicação.
Fã-Filmes, vídeos, RPG e torneios de Card Games
Durante todo o dia 13 serão exibidos fã-filmes e vídeos baseados em HQs e serão realizadas mesas de RPG – RolePlaying Game para iniciantes e torneios de card games (Magic e VS System – super-heróis da Marvel e DC).
As vagas para as mesas de RPG para Iniciantes são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente na Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br.
Dias 15, 16 e 17
Laboratório de Roteiros para Quadrinhos
Nos dias 15, 16 e 17, das 19 às 22h, será realizado um Laboratório de Roteiros para Quadrinhos com o roteirista Eloyr Pacheco. As inscrições podem ser feitas diretamente na Revistaria Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 10,00.
Dias 18, 19 e 20
Oficina de Produção de Mangá
Nos dias 18, 19 e 20, das 19 às 22h, será realizada uma Oficina de Produção de Mangá com monitoramento de Priscilla Murakami, Lucas Tanaka e Gustavo Zolinger Zanin. As inscrições podem ser feitas diretamente na Revistaria Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 10,00.
Dia 20
Apresentação: Associação de Quadrinhistas de Londrina
No sábado, dia 20, às 14h, o editor e produtor independente Eloyr Pacheco fará uma apresentação sobre a Associação de Quadrinhistas de Londrina, entidade que está em fase de organização com o objetivo de reunir e melhor organizar os produtores de histórias em quadrinhos, ilustradores, cartunistas e chargistas de Londrina.
Lançamentos: Deu Nisso?! #2 e 3
Após a apresentação serão lançadas as edições #2 e 3 do fanzine Deu Nisso?!, editado por Eloyr Pacheco. A edição #2 apresenta trabalhos de alunos produzidos em oficinas ministradas no SESC Londrina e a #3 traz parte da produção realizada durante o 24 Horas de Quadrinhos/24 Hours Comics Day, promovido em Londrina nos dias 18 e 19 de outubro.
Fã-Filmes, vídeos, RPG e torneios de Magic
Durante todo o dia 20 serão exibidos fã-filmes e vídeos baseados em HQs e serão realizadas mesas de RPG – RolePlaying Game para iniciantes e torneio de Magic.
As vagas para as mesas de RPG para Iniciantes são limitadas, a inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente na Odisséia pelo telefone: (43) 3027- 4250 ou pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br.
Do dia
Exposição: HQ Inveja, de Juka e Joe Bennett
No período do evento será realizada uma mostra da HQ Inveja, roteirizada por João B. Marin (o Juka) e ilustrada por Bené Nascimento (hoje conhecido nos EUA por Joe Bennett) e publicada na famosa revista Calafrio #43, em 1989.
A Revistaria Odisséia está localizada na Rua Senador Souza Naves, 307 – Fundos – Centro – Londrina – PR. Mais informações pelo e-mail revistariaodisseia@terra.com.br ou pelo telefone (43) 3027-
Sobre a Revistaria Odisséia:
A Revistaria Odisséia foi fundada em 2002 por Carlos Martins, colecionador e fã de quadrinhos, e mestre da Federação Internacional de Xadrez. Martins jogou profissionalmente pelas cidades de Londrina, Assis e Marília na década de
Fonte: http://www.jornaluniaodosbairros.com.br/NDet.asp?idN=13906&selID=4
"Che - Os Últimos Dias de um Herói" foi lançado após a morte do guerrilheiro, em 1967, e chega agora ao Brasil; HQ foi proibida durante regime militar na Argentina
PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Mas há outro exemplo, mais antigo, lançado apenas três meses após a morte de Che e que finalmente chega ao Brasil: "Che - Os Últimos Dias de um Herói", história em quadrinhos escrita pelo argentino Hector Oesterheld e desenhada a quatro mãos pelo uruguaio Alberto Breccia e por seu filho, Enrique. O lançamento está previsto para a próxima sexta.
A perseguição intensificou-se em 1973, quando o livro foi proibido pela ditadura. Em 1977, Oesterheld, então com 58 anos, suas quatro filhas (uma delas grávida) e dois de seus genros desapareceram, vítimas do regime militar.
Originalmente chamada "Vida del Che", a HQ não tem, segundo Breccia, relação alguma com a mistificação em torno do revolucionário -algo, aliás, que ele critica. "Os norte-americanos banalizaram sua obra e memória incorporando-o massivamente ao consumismo, em pôsteres e camisetas", diz.
Pai e filho
"O roteiro de Hector segue insuperável", diz. "E do ponto de vista político, ainda que não concorde com sua ideologia (sou militante peronista), guardo de Che o exemplo de um homem que escolheu sacrificar-se antes de trair a si mesmo e as suas crenças."
ORIGINALMENTE PUBLICADO NA FOLHA
A terceira edição do prêmio contemplou todos os ciclos da educação básica, o dobro de educadores e teve premiação em equipamento para a escola.
Sobre o Prêmio e inscrição
As inscrições para a terceira edição do Prêmio Professores do Brasil foram até 24 de outubro. Os trabalhos já foram selecionados pela Comissão julgadora e os vencedores já foram anunciados. O concurso valorizou práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas por professores de escolas públicas, que tenham contribuído para a melhoria da qualidade da educação. Esta foi uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com as fundações Bunge e Orsa, os institutos Pró-Livro e Votorantim, além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e dos Estados Ibero-Americanos.
Este ano, o prêmio trouxe uma série de novidades. Foram premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica – educação infantil, séries/ anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Os vencedores receberam prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu criado especialmente para a ocasião pela artista plástica Maria Bonomi. A escola do professor agraciado também foi contemplada com R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.
Os ganhadores foram à Brasília, sem custos, para a solenidade de entrega do prêmio, que será realizada em dezembro. Participaram ainda do II Seminário Prêmio Professores do Brasil, que tem como objetivo a troca de experiências entre os educadores premiados e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.
O prêmio selecionou experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:
1) Educação infantil;
2) 1ª a 4ª séries do ensino fundamental;
3) 4ª a 8ª séries do ensino médio; e,
4) Ensino Médio.
A avaliação e seleção das práticas ocorreram no início de novembro de 2008.
Sobre as instituições que promoveu a premiação
Sobre o Instituto Pró-Livro
O Instituto Pró-Livro surgiu com a proposta de fomentar a leitura no País. Sensível aos baixos índices de leitura dos brasileiros entidades do livro - Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) - firmaram acordo com o Governo por conta da desoneração fiscal e, em outubro de 2006 e criaram o Instituto Pró-Livro (IPL).
O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP) mantida por contribuições de editoras. Para dar conta de seus principais objetivos promove diretamente ou apóia ações voltadas ao fomento à leitura e acesso ao livro.Para orientar suas ações e contribuir com a formulação de políticas públicas, promoveu a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A pesquisa foi aplicada em âmbito nacional pelo IBOPE no final de 2007. Seus resultados - apresentados em Seminário em Brasília, com a presença de Ministro, especialistas e autoridades do governo - tem sido amplamente divulgada pela mídia e em eventos. Para possibilitar a ampliação desse debate foi publicado o livro Retratos da Leitura do Brasil em co-edição com a Imprensa Oficial do Estado de SP. Também foi muito elogiada a instalação Biblioteca Viva na 20ª Bienal Internacional do Livro em SP, que recebeu cerca de 20 mil crianças e jovens em seu circuito temático.
Sobre a Fundação Bunge
Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível.
Sobre a Fundação Orsa
A Fundação Orsa é uma instituição sem fins lucrativos que norteou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Criada em 1994, ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra ações ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano. A maior parte dos recursos utilizados em suas iniciativas é repassada pelo Grupo Orsa (uma das principais organizações brasileiras do setor de madeira, celulose, papel e embalagens), que lhe destina 1% de seu faturamento bruto anual à organização. Até 2007, o valor desses investimentos somou R$ 135 milhões.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.
Os programas voltados para a juventude são definidos como "rotas". Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos pelo Brasil. Na atuação em educação, o objetivo é a elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio de uma educação de qualidade.
A premiação aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, com a presença do ministro Fernando Haddad.
Veja a tabela dos professores vencedores
(Necessita do programa Microsoft Word)
A Editora Escala Educacional fez adaptações de livros de filosofia e história. Guerra dos Farrapos e a obra de Maquiavel estão entre elas. Até aí nenhuma novidade. O diferencial é que essas versões são em quadrinhos. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil que considera esses temas enfadonhos.
Algumas pessoas torcem o nariz para esse tipo de publicação. Tratam como se não fosse literatura. Mas é. Muitos se iniciaram na leitura pelos gibis. Existem aqueles que se tornaram leitores assíduos de literatura considerada culta e que foram, quando crianças, colecionadores de quadrinhos. Hoje, colecionam livros.
Um bom modo de começarmos a estimular a leitura é enfatizando o seu lado gostoso. Não há dúvidas de que as adaptações não substituem a obra original. No entanto muitos jovens só terão contato com temas históricos ou filosóficos por elas. Melhor que nada. Quem sabe assim terão curiosidade para ler o original.
Os quadrinhos são uma boa forma de os pais apresentarem o mundo da literatura às crianças. Freqüentar as bancas de revistas, para escolher uma publicação em que pais e filhos possam se divertir juntos é uma opção. Assim como presentear amigos e parentes com edições especiais ou mesmo assinaturas de coleções. Deste modo, os pais mostrarão para os pequenos que a leitura é prazerosa e que tem um espaço na vida deles.
Importante lembrar que os quadrinhos não são destinados apenas ao público infantil. Existem inúmeras publicações dedicadas aos adultos. A própria Turma da Mônica, que encanta a garotada, está crescendo junto com seus leitores e tratando de alguns temas adolescentes. Em um lançamento recente, Mônica e Cebolinha trocam, inclusive, um beijo romântico.
Como escolher um gibi
(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL910240-5604,00-OPINIAO+HISTORIAS+EM+QUADRINHO+PODEM+ESTIMULAR+JOVENS+A+LER.html
O evento tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão e de contato direto com as artes visuais em geral e com a produção artística escolar sergipana tanto aos alunos e arte-educadores da Rede Estadual de ensino quanto à comunidade, De acordo com a chefe de Gabinete da SEED, professora Lindete Amorim, a mostra também se propõe a revelar talentos e habilidades artísticas dos alunos, buscando inseri-los no meio artístico.
Entre as apresentações artísticas, a mostra conta com teatro, coral, música e dança. Nas manifestações contemporâneas haverá grafitagem e histórias em quadrinhos. A mostra terá ainda dramatizações das lendas, contos e causos através de fantoches, máscaras ou trajes característicos, danças folclóricas, declamações, literatura de cordel e paródias.
Na programação consta também de degustação de comidas típicas, artesanatos dos municípios, desfiles de trajes típicos sergipanos e brincadeiras populares, como pião, corda, amarelinha, elástico, entre outras. E na oportunidade haverá também oficinas de madeira, barro, tecido, papel, contas, miçangas e sucatas.
Uma das maneiras mais criativas e interativas de se passar conhecimento nas escolas é através da arte. Com as atividades artísticas, os alunos conseguem extrair o melhor do conteúdo, e os professores tornam a aula mais divertida, afirmou professora Lindete Amorim.
Ainda segundo ela, as ações executadas com acompanhamento dos arte-educadores visam concretizar o ensino-aprendizagem e estimular os discentes para alcançar desenvoltura criativa, tornando-os produtivos e capazes de exercer sua cidadania.
Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=112200814392820997